[Cine-Pipoca Review] "Galileo ~ Chinmoku no Parade" (Galileo The Silent Parade, 2022)

Sinopse: Uma adolescente desaparece sem deixar vestígios e, três anos depois seu esqueleto é encontrado entre as cinzas de uma casa incendiada. O suspeito é indiciado, mas por falta de provas concretas e ele permanecer em silêncio, é solto e passa a incomodar a família da vítima. Não era a primeira vez que ele era indiciado: quase vinte anos atrás ele também foi acusado de homicídio mas foi solto por falta de provas. O investigador-chefe da Divisão de Homicídios, Shunpei Kusanagi, trabalhou em ambos os casos.


A cidade onde a jovem assassinada vivia, é famosa por ter um festival de rua anual em que muitos grupos de várias cidades do Japão participam em um desfile. Durante o desfile, o suspeito é encontrado morto em circunstâncias misteriosas. Os principais suspeitos possuem álibis bem fortes, então o inspetor Kusanagi recorre à ajuda de seu amigo, o físico e ocasional colaborador com a polícia, Manabu Yukawa, para tentar solucionar o caso. (Resumo no site goodreads)

Ficha Técnica: Direção: Hiroshi Nishitani. Roteiro: Yasushi Fukuda. Obra original: "Chinmoku no Parade" de Keigo Higashino (Books Bunshun). Produção: Yoshihiro Suzuki. Produtor executivo: Hirotsugu Usui. Elenco: Masaharu Fukuyama (Manabu Yukawa), Koh Shibasaki (Kaoru Utsumi), Kazuki Kitamura (Shunpei Kusanagi), Kazuki Iio (Yutaro Namiki), Naho Toda (Machiko Namiki), Asuka Kawatoko (Saori Namiki), Natsuki Deguchi (Natsumi Namiki), Hiromasa Taguchi (Shusaku Tojima), Amane Okayama (Tomoya Takagaki), Yoshi Sako (Eiji Matsumura), Jun Murakami (Kanichi Hasunuma), Yoh Yoshida (Maya Miyazawa), Rei Dan (Rumi Niikura), Kippei Shiina (Naoki Niikura). Música de Yugo Kanno e Masaharu Fukuyama. Música de encerramento: "Hitotsuboshi" de KOH+. Lançado nos cinemas no dia 16 de setembro de 2022.

Quatorze anos depois do filme "Yogisha X no Kenshin", em 2008, a volta do trio principal que fez sucesso na primeira temporada do dorama "Galileo" - Masaharu Fukuyama (Manabu Yukawa), Kazuki Kitamura (Shumpei Kusanagi) e Koh Shibasaki (Kaoru Utsumi). O anúncio do terceiro filme, cuja história é baseada no livro "Chinmoku no Parade", do escritor Keigo Higashino, foi feita em 2021, mas devido a pandemia, as filmagens demoraram cerca de um ano, e a estréia foi no dia 16 de setembro de 2022.

As histórias da série "Tantei Galileo" fazem sucesso no exterior, inclusive outros livros de mistério e suspense de Higashino foram adaptadas para TV e cinema e traduzidos no exterior também. Meses antes do filme ir aos cinemas, o sistema de streaming da Fuji Television, Fuji On Demand, disponibilizou toda a série de "Galileo" (duas temporadas, dois especiais e dois filmes), e, no dia 17 de setembro, um terceiro especial baseado no livro "Kindan no Majutsu Galileo 8" que foi transmitido pela Fuji Television. Tudo para que, quem fosse assistir o filme, não ficar tão "perdido" na origem do trio principal.

A idéia de fazer outro filme da série "Galileo" partiu do diretor Nishitani, quando Higashino lançou o livro "Chinmoku no Parade" em 2018. As filmagens começaram em julho de 2021, e terminaram no final de março do ano seguinte, devido a pandemia, uso de extras e agenda dos atores.

Personagens Principais:

- Manabu Yukawa (Masaharu Fukuyama): Renomado físico e professor da Universidade Teito. Ao retornar dos Estados Unidos, montou sua base de pesquisa na cidade de Kikuno, Tóquio. Conhecido por sua frieza e usar a ciência e a lógica para solucionar problemas, no início da série, tornou-se aliado e colaborador da polícia em resolver casos tido como insolúveis.

- Kaoru Utsumi (Koh Shibasaki): Investigadora da polícia metropolitada na divisão de homicídios. Ela quem acompanha o professor Yukawa nas investigações.

- Shunpei Kusanagi (Kazuki Kitamura): Chefe de investigação na divisão de homicídios, e superior de Utsumi. Estava acompanhando o caso de um assassinato cometido por Kanichi Hasunuma quase vinte anos atrás. Amigo do professor Yukawa.

Moradores da cidade de Kikuno:

Família Namiki:

- Yutaro Namiki (Kazuki Iio): Proprietário de um izakaya "Namikiya" no bairro principal de Kikuno, onde recebe muitos fregueses por causa de sua culinária.

- Machiko Namiki (Naho Toda): Esposa de Yutaro que ajuda no izakaya.

