Os Dez Mais da Autora - Atores de Doramas (cinquentões) Favoritos e com bônus

Esqueçam Brad Pitt e Angelina Jolie em "Mr. and Mrs. Smith". O negócio é Hidetoshi Nishijima e Haruka Ayase entre vida doméstica e tiro e pancadaria em "Okusama wa Toriatsukai Chuui" (ou "Cuidado, Esposa Perigosa").

Muita gente que me conhece sabe que acompanho dorama e j-movie desde que vim parar aqui. Um dos motivos que eu prefiro dorama a novela brasileira, é que dura poucos capítulos (exceto asadora e taiga dorama, mas isso seria um caso à parte, mesmo porque ambos são legais de assistir), quantidade de elenco o suficiente para a trama não enrolar e, bem, muitos atores e atrizes de qualidade, mesmo os novatos de alminhas semiperdidas.

Gosto é gosto, assim como vai ser minha lista no momento.

Dois dos maiores atores da atualidade protagonizando no mesmo filme - Hidetoshi Nishijima e Kuranosuke Sasaki no live action do mangá "Kubou Ibuki" em 2019.

Embora nos doramas a nova geração ganha os telespectadores por sua atuação, carisma e beleza, temos também os cinquentões que ainda arrebatam o coração da turma da mesma faixa etária e até da nova geração que daria para ser filhos (ou netos, dependendo de quem for) deles. E olha que tem ator que esbanja charme de dar inveja aos mais novinhos que atuam com eles, mesmo com meio século de vida. Fora que ainda que eles continuam na ativa, continuam fazendo sucesso e muitos arriscam outros papéis e conseguem fazer sem problemas algum.

Com Yui Natsugawa, Hiroshi Abe ficou por um longo tempo conhecido por ser "o homem que não quer se casar", primeiro, por causa de seu personagem no dorama do mesmo nome, e segundo, ele estava passando dos 40 anos e zero indícios de casar (casou-se aos 44 anos).

Saudades dos tempos que a revista an-an fazia a enquete com os leitores dos rapazes preferidos ou detestados do ano...

Lembrando que não está na ordem de preferência e sim, aleatória, do jeito que a autora gosta. Sei que vai faltar muita gente, mas são aqueles que me causaram impacto, vamos dizer assim, ou porque fizeram personagens inesquecíveis e o dorama ficou muito bom. Fora que não dá conta de listar todos os doramas e filmes que fizeram, porque essa gente tem trabalho pra caramba e não param.


1. Hidetoshi Nishijima (Hachioji-shi, Tokyo. n. 29 de março de 1971): Um dos atores na casa dos 50 que está conquistando uma boa legião de fãs, desde aqueles do tempo em que ele ainda era coadjuvante em "Asunaro Hakusho", até os que conheceram por causa do filme "Drive My Car". O forte de Nishijima são os filmes de ação ou drama, como "Strawberry Nights", "MOZU", "Okusama wa, toriatsukai chuui", a série médica "Team Batista", "Unfair" entre muitos. Mas também sabe atuar em dramas mais leves como "Okaeri Mone", "Boku to Star no 99 Nichi", "Kinou Nani Tabeta?" e "Unicorn ni Notte", por exemplo. Por causa de sua interpretação - tanto em filmes de ação e ficção científica, como em filmes de temática dramática ou comédia romântica -, Nishijima é considerado um dos melhores atores japoneses da atualidade, principalmente depois de ter interpretado um diretor teatral em "Drive My Car" (vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021).

2. Naohito Fujiki (Kurashiki-shi, Okayama. n. 19 de julho de 1972): Para muita gente que ingressou no mundo dorameiro de uns bons anos pra cá, Fujiki sempre vai ser associado ao personagem Seiichi "Buchou" Takano, da série "Hotaru no Hikari". Mas pouca gente sabe que, além de ator, ele é cantor (tem 16 singles e 12 álbuns de estúdio) e apresentador (por 16 anos e meio apresentou o programa de entrevistas "Oshaerism" com Shinya Ueda e Izumi Mori). Fora que seu primeiro filme, foi a primeira versão de "Hana Yori Dango", em que ele interpretou Rui Hanazawa (papel que foi interpretado posteriormente por Shun Oguri). Tem um irmão gêmeo que não faz parte do show business. Recentemente, Fujiki apareceu no filme da série "Fullmetal Alchemist", como Yuri Rockwell, pai de Winry. E na TV, no dorama "Koi nande, Honki de yatte, dou suru no?".

