[Dorama Review] "Kindaichi Shonen no Jikenbo - Season 5" ("The Files of Young Kindaichi - Season 5", 2022)


Hajime Kindaichi, neto do lendário detetive Kosuke Kindaichi, possui um QI 180 mas vai mal nos estudos. Mesmo assim, ele consegue resolver casos complicados usando a lógica, acompanhado de sua amiga de infância Miyuki Nanase, seu kouhai Ryuta Saki e o investigador Isamu Kenmochi.

Ficha Técnica: Direção: Hisashi Kimura, Shunpei Maruya, Ryuichi Inomata. Roteiro original de Yozaburo Kanari e Seimaru Amagi, da série de mangá "Kindaichi Shounen no Jikenbo", ilustrado por Fumiya Sato, publicado pela Kodansha. Roteiro adaptado: Yuko Kawabe e Tetsuya Oishi. Produção: Hiroko Hazeyama, Takayuki Akimoto, Hiroki Iwasaki, Akiko Daigo. Produção conjunta da Office Crescendo com a emissora Nihon Television. Elenco: Shunsuke Michieda (Hajime Kindaichi), Moka Kamishiraishi (Miyuki Nanase), Ikki Sawamura (Isamu Kenmochi) e Taisho Iwasaki (Ryuta Saki). *Cada episódio eram atores convidados diferentes*. Música de abertura: "The Answer", por Naniwa Danshi.

Transmitido pela NTV e suas afiliadas aos domingos, de 24 de abril a 3 de julho de 2022, às 22:30h, na temporada de primavera. Também transmitido pelo serviço de streaming Disney Plus no dia seguinte da transmissão japonesa.

Baseado no manga do mesmo nome, escrito por Yozaburo Kanari e Seimaru Amagi e ilustrado por Fumiya Sato, a versão dorama ganhou cinco versões mas sem perder o foco principal, que são os casos tidos como insolúveis que Hajime Kindaichi consegue resolver (mesmo alguns que o culpado era óbvio, o interessante era saber como Kindaichi chegou a essa conclusão).

As histórias do jovem Kindaichi ainda são publicadas na revista Evening da editora Kodansha, em comemoração ao 30o. aniversário da obra (a primeira história foi publicada no volume 45 da revista Gekkan Shonen Magazine, em 1992).

Além do manga, teve anime, novel e programa de rádio. E não demorou muito para adaptar na versão dorama. A primeira versão foi em 1995, com Tsuyoshi Domoto (KinKi Kids antes de debutar!!) como Hajime Kindaichi e Rie Tomosaka como Miyuki Nanase. Posteriormente teve mais três versões - em 2001 com Jun Matsumoto e Anne Suzuki; em 2005 com Kazuya Kamenashi e Juri Ueno; e em 2013 com Ryusuke Yamada e Haruna Kawaguchi.

Os casos foram baseados no manga original.

Em janeiro de 2022, foi anunciado a 5a. versão do jovem Kindaichi, tendo como protagonistas Shunsuke Michieda (Naniwa Danshi), Moka Kamishiraishi, Ikki Sawamura e Taisho Iwasaki (Johnny's Jr./Bishounen). A divulgação foi feita nas redes sociais como Instagram e Twitter. Quando foi acertada a data de estréia, também foi anunciada que o dorama iria ser transmitida pelo serviço de streaming Disney Plus, em caráter mundial.

"Em nome do meu avô" e "Esse mistério foi solucionado" eram as frases constantes do jovem Kindaichi, fora o cacoete de ficar coçando a cabeça quando o caso é muito complicado (quem assistiu as séries de Kosuke Kindaichi, vai entender).

Personagens Principais:


- Hajime Kindaichi (Shunsuke Michieda): Aluno do 2o. ano do colégio Fudo. Neto do famoso detetive particular Kosuke Kindaichi. Apesar de ter QI 180, usar bem a lógica em resolver casos, vai muito mal nos estudos e muito avoado. 

- Miyuki Nanase (Moka Kamishiraishi): Amiga de infância e colega de classe de Hajime. Acompanha o colega nas investigações, nos estudos e faz parte do clube de mistério no colégio onde estudam. Gosta de Hajime mas não assume.

- Isamu Kenmochi (Ikki Sawamura): Investigador da primeira divisão da polícia, de temperamento amistoso e compreensivo, acompanha Hajime nos casos que aparecem. É constatantemente chamado de "ossan" ("velho" ou "tio") pelo Hajime. Só descobriu que o menino era neto do famoso Kosuke Kindaichi no final da série.

