[Discoteca Básica do Empório] Naniwa Danshi - "1st Love" (2022)


É muito raro eu fazer resenha em Discoteca Básica um álbum que é o primeiro de um artista, e pior ainda, ter acabado de ser lançado. Não que seja um mau sinal, mas é que é difícil de saber como serão os trabalhos futuros.

Um dos motivos do primeiro álbum do recém-debutado Naniwa Danshi entrar na seção, é que esse grupo levou o conceito de idol group ao pé da letra: imagem de garotos fofos (cof cof cof), bem humorados, sabem lidar muito bem com o público, fazem bom uso das redes sociais (Instagram, YT e tiquetoque), uma aura que faz brilhar aos olhos das fãs, músicas bem pop-idol e roupas de concertos e shows que são puro brilho. Quem acompanha o anime "Idolish Seven", é bem por aí mas com o lado positivo, já que um pouco de purpurina não faz mal pra ninguém, fora que os membros do Naniwa acompanham as tendências atuais e sabem das antigas.

Vai que o grupo anda assistindo o anime "Idolish Seven" para ter idéias de como ser idol kira-kira e a gente nem sabe...

Formado em outubro de 2018, sob produção de Tadayoshi Okura (Kanjani Eight), os sete membros - Daigo Nishihata, Ryusei Onishi, Shunsuke Michieda, Kyohei Takahashi, Kento Nagao, Joichiro Fujiwara e Kazuya Ohashi - já tinham bom tempo de agência e muita experiência. E depois de dois anos, debutaram com o primeiro single.

Uma ameaça para nossos corações com tamanha fofura.

Houvesse quem torcesse o nariz só pelo fato do Naniwa Danshi ser um grupo de Kansai, uma "ameaça para grupos como Arashi e King & Prince" (ahahahahah), serem muito "velhos" pra ser idol group (a média do grupo é de quase 23 anos), roupas muito chamativas e músicas bem estilo idol bubblegum, mas dificilmente o pessoal vai esquecer, porque eles fazem questão de colocar essas músicas no repertório.

Depois de dois singles e mais algumas músicas que o pessoal conhece dos tempos em que eles ainda eram Kansai Jr., o pessoal resolveu aproveitar a chance que o grupo ainda está em alta (embora eles já faziam muita coisa bem antes do debut) e já botaram um álbum no forno. Material tinha sobrando, mas primeiro álbum que se preze, tem que ter mais músicas novas fora os singles. O anúncio do álbum foi feita no site da gravadora J-Storm no dia 27 de maio, bem como a turnê nacional para divulgar o álbum.

"1st. Love" (lê-se "First Love"), lançado no dia 13 de julho de 2022, traz doze faixas, sendo que três já tinham saído em single e duas eram dos tempos de Kansai Jr. As outras sete eram inéditas. Como a maioria dos artistas vêm fazendo ultimamente, o álbum saiu em três versões - a limitada com CD bônus das músicas dos tempos de Kansai Jr.; a segunda limitada com DVD do primeiro concerto que fizeram logo que o grupo foi formado; e a terceira, versão regular com duas faixas bônus.

Na postagem, será a versão limitada com o CD bônus.

O álbum abre com "Overture", instrumental que foi usada na turnê de 2021, antes do debut. Bem estilo de introdução de filmes ou animações no estilo de contos de fada.

"Dreamin' Dreamin'", "Brand New Heroine", "Getsu Ka Tsui Moku Kimi Youbi" são bem do estilo idol music, baladas dançáveis, música pra embalar os sonhos das meninas, coisas bem de colegiais de último ano (ou universitárias de primeiro ano), mas que muita gente gosta. 

O legal era a contracapa desta edição, que mostrava como fizeram pro Nishihata e Onishi ficarem quase na mesma altura que Ohashi e Fujiwara...

"Ubu Love", que foi o primeiro single do debut, virou a marca registrada do grupo, já que foi usada em comerciais (da campanha das lojas de fast fashion GU, da loja de conveniência Lawson e da operadora SoftBank) e tema de encerramento do dorama "Kieta Hatsukoi". 


"The Answer", segundo single e tema de abertura do dorama "Kindaichi Shonen no Jikembo 5", tem um estilo mais sério e "sombrio", diferente do que havia sido o single anterior, mas que prova que o grupo também sabe fazer algo mais maduro (se virem a apresentação do grupo no programa "The Music Day" em 2 de julho, só faltaram colocar fogo no palco literalmente por causa dos efeitos pirotécnicos que combinaram com a música).

Com o cantor e compositor Yujin Kitagawa (centro, entre Ohashi e Nishihata) nos bastidores da Fuji TV, antes de divulgarem a nova música-tema para o programa matinal "Mezamashi TV".

