[Cine-Pipoca Review] "461-Ko Obentou" ("461 Lunch Boxes", 2020)


Sinopse: Kazuki Suzumoto, músico da banda Ten 4 The Suns, é divorciado e vive com seu filho adolescente, Kouki. Por causa do divórcio de seus pais e o pouco tempo que tinha de convivência com ele, Kouki acabou não passando nos exames de admissão do colegial, o que fez com que Kazuki se sentisse culpado. 

Na primavera seguinte, Kouki passou nos exames de admissão, e seu pai fez uma promessa - que ele mesmo faria o almoço para seu filho durante os três anos letivos no colegial - e o filho fez a promessa de que nesses três anos ele jamais iria faltar a um dia de aula.

Aos poucos a relação entre pai e filho se tornaram mais fortes, mesmo com decepções amorosas e desentendimentos. O valor sentimental em cada refeição feita e degustada.


Ficha Técnica: Direção: Atsushi Kaneshige. Roteiro: Atsushi Kaneshige e Masashi Shimizu. Baseado no livro "461 Obentos - A Promessa Entre Pai e Filho", de Toshimi Watanabe (da banda TOKYO No.1 SOUL SET). Produção: Akihiro Hiraishi e Fumiya Maruyama. Elenco: Yoshihiro Inohara (Kazuki Suzumoto), Shunsuke Michieda (Kouki Suzumoto), Nana Mori (Hiromi Nishina), Jiei Wakabayashi (Akio Tanabe), Haruka Kudo (Reina Katsuragi), Junko Abe (Maka Yajima), Toru Nomaguchi (Tamotsu Tokunaga), Kurara Emi (Shoko Asai), Eita Furuichi (KREVA), Ichiro Yatsui (Toshiya Kawakami), Maki Sakai (Sakie Endo), Chieko Baisho (Natsuko Suzumoto). Música de encerramento: "Lookin' 4", por Yoshihiko Inohara e Shunsuke Michieda. Lançado nos cinemas no dia 6 de novembro de 2020. Distribuição: Toei Films, Joker Films, Happinet, TV Tokyo, TV Osaka.


Baseado no livro autobiográfico do músico Toshimi Watanabe, da banda TOKYO No.1 SOUL SET, "461 Ko no Obento wa ~ Oyaji to Musuko no Otoko no Yakusoku~", é a história de Watanabe tendo que lidar com seu filho adolescente, que foi fruto do segundo casamento com a tarento Chiharu. Quando Watanabe e Chiharu separaram, o filho ficou sob os cuidados do pai. Durante os três anos letivos em que o filho cursou o colegial, Watanabe preparava o almoço para que o filho levasse para comer na escola, todos os dias que tivesse aula, uma promessa que ambos fizeram.

Em 2014, Watanabe resolveu publicar um livro contando essa fase, com fotos de todos os obento que fez para o filho. O livro fez tanto sucesso que, em 2015 foi publicado a versão manga e um especial para a TV, com Tetsuya Bessho e Ayumu Mochizuki nos papéis de Toshimi Watanabe e Tooi Watanabe.

Em outubro de 2019, foi anunciado que sairia a versão filme do livro, tendo nos papéis principais Yoshihiko Inohara (V6/20th Century) e Shunsuke Michieda (Naniwa Danshi). Mas devido a pandemia que aconteceu no ano seguinte, as filmagens foram interrompidas e retomadas após o término do estado de emergência, voltando à divulgação do restante do elenco, da música e eventos, como exposição das roupas usadas por Inohara, Michieda e Mori. O filme estreiou nos cinemas no dia 6 de novembro de 2020.

Personagens Principais:

Inohara e Michieda, como Kazuki e Kouki, interpretando a música de encerramento do filme, "Lookin'4". A música foi composta por Toshimi Watanabe.

- Kazuki Suzumoto (Yoshihiko Inohara): Músico e pai de Kouki. Faz parte da banda Ten 4 The Suns, como vocalista e guitarrista. Quando separou-se de Shoko, passou a criar o filho sozinho.

- Kouki Suzumoto (Shunsuke Michieda): Filho de Kazuki e Shoko. Passou a morar com o pai após o divórcio dele. 

Outros personagens:

Parte do elenco do filme quando foi divulgado em abril de 2020: Nana Mori, Jiei Watanabe, Junko Abe, Toru Nomaguchi, KREVA, Ichiro Yatsui, Kurara Emi, Maki Sakai, Chieko Baisho.

Colegas de escola de Kouki:

- Hiromi Nishina (Nana Mori): Colega de classe de Kouki e frequenta a mesma escola preparatória. Ela passa a fazer companhia para ele na hora do almoço e sente algo mais.

- Akio Tanabe (Jiei Wakabayashi): Colega de classe de Kouki e também frequenta a mesma escola preparatória. 

- Reina Katsuragi (Haruka Kudo): Foi colega de escola de Kouki no ginasial. Está um ano à frente na escola. Era o primeiro amor de Kouki.

Membros da banda Ten 4 The Suns:

- Maka Yajima (Junko Abe): Engenheira de som do estúdio onde a banda grava as músicas. 

- Tamotsu Tokunaga (Toru Nomaguchi): Empresário da banda.

- Eita Furuichi (KREVA): MC da banda.

