Os Dez Mais da Autora - Músicas mais ouvidas em Outubro


Como eu disse na postagem sobre as dez mais de setembro, no Spotify posso ter um sem-número de artistas, mas sempre vou acabar ouvindo as mesmas dez ou vinte músicas mais de trocentas vezes.

Embora algumas músicas sairam em streaming em setembro, outras foram bem antes mas acabei ouvindo recentemente, seja no Spotify ou no meu iPod que tem artista que não tem em um, acaba tendo em outro...

1. Tsuiyoubi (20th Century). Parece que o trio gostou tanto da idéia de lançar música em versão digital que, nem deu três meses do anterior, "Kaze ni Azukete", resolveram lançar outra que fala sobre a quarta-feira. Pra quem não está acostumado aqui, a maioria dos estabelecimentos comerciais costumam folgar às quartas-feiras. A música, que foi usada como BGM do comercial que o trio fez para a linha masculina de tratamento facial da Nivea, tem uma pegada nos anos 70 para 80, e o PV, que está no YT oficial, quem for muito fã do V6 e do 20th Century, vai ter muita referência (o número 6 aparece em muitos lugares, títulos de músicas como "Big Force" e "Shelter", e fãs mais antigas dizem que o debut do V6 foi numa quarta-feira). A coreografia é divertida, aliás, fica muito difícil levar esse trio à sério, basta ouvir o programa de rádio deles que nem eles se aguentam de tanto rir de tanta coisa que eles falam (ainda mais vindo do Inohara, que todo mundo sabe que ele é o piadista da turma, mas todo kouhai adora ele).

Atenção: Finalmente, depois de 14 anos, o trio vai fazer 21 apresentações em seis províncias, de janeiro a fevereiro de 2023. A última vez que o trio fez concerto foi em 2009, na tour "Honey Honey Honey".


2. Someru (iri). Cantora e compositora nascida em Zushi, Kanagawa, ela não revela seu nome verdadeiro. No colegial, ao invés de pertencer a algum clube extracurricular, como é comum aqui, iri preferiu entrar na carreira musical, fazendo voice training em uma escola musical. Ela fez seu debut em 2014 ao ganhar um concurso promovido pela revista NYLON em parceria com a Sony Music. Seu estilo vai do alternativo para rhythm and blues, como no single "Aitaiwa" ou "Wonderland" (que tem a versão "The First Take"), ou Shibuya-kei em "Starlight". "Someru", lançado em versão digital em setembro de 2022, é um dos temas de encerramento do BL dorama original da amazon, "More Than Words", é uma balada que às vezes lembra muito o estilo da Aimyon. A capa do single digital traz os atores Ryoko Fujino e Yuzu Aoki, que interpretaram Mieko Takagi e Makio Senoo respectivamente.

Trivia: iri compôs duas músicas para o grupo Sexy Zone - "make me bright" (do álbum PAGES) e "Dream" (do álbum The Highlight) -, tanto que Fuma Kikuchi, na época em que eles faziam o programa de rádio "Radirer Saturday", pediu para que a compositora fizesse uma música para eles. Eis que iri compôs "make me bright".


3. Soba ni Iru yo (Uru). Confesso que soube dessa música porque apareceu na minha lista de lançamentos e nem percebi. Quem conhece o estilo da cantora e compositora Uru, ela faz mais baladas e músicas bem lentas (que acalmam mesmo), mas a música recente tem um ritmo mais animado, algo raro nela. "Soba ni Iru yo" foi composta pelo cantor e compositor Yuuri e usada como tema da 4a. temporada do dorama produzido pelo canal ABEMA "Watashitachi Shimashita". Ela queria uma música que fosse mais alegre, que representasse o casamento, por isso Yuuri se ofereceu para compôr a música.

Trivia: Uru já havia feito cover da música "Dryflower" de Yuuri, que está no single "First Love", lançado em fevereiro de 2021. 


4. JUST DANCE! (Travis Japan). Quem é janiota depois de 2012, talvez vá lembrar de um grupo formado na agência Johnny&Associates na época em que os membros estavam ensaiando para o musical PLAYZONE'12 SONG & DANC'N PART II e chamaram a atenção do coreógrafo Travis Payne. O nome do grupo vem em homenagem a ele. O grupo original tinha nove membros, mas acabou tendo a formação definitiva e que está até hoje em 2017 - Noel Kawashima, Ryuya Shimekake, Shizuya Yoshizawa, Kaito Nakamura, Kaito Miyachika, Kaito Matsukura e Genta Matsuda. O grupo é bem conhecido por se dedicar muito em coreografia e dança, tanto que eles foram backdancers de diversos grupos da agência e até fizeram abertura para os dois shows do cantor Austin Mahone durante a turnê japonesa em 2016. Em março de 2022 decidiram passar um tempo nos Estados Unidos para aperfeiçoarem a coreografia e o inglês, participaram de vários concursos e eventos (como o famoso programa America's Got Talent, em que eles apareceram na 17a. temporada). O sucesso foi tanto que não demorou muito para debutarem - assinaram com a Capitol Records e lançaram "JUST DANCE" em formato digital em todo o mundo. 

Trivia: O grupo é conhecido pela forma japonesa de pronunciar e virou "ToraJa". Tora em japonês é tigre, por isso que na JWeb do grupo, eles são representados pelo desenho do animal, e nos goods do Island e fotos que são vendidas no site oficial dos Johnny's, o grupo obviamente aparecem vestidos de tigre. E o debut foi neste ano, 2022, que é o ano do... tigre!


