Como tentar ser mais organizada

 

Ultimamente ando saindo muito pouco por aí, muito por causa do trabalho e também por ter tido poucos dias para folgar. Minhas folgas são em dias aleatórios, e quase não tenho feriado prolongado, por enquanto. Se numa semana estou folgando no meio da semana, na outra, nos finais dela.

Eu já estava ciente do que ia ser quando fiz a entrevista de admissão, então eu nem posso ter o direito de reclamar. Se por um lado, folgar durante a semana tenho a possibilidade de resolver as coisas que não dá para fazer no sábado e domingo, e o comércio é bem mais tranquilo, por outro nem tenho como programar, por exemplo, idas ao teatro ou atividades que caem no sábado ou domingo ou ambos.

Eu tinha essa vida uns vinte anos atrás, quando trabalhei em um escritório, e minhas folgas eram fixas num dia de semana e aos sábados, exceto se tivesse que fazer plantão nesse dia, eu tinha o direito de folgar no domingo. Mesmo assim, durante esse tempo eu consegui fazer muitas coisas. Atualmente, para conseguir organizar meu tempo livre, estou quebrando a cabeça. 

E olha que antes eu voltava para casa tarde da noite e acordava muito cedo, raramente tinha dois dias de folga seguidos e por um bom tempo não sabia o que era folga no Golden Week, Obon e Silver Week, e no final de ano eram quatro dias.

Daí vai ter gente dizendo que eu não devia reclamar, porque tem gente que nem folga no final do ano, acorda mais cedo que eu, tem que dirigir tantas horas, ficar em pé, aguentar gente insuportável, essas coisas. Uma coisa eu digo: cada um sabe o que faz o que bem entender, ninguém é igual a ninguém.

Quando fiquei 45 dias de férias, eu aproveitei muito meu tempo livre, coloquei muita coisa em ordem em casa, descansei, estudei, ainda fiz alguns trabalhos de "tapa-buraco" para não me sentir uma inútil 100%. Mesmo assim, sabe que a gente nunca está completamente satisfeito e quer alguns dias a mais.

Algumas pessoas dizem que sou bem diferente da maioria que mora aqui: chega o dia de folga, ou dormem o dia todo ou ficam em casa olhando para as paredes. Bem, confesso que às vezes eu acordo mais tarde que o habitual, e se fico em casa, ao menos estou assistindo filme, dorama ou lendo alguma revista ou manga, ou estudando. Menos ficar deitada na cama olhando pro teto pensando na vida. 

Acho que porque eu procuro fazer alguma coisa, acrescentar algo na minha vida, sabem. Por enquanto, até me estabilizar novamente (creio que em novembro as coisas entrem nos eixos, né), minhas idas para lugares diferentes vão ter que esperar um pouquinho mais. 

(Se for o Ghibli Park que vai abrir em Nagakute, onde foi o Aichi Expo, vai esperar mais ainda, porque além do ingresso ser limitado e com reserva, até janeiro vai ser um inferno conseguir ir e aproveitar, melhor esperar ser inaugurado a área onde vai ser o tema do Maho no Takkyuubin).

Pelo visto vou ter que começar a usar um planner ou fazer um inspirado em um que veio de brinde na revista Nikkei Woman, providenciar um quadro-branco para anotar assuntos importantes e que posso ver com facilidade, pois quem sabe fico mais organizada, porque a agenda e calendário de parede não estão dando conta. Pra terem uma idéia, até pra lembrar dos doramas da temporada, eu tive que anotar numa folha e pregar na parede onde fica o notebook com masking tape pra não esquecer.

Acho que as mais organizadas de plantão ficariam horrorizadas se verem minha parede onde fica meu notebook e onde uso para estudar também...

Eu até tento, mas sempre existem imprevistos, e muitas vezes eu tenho que contornar ou amenizar a situação. Vão fazer dois meses completos que mudei de emprego, e agora que meu relógio biológico está se ajustando a essa nova vida. Se for temporário ou permanente, só o tempo vai dizer, então, por enquanto, estarei fazendo as coisas na medida do possível, o que estiver ao meu alcance.

O que não pode acontecer é eu cair na rotina, no marasmo, na modorra. Por isso que eu vivo em atividade, mesmo não entrando nas redes sociais com frequência (mesmo porque eu quero ficar um pouco afastada delas ainda mais nessa época do ano que vira uma guerra). Se não estou lendo ou estudando, estou assistindo aos doramas da temporada atual ou das anteriores.

Ou organizando tudo, inclusive minha vida.

Foto: da autora, no Sarutahiko Coffee, no Aeon Nagoya Noritake Garden.

Comments