3. Hiroshi Abe (Yokohama-shi, Kanagawa. n. 22 de junho de 1964): Outro que é bem lembrado por seus personagens de caráter forte, já começando pela sua fisionomia (tem 189cm de altura!). Enquanto estava na universidade (é formado em Engenharia Elétrica), participou do concurso para modelos na revista Non-no e ganhou. Por uns bons anos, Abe foi modelo para a revista "Mens Non-no", e tentou ser ator - em 1987 fez seu debut, mas por causa de sua altura e fama como modelo, era difícil conseguir papéis principais, e acabou passando um período de má-sorte, em que ele sequer conseguiu trabalho e passou bom tempo ocioso, até que tentou novamente um papel no filme com o ator Ken Takakura. Quando atuou com Koji Yakusho em "Shinoidare", Abe começou a ganhar maior reconhecimento. O ápice foi a série "TRICK" como o professor Jiro Ueda, que acompanhava a mágica Naoko Yamada, interpretada por Yukie Nakama. A partir daí, não parou mais de atuar e fazer sucesso (os mais conhecidos são "Thermae Romae", "Kekkon Dekinai Otoko", "Dragon Zakura", "DCU", "Shitamachi Rocket", entre muitos).

4. Ikki Sawamura (Kagoshima-shi, Kagoshima. n. 10 de julho de 1967): Nascido em Kagoshima, seu nome real é Kouzou Nomura. Assim que terminou o colegial, mudou-se para Tóquio para tentar ser modelo - o que conseguiu aos 25 anos para a revista MEN'S CLUB. Em 1996, fez seu debut como ator em "Matsuda no Dorama", já com o nome artístico que leva até hoje. Seu primeiro renzoku dorama foi a sequência de "Hoshi no Kinka ~ Die Sterntaler". Alguns doramas que se destacou foram "Shomuni", "Shiroi Kyoto 2003", "DOCTORS", "Risou no Musuko", "Zettai Reido Season 3 and 4", "Hyokko", "Night Doctor", "Kindaichi Shounen no Jikenbo 5". Sawamura é o segundo ator na casa dos 50 anos a protagonizar um getsukyu, na terceira temporada de "Zettai Reido", em 2018. Seu filho mais novo, Kouta Nomura, atuou no dorama "Shin Shinchokoki" como Toshiie Maeda.

5. Kuranosuke Sasaki (Kyoto-shi, Kyoto-fu. n. 4 de fevereiro de 1968): Nascido em Kyoto, sua família possui uma destilaria tradicional de saquê, hoje administrada pelo seu irmão mais novo. Seu nome real é Hideaki Sasaki. O nome artístico Kuranosuke veio nos tempos de faculdade, onde pertenceu a uma companhia teatral - tem duplo sentido: kura seria um tipo de barril de saquê e também do personagem histórico Kuranosuke Ouchi. O nome foi sugerido pelo pai. Tinha intenção de assumir os negócios da família, tanto que trabalhou por algum tempo em uma agência publicitária. Embora a família não quisesse que Sasaki investisse a carreira de ator, foi somente depois do asadora "Audrey" (2000) que o apoiaram. Tanto que a destilaria da família lançou dois produtos limitados - "Audrey" e "Hancho" (série investigativa que Sasaki protagonizou por seis temporadas). O ator pode tanto interpretar personagens sérios (como em séries médicas ou investigativas) como personagens cômicos (no filme "Hanmon").

6. Kazuki Kitamura (Osaka-shi, Osaka-fu. n. 17 de julho de 1969): Seu nome real é Yasushi Kitamura. Aos 19 anos, mudou-se para Tóquio para tentar carreira como ator, mas como extra em alguns filmes. Por 4 anos viajou no exterior e retornou para o Japão para tentar uma nova chance - que conseguiu em 1999 no filme "Ley Lines" do diretor Takashi Miike. Por muito tempo, Kitamura atuou em muitos filmes no estilo V cinema (temática violenta, como filmes de yakuza), mas atualmente é mais conhecido por interpretar investigadores como na série "Galileo", "ATARU" e "Youkai Ningen Bem", ou em taiga dorama e jidaigeki (um dos mais conhecidos era o samurai e seu gato, em "Neko Samurai"). Na época em que ainda atuava em V cinema, teve que extrair os dentes frontais para interpretar um yakuza em "JOKER Yakubyougami". Recentemente atuou em dois filmes que estreiaram no mesmo dia - como o investigador Kusanagi em "Galileo Chinmoku no Parade" e como o yakuza Tsutomu Toki em "Hell Dogs in the house of bamboo".

