Os Dez Mais da Autora - Músicas mais ouvidas em Setembro

Coloquem nossas músicas no Spotify, nunca pedimos nada!!!

(Eu deveria ter feito essa seção antes, mas antes tarde do que nunca, certo?)

Criei vergonha na cara e acabei aderindo ao Spotify mas por motivos maiores, porque muitos artistas que eu gosto, colocaram quase ou toda a discografia no aplicativo. Mesmo pagando a versão premium, ainda vale a pena porque também ouço podcasts e outras coisas mais.

Muitos artistas resolveram divulgar o trabalho pelas plataformas digitais, o que para muita gente foi uma maravilha, mas como a gente nunca fica satisfeito, sempre vai reclamar que falta muito artista, mas se tivermos um pouco mais de paciência, quem sabe aparece do nada.

Se existe uma coisa que para mim é tarefa ingrata em listas, é música. Até filme, dorama e artista favorito, ainda consigo fazer o top ten, mesmo sabendo que vai faltar na lista. Mas, música...

O lado ótimo do Spotify, no meu caso, eu consigo ouvir uma variedade de artistas e conhecer melhor as músicas. A maioria divulgou no YT, colocou nos streamings e hoje fazem muito sucesso, com direito a aparição nos programas musicais, virar tema de dorama, comerciais, etc.

Escolher dez é difícil, sempre vai ficar muitos de fora, mas sabe aquela velha conversa... Tenho 200 músicas no player mas ouve 10 delas mais de trocentas vezes.

A lista foi baseada no aplicativo Receipifity, que logado com o aplicativo Spotify, você pode ter o "recibo" das dez músicas mais ouvidas do mês anterior, de seis meses ou sempre. Fiz a de setembro, mas acabei modificando um pouco porque teve artista que cheguei a ouvir o álbum todo porque queria conhecer mais o estilo dele.


1. Kaze ni Azukete (20th Century): Já que a onda retro voltou com tudo no mundo j-pop e também no quesito fashion e tudo o mais, o 20th Century nem pensou duas vezes e lançaram a música em versão digital em tudo o que é plataforma de download e streaming. Quem acompanhou o programa "20th Century Road" (transmitido pela Sky Perfect TV), no meio da temporada teve uma sessão de gravação para que a música fosse usada como tema de encerramento, mas acabou sendo usada nos dois últimos capítulos... Seja como for, a composição da banda Gusokumuzu tem uma pegada de folk music com pop-rock, e vez ou outra o trio coloca a música no ar no programa de rádio "S.I.N Next Generation".

2. Bonjour Bonsoir (Cymbals): Entre os anos 90 até 2003 mais ou menos, a música eletrônica dominava as rádios, o chamado Shibuya-kei. O ritmo misturava o ritmo dos anos 60, com jazz, fusion, French pop e colocavam samplers eletrônicos. O movimento Shibuya-kei ou Shibuya Style levava esse nome por causa de um dos distritos de Tóquio, considerado um dos mais influenciáveis e fashionistas, com suas lojas famosas e por ter lojas de música como Tower Records, HMV e TSUTAYA. Um dos grupos mais famosos desse movimento é Pizzicato Five. Mas também tiveram outros artistas, entre eles a banda Cymbals, que teve breve carreira, mas sua vocalista, Asako Toki, continua solo e compondo. "Bonjour Bonsoir" que mistura francês com batida eletrônica, é usada como música incidental no programa de rádio do 20th Century.

3. Spinning World (Perfume): O trio technopop mais fofo, divertido e sabem agradar sem precisar apelar em vestuário duvidoso e coreografia repetitiva, ainda continuam com a corda toda e fazendo todo mundo dançar. Kashiyuka, A-chan e Nocchi estão na casa dos 30 mas sabem investir muito bem as coreografias dirigidas pela MIKIKO e nas músicas do Yasutaka Nakata. Quando vão nos programas musicais, especialmente no Music Station, elas só faltam dançar junto com o artista de tão animadas que ficam (diferente de umas que aparecem e ficam com cara de paisagem). "Spinning World" foi a lead track do último álbum - "PLASMA".

4. Shiwakuchana Kumo o Daite (DISH//): Para quem achava que o quarteto era conhecido somente pelo megahit "Neko", eis que eles lançaram música nova que foi tema do dorama "Unicorn ni Notte". A banda tem uma pegada pelo rock mais melódico, mas que agrada muita gente. Embora o vocalista Takumi Kitamura seja mais conhecido como ator, ele tem uma voz muito boa, e a banda toca muito bem, tanto que eles são o grupo mais conhecido dentro da Stardust Promotion.

