[Lista - Músicas] Músicas que embalam a Primavera


Acho que fiz uma lista parecida uns 12 anos atrás...

Entra ano, sai ano, programas musicais como CDTV (TBS) e Music Station (TV Asahi) fazem na home page oficial ou até mesmo na rua, uma enquete sobre músicas da primavera e o que a música lembra, muitas vezes com o combo de música de formatura.

(Música de primavera = tema de cerejeira aka sakura ou de formatura)

Na lista que eu havia feito em 2010, eu havia postado somente músicas cujo título ou tema era sakura ou primavera, baseado em algumas enquetes na internet, e acabam quase sendo sempre as mesmas. Claro que nem só de "Sakura" vive o Naotaro Moriyama (que ele compõe muita música legal para outros artistas). E também existem outras músicas que lembram a primavera, além da temática sakura e formatura.

Se bem que esses dois temas fica difícil de evitar...

A lista que apresento, seriam algumas músicas mais conhecidas em muitos programas musicais que fazem a seleção das mais votadas e outras que ninguém imaginava que tivesse, mas não vou colocar vídeo porque toda vez que posto vídeo, dois dias depois eles tiram do ar por problemas contratuais, essas coisas. Por isso que vou colocar o título em romaji e kanji, pros leitores tentarem encontrar nos oráculos da vida (quem sabe tem no Spotify, Apple Music, amazon, etc...)

E não tenho culpa se as músicas que listo a seguir têm o título de sakura.


- YUI - CHE.R.RY (2007)
. A cantora e compositora YUI já era conhecida pela música "Good-bye Days", que foi tema do filme que ela protagonizou - "Taiyou no Uta" (muita gente conhece o dorama). "CHE.R.RY", single lançado em março de 2007, foi usada na campanha da empresa de telefonia KDDI, para promover o serviço de músicas por celular, o LISMO. A música fez tanto sucesso que até hoje muita gente lembra da YUI por causa disso, especialmente na primavera.

YUI explicou no site da gravadora que, o título significa que a primavera pode ser ao mesmo tempo doce e azedo, como a cereja.


- Ai Otsuka - Sakuranbo (2003)
(大塚愛 ~ さくらんぼ). A cantora e compositora Ai Otsuka (que agora assina como AiO), ficou famosa com o segundo single, que foi usada no encerramento do programa da Fuji TV - "Mecha Mecha Ikiteru". Embora tenha ficado em 5o. lugar na Oricon, a música fez tanto sucesso, que no Record Taisho de 2004, Otsuka ganhou o prêmio de artista revelação.

Uma curiosidade sobre a música que foi apresentada no programa "Count Down TV Live Live" em 2021, era que, uma das coisas que Otsuka não gostava, era de cerejas. Quando serviram para ela, viu o formato da fruta e logo se inspirou para compôr a música, que é bem divertida.


- aiko - Sakura no Toki (2000)
(桜の時). A música da cantora e compositora aiko foi usada como tema do comercial da bebida Calpis Water. Era a terceira música seguida da cantora que era usada para comerciais (as anteriores foram "Hanabi" e "Momoiro"). 

De todos os singles que aiko lançou durante sua carreira, "Sakura no Toki" é o único que não traz a foto da cantora na capa, e sim, um desenho feito por ela mesma.


- SPITZ - Cherry (1996)
(スピッツ ~ チェリー). Caso muito raro no mundo j-pop, em que a música fez muito sucesso sem ter usado em comerciais ou tema de dorama. A banda SPITZ existe desde 1987 e este ano eles completam 35 anos de carreira. O estilo da banda é rock mais melódico, estilo anos 60, o que justifica sua popularidade até hoje. Inclusive, muitos universitários gostam do estilo da banda, que lembra mais college music - para terem uma idéia, tanto o anime como o filme "Hachimitsu to Clover" tiveram as músicas da banda.

"Cherry", 13o. single da banda, que foi lançado em abril de 1996, foi o que fez a banda ganhar popularidade, já tida anteriormente com o single "Robinson" (que foi tema do dorama "Hakusen Nagashi"). O mais curioso era que "Cherry" não foi usada em tema algum de comercial ou dorama, mas vendeu mais de um milhão e meio de cópias e até hoje é tocada nas rádios e programas musicais, sem falar de muito artista conhecido (ou não) já fez cover da música.

Outra curiosidade: a banda não aparece nas capas dos álbuns, e desde o single "Tsumetai Hoho" de 1998.


- NEWS - "Sakura Girl" (2010)
(さくらガール). Lançada em março de 2010, quando o grupo NEWS tinha seis membros, é uma das músicas mais conhecidas até hoje, e praticamente o grupo cantou em quase todos os concertos (exceto o último, "STORY", em 2021).

A letra é uma analogia do amor que começou bem mas aos poucos terminou tal como a floração das cerejeiras, que dura muito pouco. 

O curioso é que a música não foi usada em nenhuma campanha publicitária, tampouco em algum dorama ou filme. Mas como o grupo apresentou a música em vários programas, como Music Station, The Shonen Club, e outros que tinham na época, ela acabou fazendo muito sucesso e lembrada quando fazem ranking na primavera.

Trivia: As fãs do NEWS costumavam dizer que "Sakura Girl" era a música favorita do pai de Yuya Tegoshi. Um dos motivos que no concerto "STORY" a música não ter entrado no setlist, era que Tegoshi fazia o main vocal, e ele saiu do grupo em 2020.


- Angela Aki - "Sakura Iro" (2007)
(アンジェラ・アキ ~ サクラ色). A música era o 5o. single da cantora e compositora Angela Aki, utilizada no CM das câmeras fotográficas da Sony, a linha CyberShot. Mas ela apresentou a música pela primeira vez quando fez show solo no Nippon Budokan em dezembro de 2006.

