Piyorin


Se tem um doce típico de Nagoya que é difícil de comprar na hora que mais convém, é o Piyorin. E isso porque esse doce tem em poucos lugares, melhor dizendo, em dois lugares e ambos na estação de Nagoya (linha JR) - no Piyorin Shop e no Cafe Gentiane.

De tão popular que é, o pessoal chega a fazer fila antes da loja abrir, porque fazem em uma quantidade limitada, que quando acaba, tem horário para nova remessa. Sério. 

Eu só fui saber do Piyorin no ano passado quando eu e uma amiga minha fomos para Nagoya e conseguimos comprar para viagem (já que no Cafe Gentiane ia ser impossível de entrar, porque mesmo fora do dia de concerto ou evento, fica cheio).

Por que esse doce é tão popular ao ponto do pessoal fazer fila ANTES da loja abrir, e chega a esgotar em minutos? (Pior que goods limitados dos Johnny's quando eram vendidos no local do show.)

Um dos motivos, é que a guloseima é um bavaroise recheado com pudim de leite com cobertura de caramelo. Detalhe que os ovos utilizados são da região de Aichi (galinhas da espécie Nagoya cochin, famosos aqui, por causa da qualidade de sua gema - maior que os ovos normais, um pouco mais escura e de textura espessa e pegajosa). Depois de ter o formato quando cozido em banho-maria, é polvilhado com farelo de sponge cake e decorado com chocolate branco (asas, bico e crista) e chocolate (os olhos). 

O Piyorin é a junção dos nomes hiyoko (pintinho) e purin (pudim), mas virou piyorin porque piyo-piyo é o som que o pintinho emite. Foi criado em julho de 2011 e, em setembro do mesmo ano foi eleito um dos melhores doces regionais. Em março de 2016, no evento de Páscoa, foi lançado o primeiro de muitos Piyorin especiais somente para eventos e datas comemorativas, como dia dos Namorados, Ano-Novo, Natal, etc. Além de fazerem de outros sabores, como morango (usando os morangos de Aichi), matcha (procedente de Nishio), por exemplo.

O Piyorin foi criado pela empresa JR Tokai Foods (que fica em Nagoya), e além do Piyorin, o pudim, tem a versão sable (biscoito) e a versão premium, que seria o tamanho equivalente a 24 Piyorin e só via encomenda. Pelo fato do doce ser feito manualmente, eis um dos motivos de ter quantidade limitada e com horário marcado para a próxima remessa.

Sem falar que não é excessivamente doce, mesmo com o pudim tendo cobertura de caramelo. E sua textura macia, devido ao creme bavaroise. Por isso o seu sucesso.

Quem for para Nagoya, tente passar na estação de Nagoya da linha Japan Railways, onde tem duas lojas que vendem o doce, mas tente chegar cedo, porque acaba logo e a próxima remessa é só depois do almoço, mesmo na cafeteria que fica próxima das catracas do shinkansen.

(Ironia: moro a 10 minutos de trem e todas as vezes que vou tentar comprar esse bendito Piyorin, sempre está esgotado e a próxima remessa tem um intervalo muito longo, e muitas vezes nem paciência eu tenho para esperar.)

Site oficial: https://piyorin.com/

Imagem: foto da autora, quando consegui comprar quando eu e uma amiga minha fomos no Gaishi Hall, em maio do ano passado.

Comments