Material de Papelaria

No site da mt - masking tape tem uma seção dedicada para quem quer fazer bullet journal e traz algumas amostras de pessoas de várias partes do mundo que fazem uso do masking tape, como pessoas da Tailândia, Inglaterra e Hong Kong.


(Observação: embora muitas pessoas usem a palavra "masking tape" ou "washi tape", na verdade eu emprego muito nas minhas postagens daqui e no Instagram, a palavra "masking tape". No Japão, a empresa de fitas adesivas Kamoi Kakoshi criou a loja "mt - masking tape", que é inteiramente dedicada a material de papelaria e decoração, chegando a fazer exposições pelo país, mostrando o quão criativo são empregando as fitas.)

A empresa mind wave de material de papelaria, tem como carro-chefe os adesivos, que vêm em cartelas. Um dos meus favoritos, o ikemen scientists já saiu de circulação, e tinha em duas versões (tenho as duas).

Eu criei o hábito de decorar minha agenda cerca de uns seis ou sete anos atrás, eu acho, de tanto ver no Instagram idéias de como deixar sua agenda mais divertida, mesmo se anotar alguma coisa meio inútil (se bem que minha agenda ultimamente anda mais parecendo um diário, mas uso para treinar meu inglês escrito que anda aos trancos e barrancos, e um pouco mais de japonês...), e ainda decorar com washi tape ou masking tape, que seja, e adesivos variados.

Uma caixa de tamanho A4 com dezenas de masking tapes. Não pode faltar o cortador de tapes (um clipe cor-de-rosa, que está no canto superior esquerdo)

Para falar a verdade, eu não lembro como foi que comecei a mania de comprar masking tape, porque adesivos eu já tinha esse hábito muito bem antes, porque os mesmos vinham na agenda que eu comprava. Só piorou com o tempo. Isso porque eu sou muito difícil de comprar em lojas virtuais, como a HREM, que possui UMA loja física em Gifu, e é tão pequena, que, se passar em frente nem vai perceber (muitas aficcionadas em decorar agendas e bullet journals compram nessa loja, mas a maioria faz on line, e indicam outras lojas virtuais também, incluindo em sites de artesãs, como a minne, por exemplo).


A maioria compra na minne devido ao valor e também por exclusividade, sem falar que valorizam muito o trabalho manual.

E hoje tenho CINCO caixas médias cheias de masking tape e adesivos, incluindo aqueles em forma de corretor mas são fitas decorativas. Se eu tenho pena de usar? Na real, eu uso direto, e parece não ter fim. Mesmo escrevendo todo dia, anotando o que tenho que fazer, as compras do dia, o que vem por aí... 

Os flake seals, que vem em embalagens menores com diversos modelos de adesivos, geralmente temáticos. E eu gosto daqueles fofos, com gatinhos e outros bichinhos como coelhos e esquilos. Sim, até do Nyanko-sensei que de vez em quando aparece vendendo na rede animate (um dos paraísos dos otakus aqui).

Mesmo assim, quase que todas as vezes eu vou nas papelarias daqui (como a rede Tokyu Hands e LOFT), eu saio de lá com algum masking tape ou adesivo ou os dois. Quando não muito, alguma caneta de cor diferente, que uso para escrever na agenda. 

Série uniball signo dx com ponta 0.38, e não coloquei todos na foto, pois são 31 cores, e hoje essa série possui algumas cores, pois deu lugar para a série uniball one, que tem 18 cores além das edições limitadas.

Falando em canetas, eu tenho de diversas cores, como a série uniball signo dx da Mitsubishi, quando teve uma série da ilustradora eriy, o que acabei comprando todas as cores (numa papelaria dentro de uma loja de departamentos daqui que estava pra fechar e botou tudo com desconto de 50 a 90%!!!), a série SARASA clip da Zebra, inclusive eu uso muito a caneta de cor preta dessa série, e é fácil de encontrar a recarga dela. Sem contar que nessa mesma papelaria, eu comprei a série Vintage Color (vinham cinco cores, e comprei a azul e verde em separado). Já na famosa rede Tokyu Hands, quando uma das filiais em Nagoya (o annex, que era na saída da estação Hisaya-doori) fechou, esta loja também fez queima de estoque, na qual comprei a série milk color com sete cores.

A série milk color da linha SARASA Clip da Zebra. Tem uma versão com as Princesas Disney, que apenas muda o corpo da caneta, com o desenho das personagens.

A série Vintage da mesma linha da SARASA. Possui mais cores, mas quando comprei na liquidação, tinha o set de cinco cores. O azul e o verde comprei em separado.

Fora outras que andei comprando aqui e ali, como algumas da série Juice Up da Pilot, e alguns marking pencil da Zebra, a linha mildliner, que é uma das favoritas de quem pratica lettering.


(Agora, no quesito agenda, eu sou uma verdadeira negação, porque acabo comprando a mesma todos os anos - a EDiT da Mark's Inc, que tem um dia por página. Este ano, eu comprei a da série da Paul & Joe, aí dá pra trocar a capa, pois a série EDiT tem agenda refil. Não tenho coragem de pagar uma fortuna pela Hobonichi Techo nem pela queridinha de blogueiros, a famosa moleskine. Isso porque já pago uns 2 mil ienes pela EDiT, mas eu faço bom uso dela.)

Se perguntarem para mim, se eu tenho preferência pra caneta, agenda, que seja, no máximo vou dizer que de caneta, eu tenho muito mais preferência da linha SARASA pela facilidade de encontrar a recarga dela (especialmente da caneta preta), e também pelo preço, mesmo as edições limitadas.

Linha Kuro Toga da Mitsubishi. O modelo Belle eu adquiri primeiro uns bons anos atrás. O do Nyanko-sensei foi dois anos atrás na animate e foi edição limitada.

Lapiseira também é um item que, se eu tiver quatro, é muito. Isso porque uma foi brinde de revista. E atualmente uso o da linha Kurotoga, da Mitsubishi (tipo de lapiseira cujo mecanismo interno faz com que a espessura do grafite continue a mesma, facilitando a escrita (as lapiseiras convencionais fazem com que o grafite fique gasto num lado só e acaba quebrando, sem contar que a escrita começa fina e termina grossa). Mesmo o preço seja um pouco mais alto que as lapiseiras convencionais, a linha kurotoga é uma das mais vendidas no Japão, e é a preferida entre estudantes e pessoas que trabalham com design.

Lembrando que eu não sou nenhuma expert no assunto, eu sou apenas consumidora. Eu busco idéias para decorar minha agenda através de usuárias no Instagram e crio as minhas, mas não costumo postar porque ainda não cheguei nem no nível básico de decoração. Um dia, eu chego lá.

Fotos: todos da autora, exceto a que abre a postagem, que é da mt masking tape.

Comments