Coisas que só tem em Aichi

No domingo, dia 16, no Twitter, andou trendando a hashtag #愛知あたりまえ (literalmente, "Com certeza é de Aichi"). Curiosa, fui verificar o motivo, e era MUITOS fatos curiosos e interessantes que só quem nasceu e viveu em Aichi sabe.

Assim como aqui no Japão cada província tem a sua particularidade (tem um programa na NTV que se chama "Delivery Entertrainment Himitsu no Kenmin Show" onde mostram muitas particularidades no quesito comida com participação de artistas que nasceram em diversas províncias), o motivo de Aichi ter trendado, era devido a um programa especial chamado "Aichi Atarimae World" que passou no dia 15 na TV Aichi (filiada da TV Tokyo), e será programa semanal aos sábados.

Bem, eu moro na província batendo seis anos e meio, e confesso que existem muitas diferenças, sim, e eu acabo nem percebendo. No quesito gastronomia, existem iguarias que só tem em Aichi e/ou na região Tokai (Aichi, Mie e Gifu) como o restaurante de tonkatsu, o Yabaton; o kare udon e o famoso Piyorin (esse bendito pudim em forma de pintinho que só tem em DOIS lugares na estação de Nagoya e acaba em minutos!), assim como o pessoal de Tokai costumava dizer que "é mais fácil encontrar uma loja do Komeda Coffee do que Starbucks".

Vamos lá, dando uma espiada no Twitter, o pessoal andou postando muitas coisas interessantes, que só existe em Aichi.

Em qualquer estabelecimento da rede Komeda Coffee, SEMPRE vai ter o combo de café da manhã - café quente ou gelado (a caneca de alumínio é marca registrada da cafeteria) e torrada com ogura (pasta de feijão azuki doce) e manteiga. Aliás, não somente na rede Komeda, mas em muitos kissaten em Aichi incluem esse combo no menu. Se o ogura não vem a parte, ela já vem na forma de ogura toast. (via twitter
@UJhwp4HJb4hbjUb

Estação de Nagoya, linha Meitetsu. Na plataforma, é possível ver a placa indicando o trem, destino e quais estações o trem para. Fora o aviso que em tal estação é para fazer troca para outra linha. Interessante que cada cor indica a faixa na plataforma para esperar o trem e seu destino. E quando na placa colorida a luz verde fica piscando, é o trem que para tal destino que está chegando. Por exemplo, para Ichinomiya e Gifu, tem que ficar na faixa azul escura; para Inuyama é na verde, e aí vai. E o trem pára na posição exata para a porta abrir na faixa correspondente ao destino. O perigo é errar a faixa ou acabar entrando no trem errado... Mesmo as pessoas que vivem na região!

Plataforma da linha Meitetsu-Nagoya, na estação de Nagoya. Na foto, o pessoal que vai embarcar, fica do lado direito (no caso, dentro do trem, seria o lado esquerdo de quem vai). O lado esquerdo (ou lado direito dentro do trem), é para quem vai desembarcar. Isso evita - em termos - do pessoal ficar tumultuando na hora de entrar e sair. Mas sempre existem aquelas pessoas que acabam saindo do lado errado também. (twitter
@225Free

Rede de lámen fast-food Sugakiya - essa rede tem aos montes em Tokai, especialmente dentro da praça de alimentação em lojas de departamentos ou supermercados. Acho que só vi essa rede em Aichi e Gifu,

Uma particularidade na rede Sugakiya: pagando 550 ienes, pode adquirir uma colher com garfo e usar. Do tipo: traga seu próprio garfo ou colher, ou ambos, que seja. Aconselhável gravar o nome para que não sumam com ela, e não esquecer depois de terminar a refeição. (twitter
@denochannel

Kissaten Tsuzuki em Nagoya. O lugar acabou ficando bem famoso por causa do programa "KAT-TUN no Sekai Tame no Tabi Plus" onde o trio foi fazer tour gastronômico em Nagoya e foram parar nesse kissaten. Além do local ser famoso por servir café do alto de uma escada sem derramar uma gota no cliente, é conhecido por ter diversas sobremesas de tamanho descomunal com preço baixo, como o Irish Iced Coffee com uma quantidade bem generosa de chantili. (twitter @denochannel)

Claro que devem ter muito mais particularidades (obviamente eu preciso ver esse programa, mas como eu trabalho aos sábados, nem soube da existência dele), mas o interessante seria ver os programas locais que passam na TV aberta. De repente, a gente acaba descobrindo até mercado de bairro que botam produtos pela metade do preço e acabam em minutos, ou a cafeteria desconhecida que acaba dando um service sem custo adicional!

Imagens: conforme créditos. A que abre a postagem, do twitter oficial do programa.

Comments

1. Uma das coisas que curto no japão é ter essa particularidade nas regiões, principalmente nas comidas. E na última viagem que fiz aí, passamos no Nagoya pra almoçar com nossa amiga que mora, e comemos Misokatsu e esse Piyorin, que estavam uma delícia ♥ Só que me arrependo de não ter comido o meu favorito de todos Kishimen, depois que almoçamos encontramos restaurante que serve esse prato, pense numa tristeza que senti de não ter lembrado dele kkkkk
    Acho que já comi esse lamen em praça de alimentação quando era criança, de repente era da rede Sugakiya, me deu uma nostlagia quando vi a foto do lamen com esse garfo colher que acho que já vi em algum lugar kkkkk Aliás saudades de tudo quando leio todas suas postagens, sinto falta tbm desses programas de TV do japão que tem variedades de assuntos... Só falta mais um pouco de paciência pra chegar aí hehehe

Kiss

ReplyDelete
    Replies
    1. Oie, PaMu!
      Na verdade, eu precisaria mais conhecer o lado gastronômico daqui, no máximo foi Osaka, Nara, Kyoto, Mie e Shizuoka. Existem pratos aqui em Aichi que só fui conhecer quando vim morar aqui. O misokatsu do Yabaton é o mais famoso, tanto que na hora do almoço aos finais de semana, chega a dar volta no prédio principal.
      O Piyorin tem que levar sorte, porque só tem DOIS lugares na estação de Nagoya, acaba muito rápido e quantidade bem limitada. Descobri o motivo quando a TV Tokai fez uma reportagem sobre o fenômeno Piyorin XD.
      Acredite, eu nunca comi lamen no Sugakiya e olha que tem em tudo o que é lugar onde moro. Mas vou criar vergonha na cara e experimentar.
      Programa de variedade aqui é o que não falta hahahaha tem de tudo. Eu gosto muito de Quiz Show, porque é cada curiosidade que nem imaginamos, e de variedades com idols, porque eu morro de rir com eles.
      Estaremos aguardando, e que tudo dê certo agora!