- Ryuta Saki (Taisho Iwasaki): Estudante do 1o. ano do mesmo colégio de Hajime e Miyuki. Faz parte do clube de mistério junto com Miyuki. Acompanha os dois na maioria dos casos, carregando seu celular que serve de filmadora, já que seu hobby é ficar filmando qualquer coisa.

Os personagens secundários, mudam a cada caso a ser solucionado (nesta temporada, foram sete). Tetta Sugimoto, Ken Mitsuishi, Kimiko Yo, Erika Ikuta, Takehiko Ono, Susumu Terashima, Ryo, Dai Watanabe, Shota Totsuka, Takafumi Imai, Emma Miyazawa, Yukipoyo, Maika Yamamoto, Shota Masuda, Junki Totsuka, Yuta Furukawa, entre muitos, estiveram no dorama.

O Caso da Lenda da Hanako. Da esquerda para direita, na frente: Taisho Iwasaki (Ryuta Saki), Shunsuke Michieda (Hajime Kindaichi), Moka Kamishiraishi (Miyuki Nanase). Da esquerda para direita, atrás: Yushin Shinohara (Ryu Shishijima), Daisuke Nakagawa (Kouhei Inou), Momoko Tanabe (Maki Kunieda) e Akira Onodera (Kenta Narusawa). Cenas gravadas em Sunto-cho, Shizuoka.

O Caso do Assassinato na Peça "O Fantasma da Opera". Da esquerda para direita, na frente: Maika Yamamoto (Leona Kozuki), Moka Kamishiraishi, Shunsuke Michieda, Junki Totsuka (Kaito Shirakami), Taisho Iwasaki. Da esquerda para direita, atrás: Shota Masuda (Tatsuya Jou), Kong Kuwata (Juzou Kageshima), Reika Kirishima (Shizuka Hibiki), Kou Nanase (Fuyuhiko Himori), Moeka Ishikawa (Izumi Emon), Shinji Rokkaku (Takumi Mikitani), Ikki Sawamura (Isamu Kenomochi).

O Caso do Samurai Decapitado. Da esquerda para direita, acima: Nobuko Sendo (Shino Tatsumi), Kaito Yoshimura (Ryonosuke Tatsumi), Shodai Fukuyama (Seimaru Tatsumi), Hana Kondo (Moeki Tatsumi). Da esquerda para direita, abaixo: Ken'ichiro Tanabe (Saruhiko Senda), Yuko Fukui (Ume Fuyuki), Yuichi Yasoda (Kazumi Iwata), Reiko Hayama (Ayako Tatsumi).

Caso do Kindaichi Shonen Assassino. Da esquerda para direita, na frente: Emma Miyazawa (Tomomi Nonaka), Katsuya (Goryu Tachibana), Yukipoyo (Yurina Katsuragi). Da esquerda para direita, atrás: Shota Totsuka (Tetsuo Tsuzuki), Taisho Iwasaki, Atsushi Yamanishi (Kon Omura), Shunsuke Michieda, Ikki Sawamura, Takafumi Imai (Wataru Tokito), Dai Watanabe (Yosuke Itsuki). Foi o único episódio que Kamishiraishi não fez parte principal.

O Caso do Assassinato na Ilha da Sereia. Da esquerda para direita, na frente: Kimiko Yo (Hiruko Kirigoe), Moka Kamishiraishi, Shunsuke Michieda, Taisho Iwasaki, Ikki Sawamura. Da esquerda para direita, atrás: Masami Kosaka (Kojiro Ushio), Yu Takahashi (Mika Kanno), Norihiko Tsukuda (Kazehiko Kageo),Yu Kamio (Takashi Wanise), Mantaro Koichi (Ken Izumaru), Erika Ikuta (Akane Uryu), Ayako Yoshitani (Natsumi Nagita).

Trivia e Curiosidades:


- As histórias de Kindaichi Shonen foram publicadas pela revista Gekkan Shonen Magazine de 1992 a 2017. A partir de 2018, está sendo publicada pela revista Evening. Ambas são da mesma editora, a Kodansha.

- Um dos motivos de Shunsuke Michieda ter enviado seu currículo para a JA, foi por causa da atuação de Ryosuke Yamada (Hey!Say!JUMP) como Hajime Kindaichi na 4a. geração (a série NEO, em 2013). Seu sonho era um dia poder interpretar Kindaichi. Dois meses depois de seu grupo, o Naniwa Danshi, ter debutado, logo foi escalado.

- Além de atriz, Moka Kamishiraishi é cantora sob o pseudônimo de adieu. Foi com a música "Narratage" que abriu a série "THE FIRST TAKE", projeto da gravadora Sony Music com o You Tube. Moka é irmã mais nova da atriz e cantora Mone Kamishiraishi.

