[Discoteca Básica do Empório] 20th Century - "Replay - Best of 20th Century" (2004)


Se tem uma coisa que não gosto muito de fazer resenha na seção "Discoteca Básica" é fazer resenha de álbum no estilo "Best Of...", porque sempre vai ser aquela velha história que eu já mencionei - faltou música, entrou a mesma de sempre, nem faixa bônus, etc., mas no caso do trio 20th Century (aka "Tonisen"), qualquer "Best Of..." na altura do campeonato, é bem-vindo.

O sexteto V6 tinha dois subgrupos que vez em quando faziam carreira solo, com direito a concerto e até programa de TV. O Coming Century, formado pelos mais novos - Go Morita, Ken Miyake e Junichi Okada -, fizeram dois doramas ("Shin Oretachi no Tabi ver. 1999" e "PU-PU-PU"), um filme ("Cosmic Rescue") e um programa de TV ("MiMyCEN!"). Fora dois singles, um mini-album e um "best of". 

Já o trio mais velho, o 20th Century, formado por Masayuki Sakamoto, Hiroshi Nagano e Yoshihiko Inohara, eles fizeram várias peças teatrais, concertos, dois álbuns, uma coletânea, quatro singles (sendo um versão digital), um dorama e dois programas de TV. 

O estilo musical do 20th Century é mais focado entre city pop, folk-rock, techno, Shibuya-kei, e pop-rock. Portanto, quem ouvir os dois primeiros álbuns - "ROAD" e "! -attention-" -, vai sentir a diferença de estilo para quem estava acostumado a ouvir as músicas do grupo principal.


A coletânea "Replay - Best of 20th Century", foi lançada em 4 de fevereiro 2004 pela gravadora avex trax, e trazia músicas dos dois álbuns mencionados acima e mais aquelas que estavam nos álbuns e singles do V6 como coupling song ou na versão regular. Mas isso se adquirisse a versão limitada, que foi álbum duplo, porque na versão regular, era álbum simples, com três músicas solo do trio que tinham sido lançadas em outros álbuns e um hidden track na última música.

(O mais engraçado foi que, quando fui procurar esse álbum, achei fácil a edição limitada do que a regular...)

A maioria das músicas foram usadas em BGM de comerciais, programas de variedades, doramas e até anime. Mesmo antes do V6 debutar, o trio pertencia a um grupo de backdancers para o Hikaru Genji, já atuaram com o Shonentai na série musical PLAYZONE, e ainda fizeram algumas peças teatrais (sem contar os trabalhos solo), então percebe-se que os três já eram bem conhecidos, mas musicalmente falando, o 20th Century lançou muito material próprio nos álbuns e singles do V6, porque como trio propriamente falando, limitou-se a dois álbuns, uma coletânea, quatro singles e três mini-CDs que foram inclusos nos três DVDs live que fizeram. O restante das músicas, tem que ficar procurando na discografia completa do V6, e olha que, quem adquiriu a coletânea "Very 6 Best" tanto a versão A como a especial sob encomenda, tem quase todas as músicas do trio.

Ou mandar e-mail ou carta pra gravadora pedindo uma nova coletânea (se bem que, no FC do 20th Century havia aberto uma enquete para as fãs derem sugestões, no vídeo especial para membros, eles mencionaram que as fãs estavam pedindo uma coletânea, pois vai que teve gente que nem deu pra comprar o álbum).

"Replay" só teve uma música inédita, e a que abre o álbum - "Chigereta Tsubasa", que foi tema de encerramento do anime "Space Pirate Captain Herlock Outside Legend ~ The Endless Odyssey", mas quando foi transmitido pela TV na época, em 2003. 


Apesar de possuir uma balada sazonal como "Lonely Holy Night", as demais músicas variam com um pouco de soul music em "Precious Love", baladas mas com uso de sintetizadores em "days - tears of the world -" e "wishes ~ I'll be there", a romântica "Cobalt Blue" (solo do Sakamoto), a animada "Dahlia", influência de folk rock no estilo do Masashi Sada em "Omae ga iru" (solo do Inohara), rock em "Running to the Top", influência oriental em "Stranger than Paradise" (solo do Nagano) e "Traveler" (que foi usada no CM da Japan Railways na campanha de inverno), e até rap em "Going Back 2 R E A L" (como as vozes dos três foram mudadas eletronicamente, fica difícil saber quem cantava o quê, e se eles cantaram ao vivo, foi uma vez só e nem saiu em DVD). E quem achou que "Love Song" fosse música romântica...

Quem conhece bem o trio, sabe que quem manda muito bem nos vocais, é o Sakamoto, tido como um dos membros da agência que canta melhor que todo mundo, basta ouvir os solos dele. Claro que Inohara e Nagano não ficam atrás, dividindo por igual os versos.

Se a geração atual ouvir essa coletânea, alguns vão dizer que soa meio datado, mas como ultimamente estão revivendo músicas dos anos 90, a volta do city pop e até dance music, então o trio anda bem atualizado. 

Trivia:

- No programa FNS Kayosai Natsu que foi transmitido no dia 13 de julho de 2022, é mencionado que neste ano o trio 20th Century completa 25 anos de carreira. Na verdade, seria 25 anos do primeiro álbum - "ROAD" - que foi lançado no dia 10 de setembro de 1997.

- "You'll be in my Heart", que teve a letra traduzida para o japonês da música do mesmo nome de Phil Collins e usada na animação "Tarzan", era coupling song de "wishes". Só que acabou não entrando na coletânea do 20th Century, mas nas coletâneas do V6 - "Very Best", de 2001 e "Very 6 Best" de 2021 mas na edição sob encomenda.


- "Precious Love", "wishes" e "Chigereta Tsubasa" foram as únicas músicas da coletânea que possum PV, mas eles estão no DVD "Film V6 act III - CLIPS and more -" (2002, com as músicas "Precious Love" e "wishes"), e no DVD "Film V6 act IV BALLAD CLIPS and more" (2005, com "Chigereta Tsubasa").

- Os shows do 20th Century sempre foram feitos em lugares menores que as arenas, como centros culturais e teatros, exceto no Tokyo International Forum Hall A, que seria um dos maiores. Quem assistir os DVDs que contém os shows "Precious Live", "20th Century Live Tour 2008 Orejyanakya, Kimijyanakya", "Honey Honey Honey" e "Twentieth Triangle Tour" (as duas temporadas mais o dinner show), eles costumam incluir pequenos contos e esquetes.


- O forte do 20th Century, especialmente Sakamoto e Nagano, são teatro e musicais. Raramente fizeram algum dorama para TV juntos (foi na série "Gekidan Engimono"). Um dos motivos: até hoje Sakamoto fica muito nervoso quando tem alguma câmera gravando, o que não acontece nos concertos e teatro.

- Inohara gosta tanto do estilo folk music que, em uma das músicas que fez dueto com Junichi Okada - "Koi no Melody", do álbum "HAPPY Coming Century, 20th Century Forever" - foi composta por Keiichi Sokabe, da banda folk Sunny Service. Algumas músicas solo de Inohara segue neste estilo, além de ser amigo pessoal do compositor Naotaro Moriyama.

- O álbum ficou em 3o. lugar na primeira semana de vendas segundo a Oricon.

- Quem adquirisse a edição limitada, vinha um cupom que era para enviar para a gravadora e receber o DVD especial "Replay ~ History of 20th Century" que durava 16 minutos.

Imagens: avex trax, globe tokyo, 

Comments