Os Dez Mais da Autora - Músicas mais ouvidas em Novembro e Dezembro

#porfavorcoloquemnossasmusicasnospotifynuncapedimosnada

Como dezembro foi um mês que foi completamente corrido, atribulado e tudo o mais, acabei esquecendo de fazer a lista de novembro. Mas, como nunca é tarde pra fazer, achei melhor colocar as músicas que andei ouvindo em dezembro junto. Isso não quer dizer que só ouvi dez músicas em dois meses, muito pelo contrário, mas sempre têm música que não sai da sua playlist e acaba naquela velha história em que sua lista tem duzentas músicas mas sempre ouve as dez mesmas...

A lista foi baseada na minha conta pessoal do Spotify Premium mais o que eu andei colocando no iPod, já que tem artista que ainda não colocou nos streamings. 

1. Tsurai Chapter/Maple to Kimi to (20th Century): Estou desconfiada que o trio formado pelos mais velhos do V6 - Masayuki Sakamoto, Hiroshi Nagano e Yoshihiko Inohara - gostou tanto da brincadeira de ficar divulgando música nova nos streamings que, no dia 19 de dezembro de 2022 não bastou lançar uma música, mas duas!!! E olha que nem é música de comercial ou filme ou alguma coisa, mas é que eles irão fazer um concert tour a partir do dia 16 de janeiro e vai até o dia 28 de fevereiro, incluindo nove apresentações no Billboard Live (Tóquio, Osaka e Yokohama), sendo o primeiro artista do Johnny's and Associates a realizar concerto nesses locais. "Tsurai Chapter", que tem a participação da banda de ska Tokyo Ska Paradise Orchestra, é daqueles que não deixa ninguém parado. Quem conhece a banda de ska, sabe como é. "Maple to Kimi to", composta por Inohara, tem jeito de balada dos anos 90, bem gostosa de ouvir. A capa do digital single foi produzida por Chie Morimoto, designer conhecida por produzir a maioria das capas e goods da banda Mr.Children.

Fun fact: Morimoto é amiga pessoal de Inohara. Tanto que no Instagram dela, Inocchi aparece em algumas postagens, bem como Morimoto produziu o site de Asaka Seto.

Update: No momento que estava fazendo o post, as três apresentações no Billboard Live Tokyo foram canceladas no momento, devido o Inohara ficar uma semana de repouso por ter tido resultado positivo do covid (*microbio fdp!*).

2. Mahou no Kotoba (Spitz): Para quem chegou agora, muita gente acabou conhecendo por ser inner song no dorama "silent", transmitido na temporada de outono. Mas quem assistiu o filme "Hachimitsu to Clover" (2006, com Sho Sakurai, Yui Aoi, Yusuke Ikeya, Minami Seki e Ryo Kase), a música foi tema principal. Aliás, eu aconselho ouvir a discografia completa da banda Spitz, que tem trinta e cinco anos de carreira e continuam firme e forte. E até hoje, a banda é a preferida de muita gente de diversas faixas etárias por causa do estilo da música, que agrada a todos - desde baladas até rock. Felizmente a banda disponibilizou toda a discografia no Spotify, então não tem desculpa em não ouvir as músicas da banda.

3. Ayakashi (Masaharu Fukuyama): O segundo ídolo maior da autora aqui (porque o primeiro são os Beatles e isso vem desde meus 10 anos...), ele continua na ativa, além de atuar, produzir, compôr, fotografar, fazer programa de rádio, obviamente ele também canta. E foi outro que aderiu ao lançamento de música em formato digital, mas faz um bom tempinho... Como sua kouhai da Amuse, a atriz Kaya Kiyohara, protagonizou o dorama da temporada de outono, "Reiban Tantei Jouzuka Hisui", Fukuyama se encarregou em fazer a música, que começa num tom sombrio (estilo "O Fantasma da Opera") e acaba em ritmo latino (uso de violão acústico) e rock. A capa do digital single foi ilustrada por Shiho Enta, que também ilustrou as capas dos livros da série "Reiban Tantei Jouzuka Hisui", escrita por Sako Aizawa (tanto que a pose do Fukuyama na ilustração lembra a de Jouzuka).

4. ichiban (King&Prince): Ano passado, um pouco antes do álbum "Made In" ser lançado, o grupo lançou a prévia do PV e música que seria lead track pra divulgar o álbum - "ichiban", composta pelo rapper KREVA e a coreografia produzida pela Riehata. Foi nessa que muitas fãs tomaram maior susto - pra quem estava acostumado com o grupo com músicas fofas e visual saído de contos de fada, foi uma surpresa eles aparecerem como se fosse um grupo de hip-hop e rap e a música no estilo misturando com ritmo oriental, já dizendo que eram os primeiros (se bem que eles já estavam tirando um pouco essa imagem de príncipes na época de "RE:Sense"). No que a gente já estava achando que o grupo ia mudar de rumo, infelizmente não foi o que esperávamos no dia 5 de novembro. Mesmo assim, os singles posteriores - "Trace Trace" e "Tsukiyomi" - mostravam sinais de mudança e, bem, continuar apoiar os membros mesmo em caminhos distintos. 