- Curiosamente, Moka chegou a atuar em um capítulo na série "Kindaichi Shonen no Jikenbo - NEO", como Chiemi Yusa, aluna do 1o. ano do colegial.

- O nome verdadeiro de Ikki Sawamura é Kouzou Nomura. Antes de ser ator, foi modelo por vários anos para a revista "MEN'S CLUB" ainda com o nome de batismo. Um fato curioso: ele é o segundo ator na casa dos 50 anos a protagonizar um dorama no Getsukyu (dorama das nove da noite de segunda-feira na Fuji TV), a 3a. temporada de "Zettai Reido". O primeiro tinha sido Masakazu Tamura, aos 55 anos no dorama "Jinbe" em 1998.

- Taisho Iwasaki é um dos membros do grupo Bishounen, que faz parte dos Johnny's Jr. Com o grupo, ele atuou no dorama estilo tokusatsu "The High School Heroes" (2021) e estará novamente com o grupo e mais dois membros do grupo HiHi Jets na versão dorama do filme, mangá e anime "Tomodachi Game R4". Johnny Kitagawa o apelidou de "shogun".

No episódio "O Caso de Kindaichi Shonen Assassino", teve mais dois membros da agência JA - Toki Koyama, dos Johnny's Jr. (um menino que ajuda Kindaichi) e Shota Totsuka, do grupo ABC-Z.

- Shota Totsuka é membro do grupo ABC-Z, da mesma agência que Michieda. Tottsu seria sempai dele. O forte de Tottsu seria o teatro, mas também ganhou destaque na TV, como "Tokyo Alien Brothers" e "Rinko-san wa shitemitai".

- Dai Watanabe é irmão da atriz Anne e filho do ator Ken Watanabe.

- Shota Masuda é o nome verdadeiro de NOPPO, membro do quarteto de dança s**t kingz. O grupo ganhou por dois anos consecutivos um concurso internacional de dança, BODY ROCK, nos Estados Unidos. Eles fizeram coreografias para diversos grupos e artistas japoneses e coreanos, como Daichi Miura, EXO, BOA, Johnny's WEST, etc. Pertencem à agência Amuse (a mesma do Southern All Stars, Masaharu Fukuyama, Riisa Naka, etc.).

- O segundo capítulo - "O Caso do Assassinato na Ilha da Sereia" - era para ser exibido no dia 1 de maio de 2022, mas devido a notícia do acidente maritimo ocorrido em Hokkaido no dia 23 de abril e o episódio envolvia um acidente no mar, a emissora resolveu adiar por uma semana e, em seu lugar, exibiu o primeiro episódio da segunda temporada ("Akuma kumikyoku satsujin jiken").


- Antes do episódio "O Assassinato na peça O Fantasma da Opera" ir ao ar, Ryosuke Yamada (que foi o 4o. Hajime Kindaichi) apareceu de surpresa no cenário para um talk-show com Shunsuke Michieda no programa "Zoom Star", que passa aos sábados na NTV. Houve gente achando que Yamada iria fazer alguma participação especial.



- Na conta oficial do dorama no Twitter, a foto onde aparecem Miyuki e Hajime na época do jardim de infância, foi uma montagem das fotos reais de Moka Kamishiraishi e Shunsuke Michieda quando tinham quatro a cinco anos. Michieda chegou a postar a foto original na conta do Instagram oficial do Naniwa Danshi, mas nos stories.



- Quando toca a música de abertura - "The Answer", interpretado pelo grupo Naniwa Danshi -, tem um sexteto de dançarinos fantasiados. Houve quem dissesse que era o Naniwa disfarçado, mas logo no Twitter oficial do dorama já avisava que era o grupo de dança formado por seis mulheres, o yurinasia.

- No Twitter oficial, mostravam as localizações de algumas cenas, como no episódio do Fantasma da Opera, foram filmadas em Tochigi, Nagano (a torre que aparece no jardim, foi montagem), a do samurai decapitado (Tochigi e Ibaraki), Hajime acusado de assassinato (Chiba), a lenda da Hanako (Shizuoka), por exemplo.

Nota da autora: Não é preciso assistir os episódios das gerações anteriores de "Kindaichi Shonen no Jikenbo", porque não possuem sequência, a não ser que um caso tenha sido dividido em duas partes. Mas seria interessante porque os casos seriam diferentes, e valeria a pena conhecer a história.

Sobre os episódios, eu poderia fazer postagens futuras (ou criar um blog somente de doramas e j-movies para não ficar confuso, sei lá).

Fontes: Contas oficiais no Twitter (@kindaichi_5) e Instagram (@kindaichi_5), site oficial da emissora NTV.

Imagens: todas da conta oficial no Twitter.

Comments