Forever Plaid 2022 Final (2022)


Estados Unidos, 1964. Quatro colegas do tempo do colegial resolvem formar um grupo vocal, The Plaids. O sonho de Francis, Jinx, Sparky e Smudge eram se tornar famosos em todo o mundo. 

Quando recebem o convite para gravar um disco, o carro que os levava colidiu com um ônibus que estava levando estudantes de um colégio católico que iam para o Ed Sullivan Show. Todos os membros que estavam no carro, morreram.

Mas antes de irem para o além, é dado uma nova chance para o The Plaid fazer um show e serem famosos.

"Forever Plaid" é uma produção musical off-Broadway* que foi escrita, dirigida e coreografada por Stuart Ross, cuja primeira apresentação foi em 1989, e ganhou versão cinematográfica em 2009.

*Peças teatrais off-Broadway são aquelas produções menos dispendiosas, são realizadas em teatros de 100 a 499 assentos, e por não fazer tanta publicidade, elas acabam sendo menos conhecidas. Costumam ter pouco elenco e quase nada de material cenográfico, como foi "Murder For Two", que eram dois atores e um piano.


No Japão teve três temporadas - 2013, 2016 e 2022 - e todas elas foram dirigidas por Kyoichi Itagaki, e teve o mesmo elenco: Jay Kabira (Francis), Hiroshi Nagano (Jinx), Mitsuru Matsuoka (Sparky) e Souma Suzuki (Smudge). Na verdade, era para ter sido a final em 2020, mas devido a pandemia, todas as produções foram suspensas e retomadas dois anos depois.

O início da história é apenas narrada. Os atores somente entram em cena quando eles voltam do além para ter a última chance de serem reconhecidos musicalmente. "Forever Plaid" traz a história de grupos vocais ou guy groups, geralmente formado por um quarteto masculino e usam harmonias vocais em músicas do standard norte-americano, comum nos anos 50. 


Durante a história, The Plaids interpretam 31 canções que foram adaptadas na versão japonesa, entre elas "Perfidia", "She Loves You", "Papa Loves Mambo" e "Love is A Many Splendored Thing". Apesar do início trágico (claro, os quatro membros morreram), o musical é recheado de comédia, improviso e até fazendo propaganda subliminar (Kabira fazendo comercial do Rakuten Card, no qual é sponsor). Mas nada disso tira a graça da história em que o quarteto demonstra que mereciam ser famosos mesmo estando no outro lado da vida.

Sem esquecer que tem um trio que cuida da parte instrumental das músicas, que é formado por Atsushi Abe (piano), Shunji Saegusa (contrabaixo), Goro Oshima/Keisuke Oyama (percurssão). Inclusive o trio chega a interagir com o The Plaids em alguns momentos, e o elenco interage com a platéia, com direito a sorteio.

Uma pena que muitas produções teatrais raramente saem em DVD, mas talvez um dos motivos seriam os direitos autorais das peças e das músicas utilizadas, já que a maioria são produções do exterior. Mesmo assim, quem tiver a oportunidade de ir assistir a alguma peça teatral ou musical, vale o investimento.

Trivia:

- Plaid seria uma estola comprida feita de tartan em que é enrolada na cintura, passa por cima do ombro esquerdo e prende na frontal. Nos Estados Unidos, plaid também é sinônimo de tartan, feito de lã em padronagem xadrez formada por linhas horizontais e verticais de diversas cores. O traje é popular na Escócia, usado com o kilt.

- Por isso o nome do grupo se chama The Plaids, devido a jaqueta e cinta que usam serem dessa padronagem.

- Nos anos 50 eram comuns terem grupos de harmonia vocal, interpretando canções do standard norte-americano, compostas por Cole Porter, George Gerswin, Nat King Cole, entre muitos. Os mais conhecidos eram The Four Aces e The Four Freshmen. 

- "Forever Plaid" é um dos poucos musicais que mesmo tendo havido três temporadas, manteve o mesmo elenco principal.

- A narração foi feita por Jon Kabira, irmão mais velho de Jay Kabira. Jon é conhecido como narrador e apresentador do programa de rádio "J Wave JK RADIO TOKYO UNITED" desde 2008. Um dos trabalhos mais conhecidos foi ter sido narrador no game "Winning Eleven 2011". Recentemente, faz a narração do asadora "Chimudondon", ambientado em Okinawa.

