[Cine-Pipoca Review] "Himeanole" (2016)


Sinopse:
 Yuji Ando, funcionário de limpeza em prédios, tem a tarefa de ensinar o serviço para o novato Susumu Okada. Apesar de Ando sempre chamar Okada de Okamura, os dois desenvolvem uma amizade. Okada sempre se queixa de ter uma vida vazia e sem sentido, enquanto Ando diz que embora ninguém esteja satisfeito, ele vive um dia por vez, amando.

Ando diz que tem uma "namorada" que trabalha numa cafeteria perto do empresa onde trabalham, e ele e Okada vão conhecê-la. O problema era que Ando nunca se declarou para a funcionária do café, Yuka Abe. Um dia, Okada percebe que tem um rapaz sentado à mesa da varanda, e descobre que era seu colega de escola, Shoichi Morita. Ando desconfia que Morita tem outras intenções com Yuka e pede pro Okada investigar.

Yuka diz a Okada que tem pressentimento de que estaria sendo perseguida, pois recebe telefonemas anônimos e tem sua correspondência furtada. 

Em um encontro em que foram Ando, Okada, Yuka e sua amiga Ai, Ando fica sabendo através de Ai que não tem nenhuma chance de se relacionar com Yuka, pois ela já gosta de outra pessoa. E acaba descobrindo depois que Yuka gosta de Okada.

Por outro lado, Morita descobre que Yuka estaria tendo um caso com Okada e chama seu amigo Wagusa a eliminar o ex-colega. Kumiko, namorada de Wagusa, convence a eliminar Morita. Isso desencadeia uma série de assassinatos e as vidas de Okada e Yuka estão em constante perigo.

Ficha Técnica: Direção e roteiro adaptado: Keisuke Yoshida. Baseado no manga "Himenoale" de Minoru Furuya (Young Magazine/Kodansha). Elenco: Go Morita (Shoichi Morita), Gaku Hamada (Susumu Okada), Tsuyoshi Muro (Yuji Ando), Aimi Satsugawa (Yuka Abe), Ryusuke Komakine (Kosuke Wagusa), Maho Yamada (Kumiko), Makoto Otake (chefe da empresa de limpeza), Eishin (Kawashima), Sou Yamanaka (vizinho de Yuka), Yu Nobue (Ai Iida).


"Himeanole" é um tipo de lagarto de 10cm de comprimento que existe somente no Japão, que se alimenta de pequenos insetos, mas também é uma gíria para "os fracos alimentam os fortes".

O manga do mesmo nome, escrito e ilustrado por Minoru Furuya e publicado na revista Shuukan Young Magazine da editora Kodansha, e compilado em 6 volumes tankobon em 2010, ganhou adaptação para o cinema em 2016. O anúncio do início das filmagens foi feita em março de 2015, quando anunciaram o elenco principal e que o filme já ia ser permitido para público acima dos 15 anos devido ao conteúdo.

O filme se divide em duas partes - a primeira, em tons mais vivos e enredo chegando a comédia, em que Ando e Okada falam sobre a vida sem graça que levavam, a suposta namorada de Ando, o reencontro de Okada e Morita, e a declaração de Yuka. A segunda, já em tom mais sombrio, é quando Morita descobre que Yuka estava se envolvendo com Okada e tenta eliminar os dois. A partir daí, segue cenas de violência, com lembranças do passado de Morita, que sofria maus-tratos dos colegas de escola, desencadeando resultados desastrosos, envolvendo pessoas que o tentavam impedir, até a parte final.

O filme foi exibido primeiro no Far East Film Festival em Udine, Itália, em abril de 2016, em caráter mundial para depois ser exibido no Japão, em maio do mesmo ano. O filme também foi exibido em San Diego e Taiwan posteriormente.

"Himeanole" teve a maioria das críticas positivas por parte da imprensa internacional - "o filme mostra as consequências de uma pessoa que sofreu maus tratos na escola por muito tempo e nem mesmo os que se diziam amigos, puderam fazer algo para impedir". 


Personagens Principais:

- Susumu Okada (Gaku Hamada): Novato na empresa de limpeza, é um jovem completamente ingênuo, distraído e não vê sentido na vida. Acaba tendo amizade com o veterano Yuji Ando e se envolvendo com Yuka Abe, que era a "namorada" não correspondida de Ando. No passado, era colega de classe de Shoichi Morita.

- Yuji Ando (Tsuyoshi Muro): Funcionário da empresa de limpeza que se encarrega em ensinar o serviço para Okada. Os dois acabam ficando próximos. Diz ter uma "namorada" que trabalha numa cafeteria perto da empresa. Quando descobre que Yuka gosta de Okada, acaba surtando, chegando ao ponto de pedir folga de uma semana.

