[Cine-Pipoca Review] "Sumikko Gurashi Tobidasu Ehon to Himitsu no Ko" (2019)


Sinopse:
 A vida tranquila dos Sumikko sai da rotina quando encontram um livro no porão do depósito da cafeteria que frequentam. Se trata de um livro mágico, no qual os Sumikko e os Minnikos acabam sendo transportados para o mundo da carochinha, e precisam encontrar como sair ou acabarão ficando para sempre.


Os personagens da série "Sumikko Gurashi" ou literalmente "Vivendo no canto", foram criados por Yuri Yokomizo, quando ingressou na empresa San-X, em 2012, baseado em rascunhos que ela fazia durante o tempo de faculdade, e baseados na vida dela e das pessoas ao redor, que "viver no cantinho, dava uma sensação de conforto". Os Sumikko (os personagens principais) são a representação da ansiedade das pessoas e os Minnikos (os personagens menores) são os mais otimistas.

Os primeiros produtos da linha Sumikko Gurashi foram principalmente material de escritório (canetas, lapiseiras, estojos, etc.) e bonecos de pelúcia. Por terem um traço de animais e objetos antropomorfisados mas de um modo mais kawaii, a série ganhou uma variedade de produtos, desde material de escritório, bonecos de pelúcia, até vestuário e utensílios de cozinha.

O personagem Hiyoko - criado para o filme - tem um detalhe na história.


Em 2014, ganharam uma série de games desenvolvido pela empresa Nintendo. E ganharam uma série de animações curtas no canal do You Tube da empresa San-X. E, claro, em 2019 foi lançado o primeiro filme de longa duração, desenvolvido pela produtora Fanworks (conhecida por produzir a série "Aggretsuko"), dirigido por Mankyu com roteiro de Takashi Sumita e produzido por Kaori Hino. 

Como os personagens não falam, e quando se expressam, são algumas frases escritas no cenário. Mas dá para entender perfeitamente o enredo. No filme, o enredo é narrado por Yoshihiko Inohara e Manami Honjo.

O filme - "Sumikko Gurashi O Filme - O Livro e a Criança Secreta" (em tradução livre) - tem uma hora de duração, e logo no início da história já apresentam os personagens. Embora fosse uma temática bem infantil, apropriado para crianças, isso não quer dizer que adultos não possam assistir (já que os pais levam os filhos para assistirem juntos e os personagens também caem no gosto de pessoas maduras).

Os simpáticos Sumikko e Minniko - da esquerda pra direita, ao fundo: Hokori, Shirokuma e Furoshiki, Tapioca azul, Penguin?, Obake. Na frente, da esquerda pra direita: Ebifurai no Shippo, Tonkatsu, Nisetsumuri,Tokage, Tapioca rosa, Neko, Tapioca amarela, Zassou e Tapioca Preta.

Ficha Técnica: Direção de Mankyu. Roteiro de Takashi Sumita. Personagens originais de Yuri Yokomizo. Produção artística de Kaori Hino. Música composta por Yuri Habuka, Yoshiaki Dewa e Mariko Horikawa. Música de encerramento "Fuyu no Komori Uta" por Tomoyo Harada. Narração de Yoshihiko Inohara e Manami Honjo. Produzido por Fanworks e distribuido pela Asmik Ace. Data de lançamento: 8 de novembro de 2019.

Personagens:

Sumikko (os personagens principais):


- Shirokuma: Um urso polar que não suporta o frio e por conselho de um pinguim, acabou saindo do Norte para se aquecer no Sul, pois as águas são mais quentinhas. Mas foi morar junto com outros Sumikko. Gosta de ficar no cantinho tomando chá quente, ir em termas e seu companheiro inseparável é sua trouxinha cor-de-rosa, chamado Furoshiki. Tem personalidade calma e fácil de ser lidado.


- Penguin?: Lembra vagamente um pinguim verde, mas na verdade seria um kappa que perdeu sua coroa, pois às vezes lembra que tinha um prato na cabeça. Gosta de pepinos e tomar o canto dos outros para ler livros ou ouvir música, por isso que muitas vezes aparece um braço mecânico para mudar de lugar.


- Tonkatsu: é um pedaço que sobrou de uma carne de porco a milanesa, onde se consiste de 1% de carne e 99% de gordura. Muitas vezes ele mesmo se cobre de molho, mostarda e wasabi para que se torne comível (já que ele foi deixado no prato por conter muita gordura). Seu companheiro é o Ebifurai no Shippo, um camarão frito cuja cauda foi deixada de lado.