- Jay Kabira (nascido como Jiei Kabira), que interpreta Francis, nasceu em Okinawa, mas devido ao trabalho do pai Chosei Kabira, que trabalhava para a NHK, a família mudou-se para Tóquio no mesmo ano que Okinawa foi devolvida para o Japão. Formado em Artes Liberais na Universidade Sophia, Jay começou a trabalhar como narrador, especialmente em programas esportivos. Em doramas e filmes, atuou mais como convidado especial, algum capítulo, mas raramente uma temporada inteira (como "Moon Lovers" e "Shinsengumi"). Por ter trabalhado em "Shinsengumi", dirigido por Koki Mitani, Kabira atuou em mais dois trabalhos - o filme "The Wow-Choten Hotel" e o musical "Sing Like Talking". É conhecido pelos comerciais do Rakuten Card e vitamina Heparise.

- Hiroshi Nagano (falar dele é que nem o Masayuki Sakamoto, é meio que chover no molhado, porque todo mundo sabe o que ele faz envolvendo comida), no papel de Jinx, quando atua, geralmente é no teatro, porque na TV ele raramente fez um dorama completo - mais faz participação especial em algum capítulo aleatório (como em "Ikka 9-gakari", "Yasuko to Kenji", "Kimi wa Petto", "Haken no Hinkyaku 2"). Ele e Jay Kabira trabalharam no programa de automobilismo "BOON!" entre 1999 a 2002. É um dos poucos membros da agência a possuir certificado e licença de chef de cozinha (o outro que possui é o Masahiro Matsuoka, do TOKIO), e sommelier de vegetais. Seus três livros publicados é tudo sobre comida. Se bem que ele vai ficar sempre lembrado por interpretar Daigo Madoka, na série "Ultraman Tiga", do que um dos alunos da série "3-Nen B-Gumi Kinpachi Sensei" (foi o primeiro trabalho de Nagano quando entrou na agência, em 1986).

- Mitsuru Matsuoka, que interpreta Sparky, é vocalista da banda de rock SOPHIA (que estava em hiato desde 2013 e retornarão em outubro de 2022), mas também já atuou em doramas - os mais conhecidos foram "Hito ni Yasashiku" (com Shingo Katori e Koji Kato, que formavam o trio que moravam juntos e tem que criar um menino que apareceu do nada) e "Yamada Taro Monogatari" (Matsuoka interpretava Kazuo Yamada, o pai desaparecido e às vezes aparecia do nada). Fez uma participação especial na série "Kamen Rider Zi-O", como Katsumi Daido/Kamen Rider Eternal (cujo personagem ele havia interpretado anteriormente nos filmes "Kamen Rider W FOREVER AtoZ/Unmei no Gaia Memory", em 2010, e em "Kamen Rider W RETURNS Kamen Rider Eternal", em 2011). Matsuoka também mais fez teatro que TV ao longo de sua carreira. Interpretou Thomas Andrews Jr. nas duas temporadas do musical "Titanic" em 2007 e 2009.

- Souma Suzuki, no papel de Smudge, atua desde 1982, mais em teatro e musicais, como "West Side Story", "A Bela e a Fera", "Les Miserables", "BACKBEAT" (com Shota Totsuka do ABC-Z e Yuta Tatsuomi do Four Yuu), "MY ONE AND ONLY" (com Masayuki Sakamoto), "How to be Succeed" (com Takahisa Masuda) entre muitos. Por ter morado um bom tempo na Inglaterra, fala muito bem o idioma. Na TV, fez muitas participações especiais em "Aguri", "Hanzawa Naoki" e "Aibou". Realizou alguns concertos, geralmente estilo dinning show ou em lugares bem menores. Interpretou Harold Bride na primeira temporada do musical "Titanic", em 2007, com Mitsuru Matsuoka. Seu nome real é Takatsugu Suzuki.

- A temporada final foi realizada em nove províncias - Tóquio (e onde a apresentação foi feita também, mas em outro lugar), Kanagawa (na cidade de Yamato, cidade natal de Nagano), Miyagi, Yamagata, Osaka, Hiroshima, Fukuoka, Ishikawa e Aichi (na cidade de Kariya, onde eu fui assistir a penúltima apresentação).

- Para quem não era do FC do 20th Century (grupo que Nagano pertence) ou do Matsuoka, dava para adquirir os ingressos pelo Ticket Pia, no e-plus, nas bilheterias dos teatros horas antes de abrir o salão. O panfleto dava para comprar dentro do teatro ou no site oficial. Quanto aos goods, diferente das duas outras apresentações, desta vez eram somente do Mitsuru.

Imagens: do site oficial de Forever Plaid 2022 Final, Edge Line, MNavi, stage natalie, spice e-plus.

Comments