Comidas Regionais

Os apresentadores do programa "Discovery Entertrainment Himitsu no Kenmin Show" atualmente - Yuji Tanaka (natural de Tóquio) e Masami Hisamoto (natural de Osaka).

Um dos programas de TV que eu costumava assistir, mas depois eu acabei esquecendo que ainda existe por causa do horário de trabalho maluco que eu tive bons anos atrás, era o "Himitsu no Kenmin Show", que ainda passa quase todas as quintas-feiras nove da noite pela Nihon Television (NTV). O programa procura mostrar as particularidades das 47 províncias do Japão, com os convidados que são de várias províncias e procuram tentar explicar sobre as curiosidades da região.

No quesito comida, cada região tem a sua particularidade, do tipo, só tem naquela província e olhe lá, nada de expandir para outras regiões. Se expande, é em cidade grande e conhecida, como Osaka e Tóquio, como posso citar, por exemplo, a rede Yabaton, especializada em tonkatsu (carne de porco empanada e frita), que tem muitas lojas espalhadas em Aichi com poucas lojas em Osaka, Tóquio e Toyama.

Por isso que, quando eu ia para outras regiões, eu procurava almoçar ou jantar em algum lugar que só tem na cidade, porque o tempero e o sabor são bem diferentes. Como em Osaka, o takoyaki e o okonomiyaki têm sabores bem diferentes do que a gente está acostumado a comer nos festivais.

Recentemente fui para Shizuoka e passei o final de semana com duas amigas, que me levaram para alguns lugares para almoçar, jantar e café da tarde.

Um dos family restaurant mais populares em Shizuoka se chama Sawayaka, especializado em hamburgueres na chapa, beef steak e outros tipos de carne, mas todos eles servidos em um prato de ferro quente. Eu não sei se no Brasil tem esse tipo de restaurante, mas aqui tem vários restaurantes do estilo steak house, e eu já fui em três deles (tirando alguns family restaurants conhecidos que colocam no cardápio a versão hot plate, mas bem diferente dos steak house).


A rede Sawayaka só tem na província de Shizuoka e é um dos mais famosos da região. Quando saiu no programa "Himitsu no Kenmin Show", muita gente resolveu conferir, e minhas amigas que moram em Shizuoka, disseram que ultimamente tem que ter muita paciência para esperar ter um lugar, porque vive lotado. Se for dia de evento então...


No dia que fomos, no horário do jantar, tivemos que esperar uma hora. Motivo: no mesmo dia, teve concerto no Shizuoka Ecopa Arena e na saída, quase todo mundo teve a mesma idéia de ir jantar lá, pois muita gente era de outra província.

Um dos motivos do Sawayaka ser famoso fora de Shizuoka, eram a qualidade da comida e o preço compensador. Eu pedi o "Genkotsu Hamburger", que vinha num formato de bola e a atendente cortava ela no meio em cima do prato quente. Quando for assim, não esqueça de se proteger com a toalha de papel que ela traz antes, por causa da gordura que pode manchar sua roupa.

A comida é muito boa, a carne macia e bem temperada com o molho de sua escolha. E vem legumes acompanhando, como brócolis, cenoura e abóbora. Mas um aviso: não tem drink bar, se quiser beber algo, ou peça um combo com chá gelado ou fica na água. Mesmo assim, não tira os méritos do lugar.

Outro lugar que fomos no dia seguinte, no almoço, era na rede Gomihattin. Eu tinha confundido com outro lugar semelhante aqui, mas elas falaram que se tiver fora de Shizuoka, no máximo era em Toyohashi. Era um restaurante que serve comida chinesa, mas também tinha lamen e gyoza. Mas o forte dessa rede era o Hamamatsu Gyoza.


Pedi um combo de miso lamen com Hamamatsu Gyoza. Fora que pedimos um lettuce chahan para dividirmos em três. 

Se a gente soubesse que no combo vinha arroz, acho que poderíamos pedir pra trocar o arroz branco com esse lettuce chahan mesmo se pagasse um pouco a mais, ainda que no horário que fomos, o local estava vazio.


O miso lamen era bem encorpado, o caldo e o lamen eram bem saborosos, daquele tipo de macarrão que você mastiga o macarrão e fica fácil de digerir. Mas o carro-chefe da casa, o Hamamatsu Gyoza, a massa estava entre o macio e o crocante (na parte onde fica na frigideira) e o recheio bem temperado e bem úmido, do jeito que muita gente gosta no gyoza.

Quem pensou que no combo vinha uns cinco gyoza, se enganou - vem uma dúzia e tamanho maior. Ou seja, dá pra satisfazer demais da conta. Tanto que não conseguimos comer todo o lettuce chahan e pedimos pra levar pra viagem.

Uma dica quando for até mesmo para a cidade ao lado - procure saber de algum lugar diferente para tomar um café ou almoçar. Pelo menos aqui em Aichi tem revistas de cupons que dão descontos e brindes quando for no estabelecimento, e são cafés e restaurantes locais. 

Imagens: Yomiuri TV, tabelog, hot pepper, e o prato de lámen com Hamamatsu Gyoza a foto é da autora.

Comments