Curiosidades (e outras nem tantas) da rapaziada da J&A - Parte 9


Quando faço alguma postagem de doramas com algum membro da agência Johnny's and Associates, normalmente são doramas das emissoras mais conhecidas daqui, como Fuji TV, NTV, TBS, TV Asahi, TV Tokyo, e, alguns a cabo e, agora streaming como dTV, hulu, amazon prime, Netflix...

Mas foram poucos os membros dos Johnny's que atuaram no chamado "Asadora" ou "Renzoku Terebi Shosetsu" da NHK (dorama matinal de segunda a sexta com duração de 10 a 15 minutos com cerca de 150 capítulos, chegando a durar seis meses). Mesmo porque, os asadora têm enredo baseado (ou inspirado) na vida de alguma personalidade conhecida, nascida ou morado boa parte da vida na província onde se ambienta o asadora.

E normalmente, o personagem principal do asadora é feminino, pelo menos a grande maioria dos asadora que foram transmitidos pela emissora desde 1961 (de 106 asadora transmitidos até o momento deste post, 15 foram protagonistas masculinos).

O asadora, como uma vez eu havia mencionado em alguma postagem antiga, passa no horário da manhã, tem quinze minutos de duração e vai de segunda a sexta. Dependendo do asadora, ou tem 150 e poucos capítulos, ou pode dobrar se durar um ano. Por passar no horário da manhã, os temas são mais leves, traz calor humano, um pouco de drama, comédia e lição de vida. Se conta a história da protagonista desde o nascimento, pode contar um elenco numeroso que todo mundo se perde, mas mesmo assim, são produções muito bem-feitas.

Foram muito poucos os membros da agência Johnny's and Associates a atuar num asadora, porque, como disse, envolve um grande elenco (numericamente falando), e só vai notar a presença de um, se divulgar ou se já era rosto conhecido, mas mesmo assim, acaba passando batido.

- O primeiro membro da agência a atuar num asadora foi Goro Inagaki (SMAP), em "Seishun Kazoku" em 1989. Na época, todos os membros (até 1996, era um sexteto, e ainda não tinham debutado oficialmente, isso aconteceu somente em 1991) fizeram teste para o asadora. Somente Inagaki passou. Neste asadora, ele interpretou Daichi Agawa, irmão de Saki Agawa (interpretada por Misa Shimizu, a protagonista do asadora).

Inagaki interpretou o médico Shigeyoshi Osaki no 101o. asadora, "Scarlet" (protagonizado por Erika Toda), três anos depois de ter encerrado as atividades no grupo.

- Em "Scarlet", Yoshinori Masakado (membro do grupo Ae!Group, dentro do Kansai Jr., muito amigo demais da conta do Daigo Nishihata, do Naniwa Danshi), interpretou Masayuki Samejima, namorado e posteriormente esposo de Naoko Kawahara, interpretada por Nanami Sakuraba.

- Tsuyoshi Domoto atuou em "Karin", em 1993 (já era a dupla KinKi Kids, mas ainda nem tinham debutado). Ele interpretou Kazunori Honma, filho de Akari Honma (Miho Tsumiki). 

- Taichi Kokubun atuou em "Haru yo, Koi" em 1994. Este asadora durou um ano (normalmente, duram seis meses), dividido em duas partes. Taichi atuou na segunda parte, como Daisuke Takenaka.


- Toma Ikuta atuou em "Aguri", em 1997. Mas como Junnosuke Mochizuki, filho de Aguri e Eisuke Mochizuki antes da adolescência (foram cinco capítulos, mas foi o primeiro trabalho na TV de Ikuta. O ator Haruma Miura aparece no capítulo 31 como Shotaro).

- Ken Miyake atuou em "Watashi no Aozora 2002", sequência do asadora do mesmo nome que foi transmitido em 2000. A sequência foi transmitida em 8 partes nas segundas-feiras, 8 da noite. Na sequência, Miyake interpretou Takashi Sato. Embora ele não tivesse atuado no asadora, muitos acham necessário assistir primeiro o asadora por causa dos personagens.

- Ryo Nishikido atuou em "Teru Teru Kazoku", em 2003. Interpretou Kazuto Kuwabara, o primeiro amor da protagonista Fuyuko, interpretada por Satomi Ishihara.