7. Lily Franky (Kitakyushu-shi, Fukuoka. n. 4 de novembro de 1963). Apesar de estar em atividade artística desde 1988, foi em meados dos anos 90 que começou a ganhar reconhecimento como colunista na revista "Pia" (sobre cinema) e ilustrador. Mas foi com o filme baseado em seu livro "Tokyo Tower ~ Okan to Boku to, tokidoki Oton ~" em 2007, que Lily ganhou notoriedade, além de ser amigo pessoal e colaborar com as ilustrações da revista do FC do Masaharu Fukuyama. Além de escritor, ilustrador e ensaista, Lily é MC do programa "The Covers" (NHK-BS) e ator (a lista é enorme, tanto em doramas como em filmes, sendo convidado especial ou coadjuvante e até protagonista). Seu nome real é Masaya Nakagawa. O pseudônimo veio nos tempos de universidade. Além de ser amigo do Fukuyama, Lily é amigo também de Tomohisa Yamashita (atuaram juntos na segunda temporada de "Code Blue") e Kazuya Kamenashi (atuaram em "Utsukushii Hoshi").

8. Hidetaka Yoshioka (Warabi-shi, Saitama. n. 12 de agosto de 1970): Começou a atuar aos cinco de idade, mas foram nas séries "Otoko wa Tsurai yo", "Kita no Kuni Kara" (essas duas séries, praticamente o público viu Yoshioka "crescer", já que, quando começou a atuar nessas séries, ele tinha 11 anos de idade), e "Dr. Coto Shinryojo" que Yoshioka ficou mais conhecido. Ganhou duas vezes o prêmio de melhor ator no 29o. e 31o. Nippon Academy pelos filmes "Always Sanchoume Yuhi" e "Always Zoku Sanchoume Yuhi" respectivamente. Em dezembro, volta às telonas no filme "Dr. Coto Shinryojo", 16 anos depois do término do dorama baseado no mangá do mesmo nome.

9. Yosuke Eguchi (Tokyo-to, Nerima-ku. n. 31 de dezembro de 1967). Eguchi ganhou notoriedade ao interpretar Tatsuya Katsuragi, o "An-chan", nas duas temporadas de "Hitotsu Yane no Shita". Por sinal, era a primeira vez que ele protagonizava um dorama no getsukyu (embora tivesse atuado em dois doramas no getsukyu anteriormente, Eguchi era coadjuvante). Outros doramas que Eguchi é bem conhecido são a série "Emergency Room 24 Hours" (cinco temporadas e três especiais), "Shiroi Kyotou 2003" (protagonizou com Toshiaki Karasawa), "Namida no Fuite" (com Aya Ueto, Kazunari Ninomiya, Yudai Tatsumi e Ryunosuke Kamiki), "Nemesis" (com Sho Sakurai e Suzu Hirose), "Rurouni Kenshin", entre muitos. Em outubro, estará no elenco do filme "Seven Secretaries" (no mesmo personagem que interpretou na série da TV Asahi) e em março de 2023, retorna no filme "Nemesis".

10. Katsuhisa Namase (Nishinomiya-shi, Hyogo. n. 13 de outubro de 1960): Mesmo atuando desde 1982, e uma lista enorme de trabalhos, inclusive sob o nome artístico de Sansuke Yarimakuri nos tempos de faculdade, Namase é facilmente associado por seus personagens de caráter excêntrico e exagerado, como o diretor Goro Saruwatari na série "Gokusen", o investigador Kenzo Yabe na série "TRICK", o advogado Choichiro Miki em "Legal High", por exemplo. Mas também faz personagens sérios, como o sargento Hiromitsu Ioka na série "Strawberry Nights", Rintaro Masumura, o superior de Shogoro Watanabe (Noriyuki Higashiyama) nos especiais de "Hissatsu Shigotonin". Na versão live-action de "Ranma 1/2", Namase interpretou Soun Tendo, pai de Akane (Yui Aragaki), Nabiki (Maki Nishiyama) e Kasumi (Kyoko Hasegawa). Também foi dublador - é dele a voz de Dru, o irmão gêmeo de Gru na série animada "Meu Malvado Favorito 3".

Katsuhisa Namase como o diretor Goro Saruwatari, ao lado de Yukie Nakama (a professora Kumiko "Yankumi" Yamaguchi), e os delinquentes da classe 3-D da terceira temporada de "Gokusen" que fizeram sucesso posteriormente (da esquerda para direita): Akito Kiriyama (Satoru Kuraki), Yuya Takaki (Yamato Ogura), Junta Nakama (Rikiya Ichimura), Hideo Ishiguro (Kengo Honjo), Shohei Miura (Shunsuke Kamiya) e Haruma Miura (Ren Kazama).