A música é sobre o tempo em que ela morou dois anos em Washington e sentia saudades do Japão (em tempo: Angela nasceu em Tokushima, mas fez o colegial em Hawaii, e formou-se em economia política em Washington D.C.). Interpretou a música na sua segunda participação no Kouhaku Utagassen (em 2007) e na final de sua tour em 2014 (quando resolveu parar por dois anos para se dedicar aos estudos em musicais).

Trivia: Dois dias depois de ter lançado o single "Sakura Iro", no dia 9 de março de 2007, Angela anunciou seu casamento com o produtor da gravadora que ela pertencia, e no mesmo dia se apresentou no programa "Music Station" com essa música.


- Kanjani Eight - Oh!Enka (2005)
(関ジャニ∞ ~ 桜援歌 (Oh!Enka)). Os cinco primeiros singles da banda/grupo Kanjani Eight eram majoritamente sobre Osaka e enka (ninguém aí leu errado - o grupo era para cantar música enka e nem precisa adivinhar o que aconteceu depois). O terceiro single lançado em setembro de 2005, era um triple A-side, ou seja, as três músicas eram principais.

O single era "Sukiyanen, Osaka"/"Oh!Enka" e "Mugendai". A segunda música, cujo título era um trocadilho de "música de sakura" com "oh enka", que era o estilo que o Kanjani vinha fazendo. 

Embora a música tenha sido lançada quase terminando o verão, é sobre obviamente, cerejeiras. E foi usada como tema de encerramento na 17a. temporada do anime "Nintama Rantarou" (cujo tema de abertura todo mundo conhece desde que ainda era do Hikaru Genji). Apesar da música ter sido uma das faixas do single, e ter sido tema de encerramento de um dos animes mais famosos da NHK, o grupo interpretou ao vivo UMA vez na vida.

Trivia: O grupo Kanjani Eight deixou o estilo enka de lado quando estouraram com o single "Zukkoke Otokomichi", em 2007. E também foi a partir daí que deixaram de fazer música tendo Osaka como tema (exceto em 2013 na música "TAKOYAKI in my Heart").


- Ikimono gakari - "SAKURA" (2006)
. O primeiro single do trio Ikimono gakari pela gravadora Epic Records, foi lançado em março de 2006, junto com a música "Sotsugyo Shashin", cover da cantora e compositora Yumi Arai (hoje Matsutoya). A letra aborda dois eventos em março - o florescer das cerejeiras e formatura.

Pelo fato de Mizuno e Yamashita serem da cidade de Ebina (e Kiyoe ser de Atsugi, mas é ao lado), a letra menciona "uma grande ponte" que é a ponte de Sagami, que corta o rio Sagamigawa, e o trem da linha Odakyu, além do promotion video ter sido filmado na estação de Tomizu, da linha citada.

A música foi usada no comercial da NTT, no serviço de telegramas - o DENPO 115. Mas a música fez tanto sucesso, que até hoje é incluída no ranking de músicas de primavera e de formatura.


- V6 - "Sakura Iro Sakura Kaze" (2010)
(桜色桜風). O álbum "READY?" do grupo V6, lançado em 2010, que marcava os 15 anos do grupo, teve três versões diferentes - um que vinha o DVD contendo sete PV das músicas mais seis making of delas, outro que seria versão regular (somente as 14 faixas que contém em todas elas) e a versão B, que vinha um CD bônus contendo oito faixas - sendo uma do trio 20th Century, outra do trio Coming Century e seis solos. Uma delas, "Sakura Iro Sakura Kaze" era solo de Hiroshi Nagano. 

A música - uma balada e estilo acústico - era sobre as pétalas das cerejeiras levadas pelo vento cobrindo a paisagem que outrora era cinza. Como o álbum foi lançado na primavera, talvez seja uma das pouquíssimas músicas do grupo que trazia tema sazonal.

No que muita gente achava que os solos do grupo iam estar durante a tour asiática em 2010, acabaram sendo inclusas na tour seguinte, o "Sexy.Honey.Bunny!"

Trivia: Foram poucas as músicas solo do grupo durante 26 anos. Ou eles faziam dupla ou trio, ou incluiam nos álbuns do 20th Century e do Coming Century, e só apresentavam na tour. 

Fontes: sites oficiais dos grupos/artistas, oricon, modelpress.

Imagens: a que abre a postagem, da própria autora. Restante via google, ameblog, etc.

PS: Antes que me perguntem o motivo de eu não ter incluso "Sakura Sake" na lista, é porque ela está em todas as listas possíveis, e eu acho que o pessoal já deve estar cansado de ver. Se bem que "Sakura" do Naotaro Moriyama e "Sakurazaka" do Masaharu Fukuyama batem ponto na lista também, e eu já inclui as duas na postagem linkada no começo do texto.

Comments

  1. vou procurar uma por uma!!! os únicos artistas que conheço dai são a yui e ikimono gakari pelos tempos em que eu era viciada em anime e o splitz por causa de hakusen nagashi hahaha adorando seu blog!!! e aprendendo muito bom ele.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Uma música que eu acho que você vai penar pra achar, vai ser o solo do Nagano, que foi no concerto Sexy Honey Bunny em 2011, e se for assinante do amazon prime, esse show está na lista do V6 (o V6 Live Collection 2007~2020)
      A outra vai ser do Kanjani, se tiver sorte no YT encontrar vai ser como encerramento do anime. Mas em concerto, foi uma vez e nunca mais.

      Delete

Post a Comment