- Yuka Abe (Aimi Satsugawa): A "namorada" não correspondida de Ando. Trabalha em uma cafeteria. Acaba se declarando para Okada, para choque de Ando. Mas Yuka tinha o pressentimento de estar sendo perseguida, e acaba mudando de apartamento.

- Shoichi Morita (Go Morita): Ex-colega de escola de Okada. Por ter sofrido uma série de abusos durante o colegial, tornou-se uma pessoa rancorosa. Perseguia Yuka, indo constantemente no local de trabalho dela. Quando descobre que ela se envolveu com Okada, tenta encontrar os dois e eliminá-los, sem antes deixar um rastro de morte.

Personagens Secundários:

- Kosuke Wagusa (Ryusuke Komakine): Ex-colega de escola de Morita, atualmente trabalhando no hotel da família. No passado, também sofreu maus-tratos na escola, junto com Morita. Por ter um segredo, ele passa a ser extorquido constantemente pelo ex-colega.

- Kumiko (Maho Yamada): Namorada de Wagusa. Ao descobrir o segredo do namorado, pede para que ele elimine Morita.

- Kawashima (Eishin): Ex-colega de classe de Morita. Vivia maltratando Morita e Wagusa. Antes da formatura, acabou sendo assassinado e tendo seu corpo esquartejado e enterrado.

- Ai Iida (Yu Nobue): Amiga de infância de Yuka, que comparece ao "double date" com Okada e Ando. Ela quem diz que Ando não tem chance alguma com Yuka, pois ela já estava interessada em outra pessoa.


Trivia e Curiosidades:

- As filmagens duraram cerca de um mês - do dia 24 de março a metade de abril de 2015. O anúncio do filme foi feito um dia antes.

- O diretor Keisuke Yoshida queria um ator que fosse parecido com o Go Morita e que tivesse pelo menos 23 a 24 anos para interpretar o antagonista Shoichi Morita. Aconteceu do diretor ter assistido ao DVD da peça teatral "Natagirimaru" (2013) em que Go protagonizava e gostou da atuação dele. Detalhe: na época das filmagens de "Himeanole", ele estava com 36 anos!!!

- Normalmente, o nome do filme aparece logo no início ou alguns minutos depois, mas em "Himeanole" a história já começa e o título vai aparecer 30 minutos depois, como se fosse uma divisão da trama.

- Devido ao conteúdo quase explícito - nudez, cenas de sexo, violência e sangue -, por pouco o filme não recebeu a classificação R18+. Acabou recebendo R15+.

- Go Morita entrou na agência Johnny's and Associates em 1993 e ficou até 2021. O fato dele e Ken Miyake terem entrado no mesmo ano, e ficavam juntos, os dois faziam a dupla "GoKen". Por 26 anos foi membro do grupo V6 e do subgrupo Coming Century (ele, Miyake e Junichi Okada). Por ser muito tímido, Morita preferiu atuar em teatro, tanto que seus melhores trabalhos de atuação são nesse gênero. "Himeanole" é o primeiro filme que faz o papel principal.

- Gaku Hamada atua desde os nove anos de idade. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi na série "3-Nen B-gumi Kinpachi-sensei", na sétima temporada (2004), onde interpretou o aluno Shintaro Kanou. Também atuou na série "HERO", "In Hand", no asadora "Come Come Everybody" e atualmente em "My Family". Hamada é bem conhecido na série de comerciais da telefonia móvel au-KDDI como Kintarou na série "au San-tarou series".

- Tsuyoshi Muro começou no teatro, mas ganhou mais destaque atuando na TV e no cinema, principalmente na série "Odoru Daisousasen ~ Bayside Shakedown". Embora ele aparecesse constantemente no programa "Arashi ni Shiyagare" no quadro "This is MJ", Muro é bem conhecido por interpretar personagens de diversas personalidades, como o pai superprotetor em "Oyabaka Seishun Hakusho" ou um escritor que cuida da médica com problemas de saúde em "Dai Renai". Por causa de ter atuado no filme "Shuppu Rondo" em que se passava numa estação de esqui, Muro adquiriu o esqui como hobby.

- Como mencionado, "himeanole" é um tipo de lagarto existente no Japão, que tem cerca de 10 cm de comprimento. Por isso que a imagem de um aparece no logotipo do filme em japonês.

Observação da autora: Se eu já achava que o Go Morita estava querendo se livrar de sua imagem de idol na época em que ele atuou no teatro na peça "Kinkakuji ~ The Temple of the Golden Pavillion" (baseado no livro de Yukio Mishima), ao ver "Himeanole", tenho a certeza que ele enterrou de vez seu status de idol.

Imagens: Nikkatsu Movie, Cinema Today.

Comments