Murder For Two 2022


Sinopse: Arthur Whitney, um famoso escritor, é assassinado no dia em que teve uma festa de aniversário surpresa em sua mansão. O policial Marcus Moscowicz, cujo sonho era ser um renomado detetive, e que fazia a ronda naquele local, ouve os tiros e vai investigar o acontecimento, usando seus conhecimentos e ser promovido, antes que o detetive chegue e... o sorvete derreta!

Todos os convidados são suspeitos - desde a esposa Dahlia até os meninos da vizinhança -, já que todos tinham algo contra com a vítima fatal. Será que Marcus conseguirá resolver o mistério e conseguir ser promovido?

"Murder For Two" é uma peça musical escrita por Kellen Blair e Joe Kinosian, dirigida por Scott Schwartz. Foi encenada pela primeira vez em 2011 e devido ao grande sucesso, a peça acabou tendo mais apresentações em 2013, 2014 e 2016. Quando foi licenciado em 2015, a peça se estendeu para outros países, incluindo Inglaterra,  China, Japão, Argentina e Brasil.


A peça é encenada por dois atores - um que interpreta Marcus e os policiais e outro que interpreta os demais personagens - e um piano, onde os dois tocam e cantam. E chegam a interagir com a platéia.

A versão japonesa foi encenada em 2016, tendo Masayuki Sakamoto interpretando todos os suspeitos e Takashi Matsuo como Marcus. Devido a sua atuação em interpretar 12 personagens, Sakamoto ganhou o prêmio de melhor ator pela Yomiuri Engeki Taisho no mesmo ano.

Em 2022, o musical voltou ao país com o mesmo diretor (Scott Schwartz e J. Scott Lapp), e os atores Sakamoto (novamente interpretando os suspeitos) e Naoto Kaiho (como Marcus e os policiais) - mas agora estendendo-se para mais duas cidades além de Tóquio (no Bunkamura Theater Cocoon) e Osaka (Morinomiya Piloti Hall) - Sendai (Denryoku Hall) e Matsumoto (Kissei Bunka Hall), somando 33 apresentações de janeiro a fevereiro.


O enredo, com humor e um pouco de suspense do estilo de Agatha Christie, é divertido e bem trabalhado, e os dois atores têm boa dinâmica e interpretação, além de cantarem bem (Sakamoto todo mundo sabe, e Kaiho atua em musicais desde criança). E o cenário nem precisava de muitos detalhes - eram o piano, uma cadeira e outros poucos objetos.

Recentemente, um resumo de 5 minutos foi disponibilizado no canal oficial do musical no YT, filmado no Theater Cocoon, para terem uma idéia de como era a peça (se saísse em DVD, seria melhor, porque muita gente não conseguiu assistir in loco).

Eu assisti as últimas apresentações em Nagano (porque eu fiquei sabendo dessa peça em outubro e consegui ingresso em novembro, mas para Osaka - que seria mais perto para mim - já estava esgotado, aí consegui para Nagano que ainda estava sobrando ingresso), e peguei o assento no balcão, no segundo andar. Mas como teatro a capacidade é menor (o Kissei Bunka Hall, o salão maior, tem capacidade para 2000 pessoas), mesmo do alto, a visão era muito boa. E como era minha primeira vez em todo esse tempo morando aqui, a experiência foi muito boa.

A Andreia Inoue havia postado em seu blog e no Instagram sobre essa peça que foi encenada no Brasil em novembro do ano passado, e na época eu estava tentando conseguir o ingresso.

Elenco:


Masayuki Sakamoto
(Todos os suspeitos):
 Muita gente conhece o Sakamoto por três motivos - 1) Foi líder do grupo V6 e atualmente do trio 20th Century (formado por ele, Hiroshi Nagano e Yoshihiko Inohara), e conhecido por ter uma das melhores vozes da agência; 2) Cozinha muito bem, por isso tem um quadro semanal - o "One Dish" - no programa "Non Stop!" pela Fuji TV, sem falar que tem muita criatividade no seu programa "Gift for X" (pelo canal pago Hikari TV); e 3) Atua muito bem em musicais desde 1988, quando entrou na JA. Suas atuações mais conhecidas foram em "Footloose", "Oslo", "The Boy From OZ", "Zorro the Musical", "Top Hat", em carreira solo em "One Man Standing", e com o 20th Century nos musicais "On The Town" e "Twentieth Triangle Tour".

Um dos motivos de Sakamoto atuar mais em teatro do que na TV (ele raramente atua em doramas, e quando o faz, é participação especial), é que até hoje ele fica muito nervoso diante de câmeras, o que não acontece quando atua no palco (tanto em concertos como no teatro). 

Mas o que pouca gente sabe, a não ser fãs de longuíssima data, é que um ano depois que entrou na agência, Sakamoto saiu para trabalhar em uma agência de viagens, porque não sentia que no JA teria algum futuro (na verdade, Sakamoto queria ser modelo - enviou currículo para várias revistas, como Men's Non-no, por exemplo e a única agência que chamou ele foi justamente a JA). Voltou porque o presidente chamou por intermédio de... Taichi Kokubun (TOKIO).

Por ter atuado com Noriyuki Higashiyama em algumas temporadas da série "PLAYZONE", Sakamoto acabou tendo mais afinidade no palco do que na TV (se alguém ver a lista de trabalhos dele, tem mais em teatro do que na TV). Seu primeiro trabalho em teatro sem vínculo com os da JA, foi na versão teatral de "Os Guarda-Chuvas do Amor" em 2000. E fez teste para o papel de Diego de La Vega no musical "Zorro" em 2010, e passou.

Atualmente mantém o quadro "One Dish" no programa "Non Stop!", tem programa solo "Gift for X" pela Hikari TV e o programa de rádio com o 20th Century, o "S.I.N Next Generation".


Naoto Kaihou (Marcus Moscowicz e outros policiais, como o chefe e seu parceiro invisível Lou): Atuando desde os sete anos de idade, seu primeiro trabalho no teatro foi como Chip Potts no musical "A Bela e A Fera" por dois anos (1996 a 1998). Foi o jovem Simba no musical "O Rei Leão" nos anos de 1999 a 2001 (em 2016 voltou para interpretar o Simba adulto).

Kaihou atua mais em musicais, como "Jersey Boys", "Miss Saigon", "Les Miserables". Fez pouco trabalho na TV (sua última atuação foi no asadora "Yell", em 2020), e em outros programas de TV, a maioria era relacionada a musicais, como "Music Fair" e "FNS Kaiyosai", e também quando fosse divulgar algum trabalho relacionado ao teatro.

Além de atuar em teatro e musicais, Kaihou é vocalista da banda CYANOTYPE, tem três álbuns gravados com o trio. O estilo musical da banda é voltada para rock.

Tem dois irmãos - a mais velha, Akane, já trabalhou com ele no musical "O Rei Leão" (1999 a 2001), como Nala. E o irmão mais novo, Jun, foi membro dos Johnny's Jr.

Em março deste ano, Kaihou estará na peça "Next To Normal" e em julho, no musical "Miss Saigon" (que era para ter sido em 2020, mas devido a pandemia, adiaram e resolveram remarcar para este ano). 

Imagens: via site oficial da peça.

Comments