"Sachiare", double-A do single "The Answer", está sendo atualmente tema do programa matutino "Mezamashi TV", que o grupo tem dois quadros semanais às sextas-feiras desde outubro de 2020 - o "Naniwa Douga" e o "Naniwa Danshi no Nandeyanen". A música, composta por Yujin Kitagawa, da dupla Yuzu, é bem animada, estilo folk. O título, escrito em katakana, significa "alegria", mas é um trocadilho já que o kanji de shiawase também pode ser lido como sachi.

Para não perderem o espírito de Kansai que habitam neles, claro que não poderiam faltar as famosas músicas cômicas zoadas mas que todo mundo gosta e dá risada junto porque é muito zoado mesmo. "Mousoucchuyu Discooooooo!!" começa como se fosse uma balada por causa da introdução do piano, mas quando solta o coro "nandeyanen", pode ter certeza que o resto da música é bem zoada, com direito a um monte de ad libs que não estão na letra, ou seja, se essa música estiver nos concertos, eles vão mudar a cada apresentação.

O maior divulgador da pose que virou marca registrada e fica melhor neles in natura do que naquelas adolescentes nos aplicativos que deformam todo o rosto.

"Chuki Chuki Hurricane", composição de Daigo Nishihata, é sobre a famosa marca registrada do grupo que adotaram nos tempos em que começaram o canal no Island TV ainda pertencentes ao Kansai Jr. "Chuki Chuki" foi o gesto que as adolescentes popularizaram no tiquetoque mas ganhou muita força quando o Naniwa Danshi usa para se apresentar nos vídeos quase semanais no canal oficial do YT. A música acabou viralizando no aplicativo por causa do ritmo e coreografia.

Vamos combinar que essa pose fica melhor no Onishi in natura do que nas meninas que postam nos aplicativos com filtros que deformam todo o rosto.

"Emerald" seria uma balada com direito a orquestra, como se fosse encerramento de algum espetáculo. Lembra muito o encerramento dos musicais dos Johnny's que chegaram a fazer antes do debut. Seria a penúltima faixa do álbum.

Qualquer semelhança com o anime Idolish Seven não é coincidência, porque vai que eles andam assistindo o anime, jogando o game... Mas ficaram perfeitos pro PV.

"Diamond Smile", faixa que encerra o álbum, já era conhecida do público desde o primeiro concerto de 2019. E foi usada como lead track para divulgar o álbum, com direito a promotion video com história da carochinha, o grupo usando roupas estilo príncipes e coreografia dançante. 

O CD bônus que vem na primeira edição limitada, muita gente já conhecia devido serem dos concertos anteriores, foram usadas como tema de encerramento de doramas protagonizados por eles e campanhas publicitárias... antes de debutarem. Ou seja, era a primeira vez que as músicas deles eram lançadas em CD.

"Naniwa Lucky Boy" é usada até hoje como tema do quadro semanal do grupo no Mezamashi TV, no "Naniwa Douga" e "Naniwa Danshi no Nandeyanen".

"Aoharu ~ With U With Me" e "Yobaiboshi" foram usadas como tema de doramas - a primeira em "Men's Ko ~ Seiho High School Men's!!", protagonizado pelo grupo no outono de 2020; e a segunda, em "Muchuusa, Kimi ni" protagonizado por Ryusei Onishi, no inverno de 2021. Enquanto uma é bem divertida, a segunda é uma balada.

"Shall We...?" traz arranjos orientais com mistura de rap e dance, "Soda Pop Love" encaixaria bem como tema pra verão, já que a apresentação dessa música nos concertos eles se apresentam de yukata, e "2 Faced" seria um pouco do que viria a fazer em "The Answer".

Quase todo grupo dos Johnny's tem uma música que faz apresentação dos membros, de uma forma muito carinhosa que eles sabem fazer aka revelando o que muita gente sabe. Claro que com o Naniwa Danshi não ia dar ponto sem nó - "Seven Stars" cada um apresenta o outro e menciona as principais características como "atuou em dois asadora" (Nishihata), "responsável pelos goods" (Onishi), "o caçula inteligente" (Nagao), "atua em filme e drama" (Michieda), "o narcisista mas avoado" (Kyohei), "vive usando uniforme" (Joichiro) e "purin tabesugi oshiri purinpurin" (Ohashi). Detalhe que foram os próprios membros que compuseram a música...

"Yume watashi" foi usada como tema da transmissão do Koshien (campeonato colegial de baseball), pela TV Asahi, em 2021. A emissora é uma das poucas que transmitem o campeonato, e por ser a mais conhecida, geralmente as músicas-tema acabam sendo de artistas bem conhecidos, como TUBE, Fumiya Fujii, Naohito Fujiki, Kobukuro, Kanjani Eight, etc. A música encerra o álbum na primeira versão limitada.