- Saori Namiki (Asuka Kawatoko): Filha mais velha de Yutaro e Machiko. Tinha futuro promissor como cantora, pois, ao se apresentar no Festival Anual de Kikuno, seu modo de cantar chamou a atenção dos produtores que estavam no local. Desapareceu sem deixar vestígios e seu corpo foi encontrado três anos depois.

- Natsumi Namiki (Natsumi Deguchi): Filha mais nova de Yutaro e Machiko e irmã de Saori. 

Pessoas relacionadas na cidade:

- Shusaku Tojima (Hiromasa Taguchi): Dono da empresa de alimentos congelados Tojima Foods. Amigo da família Namiki, foi colega de Yutaro. 

- Naoki Niikura (Kippei Shiina): Produtor musical que estava tentando fazer Saori Namiki seguir carreira como cantora profissional.

- Rumi Niikura (Rei Dan): Esposa de Naoki. No passado, foi cantora profissional e Naoki era seu produtor.

- Tomoya Takagaki (Amame Okayama): Estudante universitário de design e namorado de Saori. Os dois haviam se conhecido numa loja de CDs e começaram a sair juntos no Festival de Kikuno. 

- Maya Miyazawa (Yoh Yoshida): Dona da livraria de Kikuno e uma das organizadoras do Festival e do bloco "Team Kikuno".

Trivia e Curiosidades:

- A música que Saori canta no festival de Kikuno é a versão japonesa da música "Jupiter", que ficou conhecida na voz da cantora Ayaka Hirahata.

- Faziam 14 anos que Masaharu Fukuyama e Koh Shibasaki não atuavam juntos. A segunda temporada de "Galileo", a personagem Kaoru Utsumi teve que se ausentar e passou o cargo para a novata Misa Kishitani, interpretada por Yuriko Yoshitaka (por sinal, ela é kouhai do Fukuyama na Amuse). Shibasaki aparece somente no primeiro episódio da segunda temporada do dorama.

- As filmagens foram feitas em Makinohara, Shizuoka e Sagara (Shizuoka), e em Hino (Tóquio).

- A mascote Kikunon não existe. Foi criado na história original. E acabou virando parte dos goods vendidos durante a exibição do filme.

- As atrizes Asuka Kawatoko e Natsumi Deguchi foram escolhidas mediante seleção, apesar de Kawatoko pertencer a Amuse (mesma agência de Fukuyama), e Deguchi já ter atuado no dorama "Kotaro wa Hitorigurashi". Ambas trabalham como modelos em revistas como Nicola e Seventeen respectivamente.

- Kazuki Iio é conhecido mais como comediante da dupla "Zun", e TV personality no matinal "ZIP!" às quartas-feiras; e nos programas "VS Damashi" e "Non Stop!" às quintas-feiras.

- Amame Okayama atua desde os 15 anos de idade. Seu primeiro papel foi na série "Chuugakusei Nikki", da NHK, que foi seu teste para admissão, em 2009. É tão fã do grupo SixTONES (em especial Hokuto Matsumura), que, acabou atuando com Matsumura no dorama "Koi Nante, Honki de yatte dou suru no?".

- Rei Dan fez parte do Teatro Takarazuka de 1992 a 2005 (foi top star nos grupos Tsuki e Yuki). Saiu do grupo em 2005, e em 2006 atuou em seu primeiro filme - "Bushi no Ichibun", na qual foi indicada para o prêmio de melhor atriz no 30o. Nihon Academy e levou o prêmio de atriz revelação. Foi casada com o ator e cantor Mitsuhiro Oikawa.

- Hiromasa Taguchi é mais conhecido pelo seu personagem Hideaki Yazawa na série "Keishicho Sousa Ikka 9 Gakari" e "Tokusou 9". Mas também atuou na série "Hissatsu Shigotonin" (2010~2016) e no filme "Masquerade Hotel".

- A cena em que Utsumi e Yukawa estão conversando, foi dentro de uma das redes do restaurante Gusto (dá pra ver pelo menu).

- Quem prestar atenção, no desfile do festival de Kikuno, aparece o grupo do Carnaval de Asakusa.

- KOH+ é a unit formada pela cantora e atriz Koh Shibasaki e pelo cantor e compositor Masaharu Fukuyama. A unit foi formada em 2007 quando a música "KISS Shite" foi usada como tema de encerramento do dorama "Galileo". Tiveram mais duas músicas - "Saiai" (tema do filme "Yogisha X no Kenshin") e "Koi no Maryoku" (tema da segunda temporada do dorama "Galileo"). As três músicas podem ser encontradas no álbum "Hitotsuboshi ~ Galileo Collection 2007-2022~". 

- O filme "Hell Dogs - The House of Bamboo" estreiou no mesmo dia que "Galileo ~ Chinmoku no Parade". Coincidentemente, o ator Kazuki Kitamura atua nos dois filmes. Em "Hell Dogs", ele é um dos chefes da máfia japonesa, e em "Galileo", é o investigador-chefe Shunpei Kusanagi.

- Pelo menos no dorama, no final de cada episódio vinha um aviso de que todas as experiências foram realizadas sob a supervisão de profissionais e que não é para repetir o mesmo em casa.


Imagens: oricon, HP oficial do filme, Universal Music/amuse

Fontes: HP oficial do filme, oricon, model press.

Comments