- Neko: Um gato de três cores (mikeneko) com problemas de ansiedade em socialização. Por sofrer desse problema, às vezes fica arranhando as paredes ou se escondendo em latas de comida de gato, cobertas, etc. É o que controla as finanças da casa, e quem faz as compras, carregando sua bolsinha de dinheiro. Gosta de onigiri, peixe e comida de gato.


- Tokage: Um dinossauro aquático que tem que se disfarçar de lagarto para não ser capturado. Foi separado de sua mãe (mas depois acabaram se encontrando). Sua comida favorita é peixe, por isso que é associado com o Neko. Seu companheiro é o Nisetsumuri, uma lesma com uma concha nas costas.


Minniko (os personagens menores - de tamanho):

- Furoshiki: É o guardanapo rosa com bolinhas brancas que Shirokuma carrega, servindo de bolsa, manta e outras utilidades.

- Zassou: um matinho verde cheio de intenções positivas e que sonha em fazer parte de um buquê de flores. Sempre está acompanhado do Neko, que sempre dá água.

- Ebifurai no Shippo: Assim como Tonkatsu, somente sua cauda foi deixada de lado porque não seria comestível, e também sonha em ser comestível.

- Tapioca: Nas cores azul, amarelo e rosa, eles eram alegres dentro da bebida de ch com leite, mas como foram deixados de lado, perderam a emotividade. A versão escura é bem mais ativa que os demais.

- Hokori: Partículas de poeira que são muitas e se juntam. A água é seu ponto fraco.

- Nisetsumuri: Um caracol falso - na verdade é uma lesma que usa uma concha em cima de suas costas. Costuma acompanhar o Tokage, já que possuem similaridade. Sempre vive se desculpando por ter sentimento de culpa em fingir em ser o que não é.

- Obake: Um fantasma que gosta de coisas fofas e vive no sótão, de boca fechada para não assustar os outros. Tem mania de limpeza e trabalha no Kissa Sumikko.

- Mame Master: Grão de café que é o gerente do café Kissa Sumikko onde Obake trabalha.

Trivia e curiosidades:

- A história é baseada nos contos de fada e folclore japonês. No enredo, os Sumikko e parte dos Minniko incorporam os personagens de várias histórias - a lenda do Momotaro, Mil e Uma Noites, A Vendedora de Fósforos, Chapéuzinho Vermelho, A Pequena Sereia e O Patinho Feio.

- O título em inglês seria "Sumikko Gurashi The Movie - The Pop-Up Book and The Secret Child". Os livros pop-up seriam aqueles tidos como "tridimensionais" - conforme abre a página, o cenário é montado, como forma de interatividade para quem lê. 

- A criadora dos personagens, Yuri Yokomizo, é formada na Universidade de Arte de Tama, e um de seus professores foi Hikaru Suemasa, criadora do personagem Tarepanda, que também é licenciada pela mesma empresa, a San-X.

- A empresa San-X, que licencia produtos do personagem Rilakkuma, não tem vínculo com a Sanrio, a mesma que licencia produtos da Hello Kitty. A empresa foi fundada em 1932 por Kyozo Chida, e se chamava Chida Handler. Mudou o nome para San-X em 1973. Um dos primeiros personagens da empresa foi o urso Pinny-Mu. Mas a popularidade aumentou quando surgiram os personagens Tarepanda, Kogepan e o urso Rilakkuma.

- Na cena em que todos os Sumikko e os Minniko estão no porão, as três tapiocas parodiam a dança do EXILE quando estes interpretam "Choo Choo Train".


- A atriz Manami Honjo, conhecida em filmes como "Tsunagu", "Akumu-chan", "Vancouver no Asahi" e j-doramas como "Nemureru Mori", "Akihabara Deep", já tinha feito trabalho de dublagem em animes, mas "Sumikko Gurashi" é o primeiro trabalho dela como narradora.


- Yoshihiko Inohara - todo mundo sabe o que ele faz, seria meio que chover no molhado -, fez sua primeira vez como narrador de algum anime, embora ele já tenha muita experiência como MC e apresentador. Do grupo, ele é o preferido das crianças (já que ele parece uma, e de ter apresentado um programa infantil por 5 anos).

- O filme ganhou o prêmio de melhor animação em 2019 na cerimônia do Japan Movie Critics Award.

Fontes: site oficial do anime, Japan Movie Critics Award, Mynavi news.

Imagens: San-X, anime news, eigajouei.

Comments