- Toshiya Kawakami (Ichiro Yatsui): DJ da banda.

Outros membros da família Suzumoto:

- Shoko Asai (Kurara Emi): Ex-esposa de Kazuki e mãe de Kouki. Proprietária de uma cafeteria. 

- Sakie Endo (Maki Sakai): Irmã de Kazuki que mora em Fukushima com a mãe.

- Natsuko Suzumoto (Chieko Baisho): Mãe de Kazuki e Sakie. Ela quem ensina o filho a importância de uma boa refeição.

Trivia e Curiosidades:


- No filme, os nomes dos personagens foram mudados, e o enredo adaptado, mas o foco principal, não.

- As músicas que são interpretadas no filme, foram todas compostas por Toshimi Watanabe, exceto duas que foram em parceria com KREVA (da banda KICK THE CAN CREW).

- Para a cena da banda que se apresenta em uma live house, foram necessárias 200 pessoas. Foi a primeira cena a ser gravada.

- KREVA, pseudônimo de Takashi Hatakeyama, é membro da banda KICK THE CAN CREW, DJ e compositor. Seus trabalhos mais recentes foram as composições para Hiroya Ozaki ("Souzou no Mukou"), V6 ("Clear") e King and Prince ("ichiban"). No filme, ele é o MC da banda.

No evento da divulgação do filme, no dia 7 de novembro de 2020, no Marunouchi Toei. Da esquerda para direita: Junko Abe, Kurara Emi, Yoshihiko Inohara, Shunsuke Michieda, Nana Mori e o diretor Atsushi Kaneshige.

- Pouca gente sabe, mas Inohara já tocava violão e guitarra bem no início de carreira. Em alguns concertos que fazia com V6 e com o 20th Century, seus solos geralmente são músicas voltadas para o estilo folk-rock. É amigo pessoal do compositor Naotaro Moriyama.

- Na época (2020), o grupo Naniwa Danshi, no qual Michieda faz parte, já estava formado mas ainda não tinha debutado como grupo. Por isso que nos créditos ainda estava como "Naniwa Danshi/Kansai Johnny's Jr."

- Quando foram feitas as filmagens, Michieda estava para completar 18 anos. E já tinha quase 1,80m de altura. Em uma das entrevistas, ele diz que parte foi de tanto beber leite desde criança (e no filme ele não dispensava um copo - grande - pela manhã) e parte genética, pois diz que seu pai também tem altura perto de 1,80m.

- Momento sempai-kouhai: até hoje Michieda considera Inohara um de seus melhores sempais, mesmo sua influência ("akogare sempai") sempre foi o Ryosuke Yamada.

- Haruka Kudo fez parte da 10a. formação do grupo Morning Musume, de onde ficou de 2011 a 2017.

- O enredo se passa na cidade de Kamakura, Kanagawa (onde moravam Kazuki e Kouki), Ichikawa, Chiba (onde ficava o colégio onde Kouki estudava), Tsubasahama (Tóquio, próximo ao aeroporto de Haneda. Onde a família Suzumoto costumava ir quando Kouki ainda era criança), Tomioka, Fukushima (onde a irmã e a mãe de Kazuki moravam).

- Um dos motivos de algumas cenas terem sido em Fukushima, era que Watanabe nasceu naquela província. Quando as cenas em que Kazuki aparece em Tomioka, a cidade ainda estava em reconstrução desde o terremoto de Tohoku em 2011.


- Em um dos eventos para a divulgação do filme, Toshimi Watanabe e seu filho Toori, apareceram no dia 28 de outubro de 2020 no Shiodome FS e fizeram um pequeno talk show na presença da imprensa, com Inohara e Michieda. No filme, Watanabe faz uma participação como o dono da live house onde a banda iria se apresentar.


- A atriz Nana Mori, que interpretou Hiromi Nishina, ganhou o prêmio de atriz revelação na 42a. edição do Yokohama Eiga Matsuri, em 2021. No ano de 2020, além deste filme, Mori havia atuado em "Last Letter" e "Aokute, Itakute Moroi".

- Infelizmente as músicas do filme não sairam em álbum algum, ficaram somente no filme mesmo. Não se sabe se foi por causa de gravadora, pois Inohara era da gravadora avex trax (quando ainda o V6 estava na ativa), KREVA era da Speedstar Records, do grupo Victor Entertrainment, e o Naniwa Danshi nem pensava em debutar.

Aeon Cinemas Kanazawa Forus (Ishikawa-ken)

T-Joy Hakata (Fukuoka-ken)

T-Joy Niigata Bandai (Niigata)

T-Joy Soka (Chiba-ken)

OS Cinemas Kobe Habour Land (Hyogo)

De outubro a novembro de 2020, em vários cinemas do país, foram expostas as roupas usadas por Inohara, Michieda e Mori, junto com cartazes com algumas cenas e vídeos com o trailer do filme. Era permitido fotografar, mas não podia tocar nas roupas e objetos caso tivessem.

O filme saiu em DVD no dia 19 de maio de 2021. E ainda está disponível nos serviços de streaming também.

Imagens: todos do site oficial do filme "461-ko Obentou".

Fonte: site oficial do filme, Magazine House (que publicou o livro original), MANTANWEB, Model Press, Cinema Today, Eiga Natalie.

Comments