5. Always You (milet): A cantora e compositora que ficou conhecida por se apresentar no encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, ainda continua bem em alta. Depois dos sucessos "Ordinary Days", "Omokage" (em parceria com as cantoras Aimer e Lilas Ikuta) e "Walkin' In My Lane", ela lançou o single "Always You", que foi tema de encerramento do filme "TANG". O promotion video da música, traz milet com o robô TANG.

6. twilight (Ibuki Sano): Foi por causa do tema de abertura do BL dorama "Takara-kun and Amagi-kun" que descobri esse cantor e compositor. A maioria das músicas de Sano são mais voltadas para o rock mais melódico. "twilight" às vezes lembra o estilo da banda Spitz. Mas também consegue fazer baladas lindas como "Kami Hikouki", tema do filme "Kessou", lançado em 2020. Sano começou a carreira em sua cidade natal, Gifu (Gifu-Ken) e lançou seu primeiro single de forma caseira e limitada, na Tower Records de Shinjuku em 2017 (a música "Mahou" está na primeiro álbum, "EMBLEM", de 2018).

7. Dryflower (Yuuri): Muita gente conheceu o cantor e compositor Yuuri por causa de "Dryflower", que ao ser lançado em streaming e no You Tube em outubro de 2020, acabou atingindo mais de 100 milhões de streams, junto com sua outra composição, "Kakurenbo", seu primeiro single. A música "Dryflower" ficou 13 semanas consecutivas na lista das músicas mais tocadas, a mais vista no You Tube e também no canal "The First Take". Isso porque a letra é sobre o término de um relacionamento ("Kakurenbo" também é a mesma temática). Ambas as músicas fizeram tanto sucesso que Yuuri foi o primeiro artista japonês a conseguir ter duas músicas a atingir 100 milhões de streams, e ter conseguido passar os recordes de LiSA e BTS por manter "Dryflower" 13 semanas seguidas na Billboard.

8. Hitotsuboshi (KOH+): Para quem não sabe, é a cantora Kou Shibasaki com a colaboração da composição e instrumentação de Masaharu Fukuyama. Os dois já fizeram parceria anteriormente nas canções "KISS Shite", "Saiai" e "Koi no Maryuku", que foram temas de encerramento da série "Galileo" e do filme "Yogisha X no Kenshin", em que Shibasaki e Fukuyama atuaram (Shibasaki era a investigadora novata Kaoru Utsumi e Fukuyama era o professor e pesquisador Manabu Yukawa). "Hitotsuboshi" foi tema de encerramento do recente filme em que os dois atuaram - "Galileo - Chinmoku no Parade" (faziam quatorze anos que os dois não atuavam na série, pois a segunda temporada de "Galileo", Shibasaki passou o cargo para Yuriko Yoshitaka).

9. Sore o Ai to Yobunara (Uru): Dona de uma voz suave porém melancólica, a cantora e compositora Uru consegue transmitir sentimento em suas músicas. "Sore o Ai to Yobunara" foi tema de encerramento do dorama de primavera de 2022, "My Family". A cantora costuma interpretar covers de bandas e cantores não tão conhecidos da mídia, como Macaroni Enpitsu, até os mais conhecidos, como "Dryflower" de Yuuri. A discografia completa de Uru pode ser encontrada nos aplicativos de streaming, inclusive os singles com os B-sides.

10. Madou ito (Masaki Suda): Pouca gente sabe, mas o ator Masaki Suda também é cantor nas horas nada vagas. Tudo começou quando atuou num filme biográfico do vocalista da banda Greeeen - "Green Boys". Um dos primeiros singles que lançou, "Sayonara Elegy" fez muito sucesso por ter sido tema do dorama "Todome no Kiss", protagonizado pelo seu amigo, Kento Yamazaki (e Suda faz uma participação especial). Embora tenha mais tendência para rock alternativo, Suda consegue também interpretar baladas, como "Niji" (tema da animação "STAND BY ME Doraemon 2"). "Madou Ito", que tem uma levada de technopop mais melódica no estilo anos 90, está sendo usada atualmente como tema de encerramento do noticiário "news zero" (NTV), composição de Vaundy.

As músicas podem ser facilmente encontradas no Spotify, no iTunes, amazon music e outras plataformas (inclusive a do 20th Century, milagrosamente a JE liberou, agora tem que liberar o resto da turma, com direito a discografia das antigas). Na verdade, eu deveria postar minha playlist mas nem quando foi de doramas da temporada passada eu fiz.

Imagens: via pinterest, twitter, MENT Recording, Sony Music, Kenwood Music, Universal Music Japan, You Tube Oficial (milet e Masaki Suda)

Comments