"Time View ~ Hatenaku tsuzuku michi ~" foi composta por Michieda bem antes do grupo debutar, numa época em que o Naniwa Danshi estava incerto do futuro, se iam debutar ou iam permanecer como Juniores pelo resto da vida. A música foi apresentada pela primeira vez na turnê de 2021. Se alguém conseguir ver a apresentação no dia em que foi anunciado o debut, essa música faz o maior sentido.

As duas faixas bônus que se encontram na edição regular - "Timeless Love" e "Sincere" - fazem parte dos doramas de verão protagonizados por Ohashi ("Keshigomu o Kureta Joshi o Sukininatta") e Onishi ("Kanojo, Okaeshimasu"). Aquela história que, precisa comprar todas as edições por causa dos bônus mas vale a pena.

Esperemos que o grupo continue com sucesso, trazendo mais músicas fofas, divertidas e cheias de energia, porque num mundo que vive cinzento, acho que um pouco de diversão não mata ninguém.

Trivia e Curiosidades:

- No documentário "Ride On Time" na quarta temporada, o grupo estava preocupado com o futuro se não debutassem logo, pois estavam num estágio que, se não debutassem naquele momento, jamais aconteceria. Os mais preocupados eram Nishihata (que depositou todos seus esforços no momento em que o grupo foi formado) e Joichiro (está desde 2004 na agência e viu muitos de seus colegas que até entraram depois dele debutarem, e ele nada).

- Para promover o álbum, na véspera do lançamento, o chamado "flag day" (quando quem fez pedido antecipado nas lojas, já pode adquirir o álbum ou single), o grupo fez apresentação ao vivo no Parco Shibuya diante do monumento feito especialmente para a divulgação - um coração rosa estilizado medindo 2,60 metros e pesando quase 600 kg, que ficou exposto por uma semana.

- O promotion video de "Diamond Smile", lead track do álbum, foi idealizado o grupo num conto de fadas, com direito a todos os estereótipos possíveis. 

- "Chuki Chuki Hurricane" foi apresentada no aplicativo tiktok no dia 27 de junho com todos os membros, e no dia 29 do mesmo mês as duplas Nishihata-Onishi e Joichiro-Ohashi. Segundo fãs, as duas duplas são as que possuem maior simetria, e também porque no passado, Nishihata e Onishi pertenceram a um grupo, o Naniwa Ouji, e Joichiro e Ohashi dublaram dois idols virtuais no projeto Ascana - Virtual Johnny's Project, Asuka Kaido e Kanata Ichigoya respectivamente.



- Quem reservasse os CDs nas lojas e na internet com antecedência, ganhavam alguns brindes extras, como mini clear-file, broches, posteres e adesivos, dependendo de onde fez a reserva. Se adquirisse uma das edições limitadas mais a versão regular, tinha um código que, se entrasse no site oficial do grupo, poderia assistir a um live especial em agosto de forma gratuita, mesmo não sendo do FC oficial.

- Por causa do debut, algumas atividades que o grupo fazia tiveram que ser encerradas para que eles pudessem ter as próprias, como canal no YT oficial (antes eles estavam no Island TV), programa de TV (o único que ainda mantém bem antes do debut, é o "Mada Update Shitenaino?" pela TV Asahi), programa de rádio (graduaram-se no "Radirer Saturday" e agora mantém o "Ubu Radio", aos sábados pela Nippon Housou) e conta no Instagram e TikTok.

- A capa das edições limitada e regular são de tons rosa e branco, destoando muito o jeito Kansai de ser, mas o grupo queria transmitir uma imagem juvenil e romântica, já que o título é "Primeiro Amor".

- Fãs mais atentas, mas também nem dava pra não reparar - nas fotos de divulgação do álbum e no PV de "Diamond Smile", Ohashi estava com o cabelo alaranjado, pois estava gravando o dorama "Kanojo, Okaeshimasu". Mas na véspera do lançamento, no Parco Shibuya, o cabelo do Ohashi voltou a cor original, mas o do Nishihata mudou por ele estar gravando "Shin Shinchokoki".

- No CM para divulgar o álbum, mostram quatro PVs que o grupo havia visto - "Ubu Love", "The Answer", "Sachiare" e "Diamond Smile" - e na ordem as letras apresentadas formam a palavra "LOVE".

- O álbum vendeu 721 mil cópias na primeira semana, ficando em primeiro lugar na categoria geral, segundo a Oricon.

Imagens: J-Storm, Instagram, TikTok, Showroom VR, Oricon, Mezamashi TV Twitter, Chunichi On Line.

Fontes: Oricon on line, J-Storm, ViVi.

Comments