5. Come Again (8LOOM): Apesar de ter sido um grupo formado dentro do dorama "Kimi no Hana ni naru", eles ganharam uma grande legião de fãs mesmo tendo curta duração, com seu carisma e músicas cativantes, que estão todas no Spotify e demais plataformas digitais. Todo mundo espera que o grupo se reuna novamente nem que seja para algum evento especial, lançar um álbum completo, que seja, porque mesmo sabendo que pelo menos dois quintos deles realmente fizeram parte de grupos musicais e/ou faz solo, os rapazes teriam muito pra mostrar pela frente.

6. Side to Side (Fuuta Saneyori): Foi em algum programa de variedades aleatório que ouvi parte desta música, mas consegui lembrar o nome do artista. Saneyori começou como trainee em um grupo musical aos 15 anos, mas foi em 2020 que despontou como ator na série da TV ABEMA "Kyou, suki ni narimashita", e logo lançou três músicas em formato digital - "Present", "MORE" e "FEEL". "Side to Side", que foi lançado em novembro de 2022, foi usada nos meses de outubro e novembro no programa dominical da Fuji Television "Nariyuki Kaidotabi" (que passa somente em Kanto e Tohoku). Em janeiro e fevereiro, Sanoyori fará parte do elenco do musical "Prince Of Tennis - season 4". 

7. Chinchoge (DISH//): Vale a pena conhecer melhor o trabalho dessa banda (que ficou muito mais conhecido pela música "Neko" na versão do "THE FIRST TAKE", além do vocalista e tecladista da banda, Takumi Kitamura, atuar em filmes e doramas), pois eles variam de baladas passando por rock e indie music. Além da música que fizeram sucesso, existem muitas outras, afinal, a banda está na ativa desde 2011. "Chinchoge", lançada em formato físico em novembro de 2021, foi composta por Kitamura e o vocalista da banda Macaroni Enpitsu, Hattori, que também participa nos vocais da música.

8. Soranji (Mrs. Green Apple): A banda, formada em 2013 (e com um hiato de dois anos, entre 2020 a 2022), tem estilo entre indie rock e alternativo, misturando dance hall e jazz. Até 2020, era um quinteto, mas durante o hiato, reduziu para trio. O vocalista e compositor Motoki Omori chegou a fazer carreira solo nesse período. "Soranji" foi composta por Omori para o filme "Lageri Yori Ai o komete", protagonizado por Kazunari Ninomiya e Keiko Kitagawa. (Algumas semanas antes do filme estreiar, Omori fez participação especial no Janino Channel no You Tube, pois Ninomiya é fã da banda. Tanto é que ele incluiu a música "Attitude" no seu álbum de covers.) "Soranji" significa "memorizar", e traz uma balada com orquestra.

9. PARTY PEOPLE (SixTONES): O grupo já completou três anos de debut e mal entrou o ano e lançaram o terceiro álbum de estúdio - "Koe". Mas bem antes de anunciarem álbum novo, no canal oficial deles do You Tube, lançaram o PV "PARTY PEOPLE", dançante e visual bem descontraído, como a música mesmo sugere. Muita gente achava que logo ia sair single, mas saiu somente o vídeo - na íntegra - e o que foi single depois foi "Good Luck!"/"futari" (porque as duas músicas foram usadas nos doramas - "Saishou wa pa-!" e "Tsuka no ma no itsuka", respectivamente protagonizados por Jesse e Taiga Kyomoto). A música pode ser encontrada no terceiro álbum mencionado.

10. Happy Surprise (Naniwa Danshi): No mês em que completaram um ano de debut, o grupo lançou um novo single, que foi usado no comercial promocional dos produtos de higiene bucal da linha Ora2. A música é bem estilo bem pop que é agradável de se ouvir, do estilo bem idol mesmo, afinal o Naniwa Danshi levou o conceito de idol group ao pé da letra, com todos os clichês que as fãs amam, com promotion video colorido em tons pastéis mas com roupas bem coloridas estilo Kansai, coreografia fácil de copiar nos tique-toque da vida e música com ritmo fofo (afinal, idol group tem o lado fofo também, ué).

Como venho dizendo, felizmente a maioria dos artistas mencionados disponibilizaram as músicas nas plataformas digitais, só estamos torcendo fortemente e implorando nas redes sociais que o restante coloque toda a discografia em formato digital também, pois só no You Tube versão um pouco mais curta, não vai dar conta da demanda.

Imagens: J-Storm, MENT Recording/avex, Sony Music, Amuse/Universal Japan, EMI Records.

Comments