Experiências na Cozinha - Salada Paysanne

ATENÇÃO: Não estou ganhando nada financeiramente nem sendo paga para informar as contas e programas de TV mencionados no decorrer desta postagem. Só estou informando para que os leitores saibam de onde tirei algumas receitas.

Foto meramente ilustrativa, do site da Kewpie Mayonnaise.

Estar temporariamente de férias, significa ter mais tempo para tentar receitas novas. Antes que as feminazi de plantão comecem a botar a boca no trombone, cozinhar de vez em sempre é uma terapia, mesmo não dando certo e correndo o risco de colocar fogo na cozinha. Certo que existem comidas de preparo rápido aka comida de microondas, mas existem pessoas que gostam de esquecer do mundo, cozinhando.

Enfim, de tanto que eu assisto programas que envolvem comida, criei vergonha na cara e resolvi testar outras receitas. Felizmente existem contas no Instagram que sabem fazer uso do aplicativo e postam receitas e até vídeos mostrando o passo-a-passo, como Tastemade Japan, Delish Kitchen, Kurashiru, etc. Já testei muita receita nessas contas, isso porque antes do Instagram, eram nas revistas como ESSE, Orange Page e Lettuce Club. Quando não muito, eu procurava na internet em sites como CookPad.

Ao mesmo tempo que eu tentava decifrar a receita, aprendia mais um pouco de japonês. Assim como nos programas de TV, mas na época eu mal sabia ler direito os caracteres e acabava nem anotando. Felizmente, os sites das emissoras que transmitem esses programas disponibilizam as receitas em sua home page.

No Instagram, eu postei dois pratos que fiz por causa de programa de TV - uma salada e um acompanhamento. Vou postar somente a salada, porque a postagem vai ficar comprida. O acompanhamento postarei depois.

Por causa do lançamento de mais um novo molho para saladas, a empresa Kewpie Mayonnaise postou no site oficial do produto, a receita das saladas Paysanne

A salada Paysanne é típica da França, especialmente na área rural. Os ingredientes variam de região, mas o básico seria alface (ou endívia, ou qualquer salada verde), batata e cenoura cortadas e cozidas em cubos, pedaços de bacon frito, cogumelos fatiados e um ovo cozido com a gema quase crua. O molho é feito de óleo de oliva, óleo de nozes, mostarda Dijon, vinagre e alho moído.


A que eu fiz, segue abaixo...

Ingredientes:

1 batata

6 mini tomates

Alface a vontade

1 cenoura pequena

3 cogumelos (tipo champignon)

80 gramas de bacon

1 ovo cozido e fatiado

Modo de fazer: Lave bem as folhas da alface e pique-as com as mãos do tamanho pequeno. Reserve num prato. Corte os mini tomates ao meio e coloque no prato onde está a alface.

Descasque a batata e corte em cubos. Corte a cenoura em cubos também. Coloque num prato, cubra com filme plástico sem fechar, e deixe no microondas potência 500W por 10 minutos. Deixe esfriar bem e junte no prato com a alface e tomate.

Coloque no prato da salada o cogumelo picado e o ovo fatiado.

Corte o bacon em fatias médias, frite e coloque na salada. 

Sirva com o molho pronto.

PS: O certo seria cortar a cenoura em tirinhas e servir crua. Quanto a alface, eu praticamente usei metade dela. Se não tiver mini tomate, pode ser tomate médio, utilize dois e corte em quatro.

Como não achei champignon fresco, usei o de conserva e fatiado que se encontra no supermercado. Na receita, foi da Kewpie, a linha "Salad Club", que são vários ingredientes para salada cortados e em conserva para uso rápido. Ou para quem mora sozinho.

E o ovo era para ser cozido de forma que a gema ainda estivesse crua, mas como ninguém em casa consegue comer desse jeito, então cozinhei e fatiei.

Pode substituir o bacon por frango grelhado, atum, salmão, presunto. Ou acrescentar mais legumes como milho, ervilha, vagem, aspargo, etc. Dependendo, pode acrescentar endívia. Vai de gosto de cada um, já que a salada Paysanne varia de região para região. 

O certo era eu tentar fazer o molho também, mas como eu já tinha o pronto, foi esse mesmo. A receita mais aproximada do molho, encontrei neste site em inglês em que a autora utilizou 1 colher de sopa de  mostarda Dijon, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, 4 colheres de sopa de azeite de oliva e uma pitada de pimenta branca. Não é necessário acrescentar sal porque a mostarda e o bacon (se utilizar este) já possuem sal o suficiente.

(Se eu fizer novamente, farei com o molho caseiro, mas depois terei que procurar mais receitas que utilizem mostarda Dijon e vinagre balsâmico, que são dois itens que raramente uso em casa. Bem, acho que é bem por aí que a gente procura mais receitas para testar usando ingredientes que raramente usamos no cotidiano na cozinha.)

Imagens: Kewpie (que abre a postagem) e da autora (a do meio).

Fonte da receita: Kewpie e A Lady in France.

Comments