- Shigeru Joshima atuou em "Imo tako nankin" em 2006. Joshima interpretou Tokiuchi Hanaoka, dono de uma casa de fotos e pai da protagonista Machiko Hanaoka (interpretada por Naomi Fujiyama na fase adulta, e por Nana Yamazaki e Anna Odaka entre 10 e 15 anos, respectivamente).


- Shunsuke Kazama protagonizou com Natsuna em "Jun to Ai" em 2012. Ele interpretou Itoshi Machida, esposo de Jun Kanno, protagonizada por Natsuna. O nome do personagem de Kazama, Itoshi, em kanji também se lê "amor".

- Embora Kazuya Takahashi (Otokogumi) foi o membro que atuou em dois asadora - "Yanchakure" (1998) e "Junjou Kirari" (2006), ele já tinha saído da agência em 1993 quando o grupo entrou em hiato (e acabou tendo um comeback em julho de 2022). 

- Atualmente, o membro ativo dos Johnny's que atuou em dois asadora é Daigo Nishihata - em 2013 em "Gochisosan" (ele interpretou Katsuo Nishikado, o filho mais novo de Meiko, interpretada por Anne), e em 2015 em "Asa ga Kita" (como Yonosuke Mayuyama, filho de Hatsu, interpretada por Aoi Miyasaki). Nishihata, na época, ainda era membro do Kansai Jr. (O grupo Naniwa Danshi só foi formado em 2018.)

- Em "Asa ga Kita", além de Nishihata, Akito Kiriyama (Johnny's WEST) também atuou (nos capítulos 52 a 155, como Eisaburo Shiraoka, irmão de Shinjiro, interpretado por Hiroshi Tamaki).

- Ren Nagase (King and Prince) atuou em "Okaeri Mone" em 2021. Nagase interpretou Ryo Oikawa, amigo de infância de Mone Nagaura, interpretada por Kaya Kiyohara.


- Hokuto Matsumura (SixTONES) atuou em "Come Come Everybody" em 2021. Interpretou Minoru Kijima, esposo de Yasuko Kijima, interpretada por Mone Kamishiraishi (na primeira fase da história).

- You Yokoyama (Kanjani Eight) e Ren Meguro (SnowMan) estarão no asadora de outono de 2022, "Mai agare!" Yokoyama interpretará Haruto Iwakura, irmão mais velho de Mai, interpretada por Haruka Fukuhara, a heroína do asadora ambientado em Osaka. Meguro interpretará Hiroaki Kashiwagi, um dos alunos da escola de aviação. (O asadora entrará no ar no dia 3 de outubro, no lugar de "Chimudondon").


- O grupo SMAP é, até hoje, o único da agência a ter uma música no asadora mesmo nenhum dos membros ter atuado no dorama em que a música foi usada - "Sakasama Sora", tema do asadora "Ume-chan Sensei", protagonizado por Maki Horikita, em 2012.

Observação: antes que venham os menos informados reclamando que só escalaram os membros mais conhecidos para levantar a moral do grupo, vou tentar explicar: nenhum deles chega a ser personagem principal, pois quem se destaca mais é a protagonista, o que no asadora é chamada de "heroína". Os personagens que os membros da agência interpretaram, duravam alguns capítulos ou mais, pois interpretavam filho, esposo ou algum parente da heroína. 

Alguns membros raramente atuam, caso do Shigeru Joshima, Taichi Kokubun e Tsuyoshi Domoto. Outros se dedicam exclusivamente na atuação, como Toma Ikuta e Shunsuke Kazama. 

Quando Daigo Nishihata atuou no seu primeiro asadora, "Gochisosan" em 2013, ele mal tinha entrado no Kansai Jr. Apesar de ser conhecido por ter atuado em "Gokusen 3" junto com Junta Nakama e faziam dupla no programa "JaniBen", Akito Kiriyama atuava muito pouco e ele tinha acabado de debutar com o Johnny's WEST quando fez "Asa ga Kita".

Na época que atuou em "Okaeri Mone", Ren Nagase tinha acabado de ganhar o prêmio de ator revelação no 44a. edição do Nihon Academy, o grupo King and Prince era um dos mais populares. Mesmo assim, ele atuava muito pouco (deixavam mais o Sho Hirano trabalhar).

O personagem de Hokuto Matsumura em "Come Come Everybody" foi somente durante a primeira fase (que durou 38 capítulos).

Imagens: Model Press, natalie tv, ameblog, prcm, google, twitter.

Comments