Todos os anos, acho que desde que morava em Yokohama, eu adquiri o hábito de enviar cartões postais de ano Novo, os chamados nengajo. Isso porque eu recebo alguns - seja do FC que tenho conta, seja de alguns estabelecimentos que tenho cartão de fidelidade, e até do exterior!
Muita gente fala que hoje em dia é mais fácil enviar por e-mail e outras redes sociais. Não posso julgar, porque eu também faço, mais por motivos de comodidade, não tenho o endereço da pessoa, e se for do exterior, nos tempos de pandemia, esqueci de perguntar nas agências dos correios se dá pra enviar correspondência "pra fora".
Na verdade, eu já fui bem melhor no quesito de escrever cartas. No Brasil eu escrevia quase todos os meses. Vim parar aqui e diminuí a frequência de escrever cartas (pra família, era ligações quase que mensais) e, claro, a reciprocidade era quase zero. Uma pessoa ou outra enviava cartas para mim.
(E eu pra responder algum comentário, eu acabo demorando muito...)
A tecnologia é excelente para diminuir o tempo de comunicação e facilita o acesso. Como eu disse, eu concordo com a facilidade e comodidade da vida moderna no caso de comunicação - por mais que seja algo "frio". Mas eu ainda continuo enviando nengajo no fim do ano (mesmo as pessoas recebendo alguns dias depois do ano Novo, porque o ideal seria elas receberem no dia 1 de janeiro), sabendo que não receberei - e não cobro, porque são amizades desde faz tempo, e prefiro assim.
Dos FC que tenho conta eu recebo todo ano (inclui os de aniversário). Tá, eu sei que todo mundo recebe a mesma coisa, é automático, etc., mas para mim significa que pelo menos lembram que a gente existe, né.
Eu costumava postar os nengajo que eu recebia dos FCs, na minha conta do Instagram. Mas depois que muita gente chata pra caramba começaram a mandar DM reclamando que não pode ficar postando coisa do FC nas redes sociais sob risco de ter a anuidade cancelada, etc., parei de ficar postando pra não ter mais dores de cabeça e me estressar (mais do que eu já andava).
Mas era uma forma que seu ídolo se manifesta para os fãs.
Seja como for, os votos de Ano-Novo podem ser desejados da forma que melhor convir, mas que sejam os mais sinceros, espontâneos, do fundo do coração, até mesmo com atraso (como acontece comigo).
E meu hábito de enviar cartões postais ainda vai continuar.
Foto: da autora. Quando fui ao cinema em dezembro e ganhei um cartão postal do anime "Sumikkogurashi Aoi Tsuki Yoru no Mahou no Ko". Pelo menos ninguém vai ficar reclamando que não pode ficar postando nas redes sociais.
Comments
Post a Comment