Por que eu não ligo tanto para moda e afins

Uma das coisas que eu não ligo tanto é pra moda - seja cabelo, maquiagem ou roupa. Acho que sou daquelas que "visto no que me vai sentir bem" ou "vestir com bom senso", porque moda em roupa é daquela que vai e volta. Se numa estação roupa florida está na moda, na outra, seriam as listras, e segue ladeira abaixo.

Para quem tem uma silhueta fora dos padrões daqui e dali, eu tenho que ficar procurando loja com roupas que me fazem sentir melhor, sem perder o bom senso, claro. Até eu conseguir perder peso. Questões de saúde.

Tá, eu sei que tem muita gente que vai jogar na minha cara "ah, mas aceita o corpo que tem". Sei. Depois que você recebe o resultado do exame médico, quero ver se essa frase vai fazer sentido.

Na verdade, eu já tenho as lojas e marcas que costumo comprar roupas, e geralmente acabo usando modelos que posso usar nas próximas estações. Pra quem por quase dez anos usou camisa de tom pastel e terno cinza e preto pra ir trabalhar, minhas roupas fora de trabalho eram as mais básicas - jeans reto, camiseta lisa ou com pouca estampa, e saias. Mas já tive fase de usar algumas roupas "chamativas", como vestidos de estampas de flores e blusas diversas.

Certo que eu comprava revistas de moda, mas nem era todos os meses, era só quando saía meus ídolos na capa e aproveitava pra ler o resto. Mas acompanhar moda, era impossível pro meu bolso, mesmo pelas opções mais em conta.

Tive uma época que comprava muita maquiagem, tratamento completo, mas com o tempo, fui diminuindo o uso - fatores bolso e idade, pois conforme a idade avança, a ficha cai e percebe que já tem que se cuidar muito mais, tanto em maquiagem como na saúde e tudo o mais.

Daí que eu quase não acompanho moda a fundo. Mesmo porque pra quem passou na casa dos enta, existem certas coisas que já não combinam mais. Se bem que aqui, o pessoal não repara tanto assim (cof cof cof), mas se olha torto, é bem discreto. Eu acho, né.

Você vê as influencers de moda nas redes sociais, e aí ditam a moda, o que pode e o que não pode, essas coisas. As daqui, eu nem sigo, mesmo porque não aparecem na minha timeline no Instagram, mas não sei porque raios aparecem as do Brasil...

Existem itens do vestuário que as influencers brasileiras querem tacar longe e botar fogo, mas alguns deles, desde que usado com bom senso, fazem parte do meu guarda-roupa e nem penso em desfazer tão cedo.

- Calça legging: o pavor das influencers de moda. Tenho uma, preta, de algodão que vivo comprando em uma das lojas mais conhecidas daqui quando ela rasga com o uso. Costumo usar com uma camisa BEM comprida, daquelas que cobre até o joelho, ou vestido BEM comprido, ou com saia comprida. No inverno é ótimo pra esquentar as pernas (sim, eu uso saia no inverno também). Eu também acho pavoroso usar sem cobrir os fundilhos, mesmo se eu tivesse corpo pra isso. Pelo menos bom senso eu tenho de sobra. Se reclamarem, compro dois pares e ainda levo uma de cor neutra de brinde.

Mas se tem um tipo de legging que eu não uso, é aquele modelo com pedaleira. Com o tempo, a calça estica e fica aquele visual pavoroso. E detesto aqueles de tecido de lycra que esquenta demais, e fica transparente. E olha que já vi gente usando com uma blusa curta pior que cropped.

- Sapato tipo sapatilha de ballet: Por falta de um, tenho DOIS pares, do mesmo modelo mas de cores diferentes. Tenho pé gordo e não é qualquer sapato que serve para mim, e eu tenho marca certa pra comprar. Não consigo mais usar sapato de bico fino, e o modelo que me sinto melhor pra andar sem doer os pés, é o impopular sapato de bico redondo como se fosse uma sapatilha de ballet. Se bem que aqui, a mulherada usa sem dó nem piedade e de diversas cores. Dependendo da marca, tem até de bico meio quadrado também (sim, eu tive uma dessas, só que a marca que fazia esse modelo, parou de fazer e era muito confortável).

Na foto da loja Oriental Traffic, um modelo que é um dos maiores sucessos de vendas e toda estação esse modelo sempre está na lista. Pode mudar a textura (imitação de couro ou camurça), as cores (varia e muito) e até estampa (de oncinha).

- Presilhas tipo laço: As influencers de moda dizem que, mulher que quiser impôr respeito e autoridade, devem evitar usar presilhas de laço porque dá a impressão de fragilidade. Tenho dois, e uso pra prender o cabelo pra ele não me incomodar num calor dos infernos, mesmo porque eu não consigo usar o cabelo solto, isso quando não muito, eu mando passar a tesoura e transformar em pixie hair. Essas presilhas que eu havia comprado na loja Alice on Wednesday, prendem tão bem o cabelo que, mesmo num vento forte, ela não desprende.

E aqui, esse tipo de acessório é o que mais tem - de tamanhos, cores, padronagens e tecidos. Inclusive, algumas comissárias de bordo usam um tipo de elástico com redinha para segurar o cabelo. E com laço enfeitando.

A foto é do loja on line da Alice On Wednesday, que traz tudo o que é acessório temático do Alice no País das Maravilhas. Então, esperem ter relógios, chaves, coelhos, rosas, baralhos, etc.

- Camisetas com estampa frontal ou nas costas: Elas dizem que infantilizam o visual. Depende muito da ocasião. Claro que você não vai num evento elegante de camiseta estampada daquelas que enxerga a quilômetros. Uma branca ou cor neutra cai bem e nem precisa pensar muito. Mas como eu trabalho usando um jaleco por cima, ninguém vai ver mesmo. Acho que essas influencers iam morrer se vissem como é aqui, especialmente em dia de concerto ou evento otaku. E as camisetas de concertos, especialmente da rapaziada dos Johnny's, tem umas estampas tão lindas...

Na foto quando recebi depois de quatro meses de espera no site oficial dos Johnny's, a camiseta do último concerto do V6. Eram dois modelos - um de manga curta e outra comprida - ambos ilustrados por Yu Nagaba. A de manga comprida - literalmente ela é MUITO comprida - as costas traz a ilustração do sexteto e seus respectivos signos do horóscopo chinês.

Na verdade, conceito de moda varia de país para país. Existem itens de vestuário e acessórios que muita gente usa e nem liga, outros acham estranho mas que também pelo outro lado é normal. O que importa numa hora dessas, seria o bom senso na hora de usar para sair ou para ir trabalhar, que seja, a gente sabe que sempre existirão pessoas que ao nosso ponto de vista pode ser sem noção, mas que para ela estaria ok.

Não sou expert no assunto, tampouco posto no Instagram o "Outfit Of The Day" porque ainda preciso pegar prática em fazer selfie ou criar vergonha na cara e comprar o projeto de selfie sticker ou tripé pro smartphone (e também me cuidar mais, como perder alguns quilos, tratar melhor da minha pele...)

Imagens: a que abre a postagem, seria o PV do Johnny's WEST - "Homichigirisuto", que de dia são salarymen estressados e quando chegam em casa, se transformam em lindas garotas que cuidam da pele e da saúde.

UNIQLO USA, Oriental Traffic on line, Alice On Wednesday on line shop, da autora.

Comments