[Cine-Pipoca Review] "Zenkamono" (2021)


Sinopse: Kayo Agawa trabalha meio período em uma loja de conveniência. Ela também trabalha como oficial de condicional, mas essa é uma posição voluntária que não paga um salário. Seu trabalho como oficial de condicional é ajudar a reabilitar ex-presidiários e delinquentes juvenis. Ela encontra vários ex-presidiários e cresce como pessoa e profissional. [Sinopse do Asian Team.]

Baseado no manga do mesmo nome, escrito por Masahito Kagawa e ilustrado por Toji Tsukishima, e publicado na revista Big Comic Original (ainda está em andamento), a série teve a versão dorama transmitida pelo canal pago WOWOW em seis capítulos - de 20 de novembro a 25 de dezembro de 2021.


Mas bem antes do dorama ir ao ar, em maio de 2021 tinha sido anunciado que teria a versão dorama pelo canal WOWOW no final do ano, e no ano seguinte teria o filme - este seria história original baseado no manga com acontecimentos que ocorreram anos depois da história passada no dorama.

Parte do elenco no dorama está no filme - Kasumi Arimura, Shizuka Ishibashi, Yukiya Kitamura, Shohei Uno. O mais certo seria assistir os seis capítulos do dorama para depois assistir o filme, porque ficaria mais fácil de entender os motivos de Agawa ter escolhido fazer esse trabalho voluntário.


"Zenkamono" ou "Ex-Presidiário" (na tradução livre) conta a história da jovem Kayo Agawa que divide seu tempo trabalhando em uma loja de conveniência e como oficial de condicional, que ajuda ex-presidiários a voltarem a fazer parte da sociedade. No caso do trabalho de Agawa, ela os acompanham durante os seis meses finais da liberdade condicional. 

No filme, Agawa acompanha o caso de Makoto Kudo, que estava cumprindo a liberdade condicional após ter cumprido a pena por assassinato. Mas, faltando um mês para que Kudo recebesse a liberdade definitiva e ser promovido no trabalho, o mesmo desaparece ao mesmo tempo em que ocorrem uma série de assassinatos. 


Assim como o j-dorama, o filme faz o espectador refletir sobre as pessoas que acabam cumprindo pena pelo o que fizeram, descobrindo seu passado e o que poderia ter feito para que evitasse que o mesmo fizesse algum delito. Ou que, muitas vezes, por negligência da própria sociedade e das instituições, cujas funções seriam de proteger e amparar.

Ficha Técnica: Baseado no manga do mesmo nome escrito por Masahito Kagawa e ilustrado por Toji Tsukishima. Roteiro, direção e produção: Yoshiyuki Kishi. Elenco: Kasumi Arimura (Kayo Agawa), Hayato Isomura (Shinji Takimoto), Ryuya Wakaba (Minoru), Makita Sports (Mitsuru Suzuki), Shizuka Ishibashi (Midori Saito), Yukiya Kitamura (Naoji Takamatsu), Shohei Uno (Yuki Matsuyama), Lily Franky (Fumio Toyama), Tae Kimura (Ema Miyaguchi), Go Morita (Makoto Kudo). Distribuição: Nikkatsu Corporation/ WOWOW.



Personagens:

- Kayo Agawa (Kasumi Arimura): Funcionária de meio período em uma loja de conveniência e voluntária como oficial de condicional, cujo trabalho seria ajudar ex-presidiários a voltar a viver em sociedade enquanto estiverem cumprindo o período de liberdade condicional. Mora na casa onde vivia seu avô. Gosta muito de cozinhar.

- Shinji Takimoto (Hayato Isomura): Investigador policial. Ex-colega de Agawa durante o ginasial, e era o primeiro amor dela. Devido a um incidente que envolveu a morte de seu pai, Shinji se afasta de Agawa e acaba tendo contato com ela muitos anos depois ao investigar os assassinatos e a relação de Makoto Kudo com esses casos.

- Mitsuru Suzuki (Makita Sports): Chefe de polícia e superior de Takimoto, que estão trabalhando nos casos de assassinato. Possui temperamento muito forte demais.

- Midori Saito (Shizuka Ishibashi): Mora junto com Agawa. Foi o primeiro caso que Agawa teve que tratar quando se voluntariou no trabalho de oficial de condicional. Saito havia cumprido dois anos de reclusão por agressão e extorsão. 

- Naoji Takamatsu (Yukiya Kitamura): Superior de Agawa no trabalho de oficial de condicional, e que informa os casos que ela deverá tomar conta.

- Yuki Matsuyama (Shohei Uno): Gerente da loja de conveniência onde Agawa trabalha por meio período.

- Minoru (Ryuya Wakaba): Rapaz desconhecido que aborda Makoto Kudo (spoiler: é revelado que seria irmão mais novo de Makoto, que havia desaparecido).

- Fumio Toyama (Lily Franky): Padrasto de Makoto. Matou a esposa Sachie e cumpriu pena por assassinato. Após ter cumprido a pena, conseguiu trabalho como vigia noturno em uma construtora.

- Ema Miyaguchi (Tae Kimura): Advogada de Toyama que informou o paradeiro do mesmo para Agawa.

- Makoto Kudo (Go Morita): Cumprindo liberdade condicional sob a tutela de Agawa. Havia cumprido a pena por assassinato de um ex-colega de trabalho por causa de maus-tratos. Estava trabalhando em uma oficina quando repentinamente sumiu, faltando um mês para terminar a condicional.

Trivia:

- O manga, publicado desde dezembro de 2017 pela revista Big Comics Original, está em andamento, e atualmente está no volume 9. O filme seria uma versão original baseado no manga e se passa anos depois.

- Embora o dorama e o filme tivessem sido anunciados em maio de 2021, o dorama saiu primeiro, em novembro do mesmo ano. Somente Arimura, Uno, Ishibashi e Kitamura fazem parte de ambos, bem como o diretor seria o mesmo.

- Parte das filmagens foram feitas em Kawasaki, Hiratsuka e Fujisawa.

- Era a segunda vez que Arimura e Isomura atuavam juntos - a primeira foi no asadora "Hiyokko" (2017) - Arimura era a protagonista Mineko e Isomura interpretou Maeda, o marido de Mineko (tanto que, quando anunciaram o elenco, o site Eiga Natalie relembraram do asadora).

- Morita raramente faz trabalhos em cinema ou TV - ele sempre preferiu teatro e interpretar personagens complexos, como em "Kinkakuji", "Natagiri Maru" e "Izo". Em 2016, interpretou Shoichi Morita, um rapaz complexado e serial killer em "Himeanole", que foi seu primeiro filme como protagonista.

- Lily Franky (que interpreta Fumio Toyama) é escritor e ilustrador. Seu nome verdadeiro é Masaya Nakagawa. Um de seus livros mais conhecidos - "Tokyo Tower ~ Okan to Boku to, tokidoki, oton ~" - ganhou duas versões (filme e j-dorama). Atuou em vários filmes, como "Umimachi Diaries", "Utsukushii Hoshi" e "Manbiki Kazoku". Apresenta semanalmente o programa "The Covers" (NHK-BS). Desde 2006 tem uma coluna fixa no panfleto trimestral do FC do Masaharu Fukuyama (que é seu amigo de longa data).

Fontes: site oficial do filme, Asian Team Fansubs, asian wiki.

Imagens: oricon, site oficial

Comments