Eu Consigo


Ultimamente estou interagindo menos nas redes sociais por motivos de 1) por causa do meu trabalho atual, só consigo entrar somente à noite e nesse horário eu dedico para outras coisas e 2) que estou ao ponto de deletar meu Twitter mas não faço isso porque existem pessoas que trazem postagens mais animadoras.

Quando dou uma navegada no Instagram ou no Twitter (para obter informações de doramas da temporada, assuntos levianos dos idols que gosto, animes e mangás), muitas vezes deparo com alguns conhecidos na minha timeline que postam sobre viagens, gastronomia, trabalhos aleatórios. 

E muitas vezes eu me pergunto o motivo de eu não conseguir fazer fotos legais, viajar para lugares nada conhecidos aqui no Japão, ir em restaurantes diferentes, ter um trabalho diferente (que fosse tradutora, aprendiz de webdesign, o que fosse diferente do habitual)... Bem, falta de tentar é o que não foi.

Na verdade, isso está sendo falta de interatividade, vindo de minha parte. Se eu não interajo com as pessoas nas redes sociais, claro que nunca terei bons contatos. Mas também eu acredito mais que eu deva estar interagindo com pessoas com mentalidade diferente da minha. 

Quem me conhece, sabe muito bem que eu costumo frequentar muito eventos e exposições, cinema, concertos e, ultimamente, teatro e musicais. Leio muito manga, assisto programação japonesa, seja de entretenimento, seja documentários. E percebi que muita gente que me conhece, não consegue acompanhar meu ritmo, por isso existe muito essa falta de interatividade também. E quem consegue, elas moram muito distantes de mim e dificilmente a gente pode combinar de marcar um encontro pra fazer programações em dupla ou em grupo.

Pensando melhor, eu consigo fazer o que eu quero se eu tiver mais força de vontade, mais disposição e regular direito meu relógio biológico que desde setembro está mais desajustado que as condições climáticas dos últimos anos.

- Viajar: desde que eu tenha boa reserva de dinheiro e folga prolongada. E isso estou tentando fazer há anos, mas imprevistos acontecem no meio do percurso. Coloquei na minha lista na agenda que desta vez farei uma reserva somente para isso, e quem sabe eu consiga ir para Kumamoto ou Hokkaido.

- Gastronomia: se meu dia de folga não coincidir com os lugares que estou querendo ir. A maioria dos restaurantes, cafés e lugares menores costumam folgar às terças e quartas. E ultimamente minhas folgas estão caindo nesses dois dias. Mas vou procurar outros lugares em dias diferentes, quem sabe...

- Eventos: costumo ir em vários, mas os de doujinshi, adiei para o ano que vem, que talvez volte a folgar nos finais de semana. Esse tipo de evento geralmente é realizado aos domingos, e desde que a pandemia começou, eu parei de ir por quesitos de segurança. Quando foram liberados, acabavam sendo cancelados um mês antes. Mas felizmente a parte de exposições eu vou poder ir em diversos que estão sendo realizados em Nagoya e região.

- Outros eventos culturais: teatro e musicais dependem muito se a data de minha folga coincidir com a data do evento. Mas ultimamente estou conseguindo ir mesmo sabendo que o assento pode ser no segundo andar no balcão. Exposições felizmente consigo ir mesmo durante a semana. 

- Estudar: Acho que eu havia comentado em alguma postagem ou em alguma rede social que eu tenho maior poder de concentração em estudar FORA de casa. Mas quando entramos em estado de emergência, tive que mudar meus conceitos e, se eu estiver num lugar sem barulho e conseguir me concentrar, consigo ficar mais de seis horas estudando, lendo e colocando novas palavras no caderno. Acho que vou ter que fazer uso do aplicativo ANKI...

Um dos motivos ainda que estou em constante estudo em língua japonesa, é que ainda eu quero trabalhar em um lugar melhor, nem que eu comece do zero em algum escritório aleatório, traduzindo documentos, manuais e até panfletos informativos. Eu já tentei em alguns, enviei currículo e mesmo recebendo inori mail, eu não desisto porque quando menos eu esperar, eu vou conseguir. 

Mesmo porque eu também estou disposta a fazer um curso de webdesign mesmo se for on line, porque eu tenho certeza que os horários não coincidirão com os meus. Ou fazer curso de curta duração que existem nas escolas renomadas (como o Mode Gakuen em Nagoya, que possui o curso de webdesign em duas horas semanais por seis meses, horário noturno). Posso até demorar, mas sei que vou conseguir.

Eu consigo fazer o que eu planejo, o que muitas vezes me impedem de realizá-las, são os vários imprevistos que me acontecem no meio do percurso. Eu tento contorná-las, mas acabo perdendo as oportunidades que surgem. Mas continuarei tentando e aos poucos conseguindo.

Posso levar um certo tempo, mas não quero dizer que nunca tentei.

Foto: da autora, no Komeda Coffee em Kiyosu-shi. Um dos lugares mais populares da região Tokai, onde o café gelado servido na caneca parecendo um barril é uma das marcas registradas da rede, bem como o Shironoir, um danish bread aka pão tipo massa folhada com chantili. Na foto, eu havia pego o combo kuroneige (baumkuchen de chocolate com chantili) e café gelado.

Comments