Exposição - "Live Tour V6 groove ~ Live Ishou-ten" (Nagoya PARCO)

(foto via Nikkan Sports, 2 de novembro de 2021)

Uma semana antes de sair o DVD do último concerto do grupo V6, no site oficial da avex (gravadora que o grupo pertencia), anunciou que todas as roupas que o grupo usou na turnê de 2021, o "V6 groove" iriam ser expostas em cinco lugares no Japão. Cinco, porque foram os cinco tipos de roupas que eles usaram na turnê, e cada lugar era um set de seis trajes. 

Do dia 12 a 25 de abril (em alguns pontos começou no dia 8 ou terminou antes do dia 25), as roupas foram expostas na HMV e Tower Records das cidades de Sapporo (Hokkaido), Nagoya (Aichi), Osaka (Osaka) e Fukuoka (Fukuoka), e em Tóquio, no Spiral Hall, onde teve a exposição fotográfica de Junichi Okada (limitado somente para quem conseguiu comprar ingresso antecipado seja pelo FC ou pelo Ticket Pia). Só que em cada ponto, era um traje diferente, e como podia fotografar, as fãs postaram no Twitter, exceto quem foi em Tóquio, porque os trajes ficaram DENTRO da exposição.




Obviamente, eu fui onde estavam em Nagoya, no 8o. andar da loja de departamentos PARCO, onde fica a loja da Tower Records. A vitrina onde estavam os trajes estava no andar onde possui um restaurante temático itinerante, uma academia e uma escola de culinária, e era um espaço bem grande.

No Nagoya Parco - O terceiro traje usado na turnê - quem assistir ao show que está ainda disponível no prime, é quando o trio 20th Century canta a música "Good Luck Baby" e o grupo todo em "Kazoku". Da esquerda para direita, os trajes pertenciam a Masayuki Sakamoto, Junichi Okada, Yoshihiko Inohara, Go Morita, Hiroshi Nagano e Ken Miyake. Teve gente que chegou a fotografar detalhes da roupa para mostrarem o quão trabalhoso era fazer roupa para concerto (foto da autora).

No Twitter, a maioria das fotos eram dos trajes que estavam em Sapporo (que dividiram em dois lugares), Nagoya e Fukuoka (que também dividiram em dois lugares por causa do espaço). No caso de Sapporo e Fukuoka, dividiram em dois subgrupos e os locais nem eram perto um do outro...

Em Sapporo (Hokkaido), devido ao espaço, tiveram que dividir em dois grupos - Na HMV ficaram os trajes do 20th Century (foto acima, da esquerda pra direita - Sakamoto, Inohara e Nagano) e na Tower Records, os do Coming Century (abaixo, da esquerda pra direita - Miyake, Morita e Okada). Foto via Twitter @verde0517v68823

Em Osaka, no NU Chayamachi de Umeda, já tiveram um espaço para os seis trajes, o "gradation pattern" (da esquerda para direita, eram de Sakamoto, Nagano, Morita, Miyake, Okada e Inohara. Teve gente que soube diferenciar pela camisa, já que o terno era igual). Foto via Twitter @Panda_105

Em Fukuoka, também tiveram que dividir em dois grupos por causa do espaço. Na HMV&Books Hakata foram os trajes do Coming Century (da esquerda pra direita - Morita, Miyake e Okada). 

Já na Tower Records Fukuoka PARCO, ficaram as do 20th Century (da esquerda pra direita - Inohara, Sakamoto e Nagano). Motivo de terem dividido em dois grupos foi o espaço. Foto de ambos via Twitter @06mari0322

No de Nagoya, muita gente chegava a fotografar detalhes das roupas, para terem a noção de como fazer traje pra concerto dá um trabalho danado. Ainda mais para grupos de número grande e um tem que ser diferente do outro (imaginem como deve ser o maior trabalho fazer as roupas para grupos como AKB48 e seus grupos irmãs...)




(O lado ruim de fotografar algo dentro de vitrina, é que reflete até quem está fotografando. E a vitrina da exposição ficava em frente de um restaurante que também tem uma vitrina, aí refletia de ambos os lados. Embora os trajes de Okada e Morita tivessem alguns detalhes, mas eram mais discretos, os do Miyake, Nagano, Inohara e Sakamoto tinham detalhes mais elaborados, como a estola, a capa, o sobretudo (que tinha ainda uma extensão de renda) e a jaqueta. Isso porque eu consegui tirar a parte de trás somente do traje do Sakamoto.)

No Twitter, talvez a exposição mais fotografada foi a de Nagoya, pelo menos foi o que eu acompanhei. Mesmo porque eu também achei o traje branco um dos mais bonitos da turnê (o outro que achei bonito também foram os ternos floridos, que foram usados no segmento final, mas foram expostos durante a exposição de fotos do Okada, e como era dentro do Spiral Hall, não podia fotografar).

No dia que eu fui, num sábado, eu achava que ia estar cheio e até fazendo fila, mas estava bem vazio e tranquilo, e as pessoas tiravam fotos e logo saíam para que outras pudessem fotografar, até mesmo de forma profissional (sim, tinha uma que usava uma câmera da mesma marca que o Okada usou para fotografar, uma Pentax).

Sobre exposição de trajes usados em concertos e até filmes, já tiveram alguns, como do grupo SMAP em 2016 (mas ficou restrito em Tóquio), do filme "Sakamichi no Apolon" (consegui ver na livraria Sanseido em Nagoya, onde estavam os trajes usados por Nana Komatsu, Yuri Chinen e Taishi Nakagawa na cena do festival escolar), do filme "Se os Gatos desaparecessem do Mundo", na loja de departamentos LaChic Nagoya onde estavam as roupas usadas pelos atores Takeru Sato e Aoi Miyasaki, no Nagoya PARCO, onde tem uma seção especial para exposições, teve do dorama "Kinou Nani Tabeta?", com móveis, utensílios e roupas usadas pelos atores Hidetoshi Nishijima e Seiyou Uchino, e do filme "Code Blue", que foram expostos em vários lugares - em Nagoya, foi na Tower Records da PARCO, onde estavam os uniformes usados por Tomohisa Yamashita e Yuko Araki.

Como eu descubro essas coisas? Eu acompanho no Twitter. Mas, dependendo do filme ou dorama que acompanho, também está valendo. Alguns tem que pagar a entrada (no caso da exposição do dorama "Kinou Nani Tabeta?", por exemplo). Outros ficam expostos em vitrinas ou não (alguns pode fotografar sem problemas, e até compartilhar, mas não pode encostar nas roupas ou objetos, tanto que tem até corda de segurança).

Fotos: a da exposição de Nagoya, da autora. O restante, conforme creditados nas legendas.

Nota: a exposição foi uma colaboração da JA, junto com a avex com a Tower Records e HMV.

Comments