Bônus, porque esses são um caso muito bem à parte. Melhor dizendo, eles atuam, fazem de tudo um pouco e mesmo passando dos 50, eles continuam em plena atividade. Mas muita gente acaba deixando de escanteio justamente porque eles são mais conhecidos por outras atividades, do que atuar em doramas.

- Masaharu Fukuyama (Nagasaki-shi, Nagasaki. n. 6 de fevereiro de 1969): Um dos artistas quase completo da atualidade - canta, compõe, produz, fotografa, atua, tem programa de rádio -, Fukuyama foi por quase dez anos o segundo homem preferido das leitoras da revista "an-an" (o primeiro era o Takuya Kimura), mas foi o primeiro lugar de vendas de singles de artista masculino solo. Apesar de ter começado a carreira como cantor e compositor, para entrar na agência Amuse, foi através de um filme amador. Seu primeiro dorama como protagonista foi em "Itsuka mata aeru", em 1995, mas ganhou maior notoriedade como o físico Manabu Yukawa na série "Galileo" e como o reformista Ryoma Sakamoto no taiga dorama "Ryomaden". Foi enviado especial da TV Asahi para cobrir as olimpíadas de Sydney (2000), Atenas (2004), Pequim (2008), Londres (2012, inclusive escrevia diariamente para o jornal Asahi Shimbun sobre os eventos) e Rio de Janeiro (2016).

- Noriyuki Higashiyama (Kawasaki-shi, Kanagawa. n. 30 de setembro de 1966): Atualmente seria o "grande sempai" da agência Johnny's and Associates, pois além de ser o mais velho de todos, está na agência desde 1979. Por 25 anos fez parte do trio Shonentai, atua em musicais (a série que fez sucesso e quase todos os kouhais fizeram parte, foi o "PLAYZONE"), teatro, TV e cinema. Foi o primeiro membro da agência a atuar em um taiga dorama - "Ryukyu no Kaze - DRAGON SPIRIT" em 1993. Na TV, seus doramas mais conhecidos são "GM Odore Doctor", "Kuitan", "Hissatsu Shigotonin", "Ooka Echizen", "GAME OF SPY", e "Keiji 7". Raramente atua em filmes - os mais conhecidos seriam "Eightranger", "TRICK - The Last Stage" e na comédia "Otona no Jijou Smartphone o nozoitara" (remake do filme italiano "Perfetti sconosciuti"). Mesmo com 55 anos, Higashiyama ainda mantém a forma - pratica exercícios e acrobacias. É também main caster do programa jornalístico da TV Asahi "Sunday LIVE" desde 2017.

- Masayuki Sakamoto (Tokyo-to, Koto-ku. n. 24 de julho de 1971): Uma das melhores vozes da agência, Sakamoto entrou na agência porque foi a única que aceitou seu currículo (ele queria ser modelo para a revista "Men's Non-no" mas foi recusado). Ficou quase dois anos e vendo que não ia dar em nada, saiu para trabalhar numa agência de viagens por um ano. Conseguiu retornar para a JA por intermédio de Taichi Kokubun. Antes de debutar no grupo V6, Sakamoto fez parte do grupo de backdancers Heikeha. Por seu temperamento forte, muita gente tem medo dele, inclusive o próprio Kitagawa. Um dos motivos de Sakamoto preferir atuar em musicais e peças teatrais, é que ele fica muito nervoso diante de uma câmera gravando. Se virem a lista de trabalho de atuação, a maioria é teatro e musicais. Para conseguir o papel principal no musical "Zorro", teve que fazer teste com outros atores. E conseguiu. Por sua atuação em "Murder for Two", em que interpretou treze personagens diferentes, ganhou o prêmio Yomiuri Engeki Taisho em 2016. Na TV, fez mais participação especial do que protagonista. Possui dois programas regulares na TV - "One Dish", em que prepara receitas novas toda semana, e "Gift for X" que faz presentes feitos manualmente para conhecidos, com a ajuda dos membros da banda 7 Men Samurai.

Eu sei que faltou mais gente, têm MUITO ator na casa dos cinquenta e sessenta que continuam na ativa, interpretando personagens diversos, atuando com muita gente nova, e fazendo outras atividades paralelas. E olha que a filmografia desse pessoal é muito extensa, então a gente aconselha ver primeiro os mais conhecidos para depois descobrir o resto.

Imagens: The Entertraiment, Fuji TV, Hikari TV, Toho Movies, NTV, Nikkan Sports, Model Press.

Comments