5. Squall (Yuma Nakayama). Se em setembro eu tinha ouvido "twilight" do Ibuki Sano, que foi tema do dorama "Takara-kun and Amagi-kun", em outubro o cantor e ator Yuma Nakayama lançou em versão digital "Squall", que foi tema de encerramento deste dorama. Para quem não lembra, Yuma Nakayama foi membro do trio NYC, formado por ele, Yuuri Chinen e Ryosuke Yamada (ambos do Hey!Say!JUMP), mas teve pouca duração apesar do trio ter feito sucesso e sido um dos preferidos entre as fãs. A carreira solo no quesito musical, Yuma foi bem esporádico, ele se dedicava mais como ator (um dos doramas mais famosos de Yuma foi "Hokuto ~ Aru Satsujinsha no Kaishin", em que ele chegou a perder 10 quilos para fazer o protagonista). "Squall" marca o primeiro single digital em 10 anos de carreira solo (milagrosamente, tem no Spotify!).

*Não é cover da música do mesmo nome do Masaharu Fukuyama!!!


6. JUICY (Snow Man). Certo que o álbum "Snow Labo. S2" foi lançado em setembro, mas atrasada que sou, fui ouvir bem depois. Lead track do segundo álbum do grupo Snow Man, a música é bem dançante e vicia - daquelas que você sai assobiando junto, sem brincadeira. Aliás, estou devendo resenha de um dos dois álbuns do grupo, mas eu tenho que ficar ouvindo mais um pouco, quem manda ouvir as músicas com um bom tempo de atraso? Seja como for, o grupo além de ter músicas entre o technodance com pop, hip-hop, tendo um pouco até de city pop e até baladas (ouçam "Secret Touch" e "Boku to Kimi to"), as coreografias são bem elaboradas, com direito a acrobacias (graças a Hikaru Iwamoto) e até otaku dance (esse fica por conta do Daisuke Sakuma), fora que nos programas de variedades, os membros são divertidos (aquele grupo que tem de tudo, afinal são nove membros - o fortão, o otaku, o gamer, o intelectual, o gentleman, o vaidoso, o fotógrafo, o modelo, o galã...)


7. Subtitle (Official Higedandism). O quarteto Official Higedandism continua na ativa e muito bem. Depois do sucesso do tema de abertura da primeira temporada do anime "SPY X FAMILY" (a música "Mixed Nuts"), eles surgem com o tema de encerramento do dorama de outono da Fuji Television, "silent" (protagonizado por Ren Meguro e Haruna Kawaguchi), e já caiu nas graças dos ouvintes. A música tem estilo balada e rock, não diferindo dos trabalhos anteriores, e que agradam e muito, afinal o quarteto não ficou somente dependendo do megahit "Pretender".


8. Zero kara Ichi e (KAT-TUN). Depois da bem-sucedida turnê de 2022, "Honey", o trio - formado por Kazuya Kamenashi, Tatsuya Ueda e Yuichi Nakamaru - volta às paradas com "Zero kara Ichi e", tema dos programas esportivos da NTV, "DRAMATIC BASEBALL 2022" e "Going!Sports&News", que Kamenashi apresenta. A música, composta por Yoshiki Mizuno (do grupo ikimonogakari), tem o estilo de dance hall, tal como na música "Kiss Kiss Kiss". Embora o lançamento nas plataformas digitais tenha sido no dia 10 de outubro, um mês antes, o trio apresentou a música durante o intervalo do jogo do Yomiuri Giantes contra Chunichi Dragons, no Tokyo Dome (e ainda está no canal oficial da JStorm, dá pra assistir).


9. Final Call (milet). O estilo da cantora e compositora milet é mais para pop-rock com electro, basta conferir as músicas anteriores. A última música, lançada em outubro em formato digital, é tema do filme "Seven Secretaries". Por sinal, duas de suas músicas foram usadas como tema de abertura e encerramento na versão dorama - "Who I Am" e "The Hardest". Para quem conheceu a cantora quando ela se apresentou no encerramentos dos Jogos Olímpicos de Tóquio, é melhor conhecer os trabalhos anteriores, pois ela está na ativa desde 2019. Recomendo ouvir praticamente a discografia completa dela.


10. Kimi no Hana ni naru (8LOOM). O nome do grupo lê-se "Bloom". Na verdade, o septeto vocal foi criado especialmente para o dorama da temporada de outono, "Kimi no Hana ni naru". Eram para ser oito membros, mas um deles saiu antes do primeiro single. Formado por Dan Sagami (Fumiya Takahashi), Daijiro Naruse (Ryubi Miyase), Yukiya Furumachi (Keito Tsuna), Eiji Ichinose (Rintaro Hachimura), Ryusei Hiyama (Shuto Mori), Takumi Kurushima (NOA) e Takara Onodera (Coki Yamashita), o grupo tenta alcançar o sucesso. Cada capítulo, eles lançam uma música nova. O conceito deles serem boy-band foi levado tanto a sério que cada membro tem seu member color e até lançamento em forma digital. Muita gente espera que o 8LOOM seja um grupo de verdade, não de ficção (já que as músicas são viciantes de tão legais que são).

Trivia: somente Takahashi, Tsuna e Yamashita não são cantores nem pertecem a um grupo de dança. Miyase foi membro do grupo M!LK, da mesma agência do DISH//.

Tirando Snow Man (que as músicas deles podem ser ouvidas via YT no canal oficial do grupo), o restante é facilmente encontrável no Spotify, Apple Music e afins. 

Imagens: MENT Records, avex portal, JE Records, JStorm Records, Sony Music Entertrainment Records, Colorful Records, Virgin Records, Capitol Records.

Comments