Soup Stock Tokyo


Se existe uma rede de comida boa, saudável e de fácil digestão (fora o preço razoável), é a Soup Stock Tokyo.

Eu descobri essa rede quando eu trabalhava em Tóquio, quase vinte anos atrás, voltando do trabalho e querendo comer algo leve, acho que foi em uma das lojas na estação de Shinagawa. 

A maioria das lojas que conheci era de espaço bem pequeno, onde caberiam no máximo dez a doze pessoas, pois essas lojas geralmente são dentro das maiores estações de trem, no subsolo de prédios de escritórios e raramente ficavam na rua. 

A primeira loja da rede Soup Stock Tokyo foi aberta em 1999 no finado Venus Fort, em Odaiba, Tóquio. Hoje possui 65 lojas espalhadas em todo o Japão e também venda on line de seus produtos. O cardápio muda conforme a semana ou mês, e também sopas e curry sazonais. Por exemplo, nos dias 7 e 8 de janeiro, a rede serviu por tempo limitado, a famosa sopa nanakusa, ou a sopa das sete ervas.

A rede possui cerca de 21 produtos, entre sopas, curry e stew, que variam periódicamente, mas alguns são tidos como padrão (nunca saem do menu principal), como o Tokyo Borsch, All Mare Shrimp Bisque, por exemplo). 

Eu digo preço razoável, porque se pedir um combo de duas sopas de sua preferência, arroz e bebida, é melhor do que um fast-food (não menosprezando, porque eu também frequento lanchonetes), e também vale um bom almoço, porque as sopas não são somente caldo, possuem carne, legumes e verduras. 

(Aliás, as verduras e legumes são orgânicas e existem opções pra quem gosta de comida vegana também.)


Existem várias opções de set ou combo - duas sopas de tamanho pequeno mais arroz e bebida; sopa tamanho grande mais arroz e bebida; sopa tamanho pequeno mais curry e bebida. O arroz pode ser branco ou com gergelim, ou se quiser trocar por pão, também pode. Mas pode pedir tamanho maior de sopa, mas tem um pequeno acréscimo no valor.

O da foto acima, foi no Gate Towers Nagoya, onde eu havia pedido o combo de chicken curry e All Mare Shrimp Bisque, com suco de laranja. Isso foi em março de 2022, logo depois de eu ter tomado a terceira dose da vacina e três dias de cama.

Nas minhas férias de final de ano, dei uma passada em Hoshigaoka (Nagoya) e resolvi almoçar em uma loja da rede que fica no Hoshigaoka Terrace. Diferente das outras lojas da rede que já frequentei, que o espaço era minúsculo e dentro dos depachika (*lojas de departamentos no subsolo do metrô), pelo menos o de Hoshigaoka Terrace era como se fosse uma cafeteria, com loja vendendo os produtos da marca, desde sopas e curry congelados até tigelas e livros.

Como ultimamente ando esquecida, no dia 7 de janeiro era o dia para comer a sopa nanakusa, feito com sete ervas para dar saúde e energia o ano todo. E como eu ainda não criei vergonha na cara e resolve fazer por conta, acabei pedindo o nanakusa como segunda opção do combo, que valeu a pena.

No site oficial da loja, eles informam o cardápio da semana também, os tipos de sopas, curry e também sobremesas, como pudins e chè, um tipo de sobremesa ou bebida vietnamita (na verdade, chè é um prefixo para designar inúmeras sobremesas, pudins ou sopas, e sua base é feita com diversos tipos de feijões, frutas ou gelatina). Como até hoje não experimentei essas sobremesas, fica difícil explicar como elas realmente são.

(O que isso me faz lembrar sempre que eu tenho que experimentar outros tipos de comida internacional mesmo correndo o risco de ter uma baita indigestão depois, mas ao menos experimentei, tal como foi o famoso "lamen de pimenta vermelha".)

Para quem já ouviu falar mas nunca foi, acho que vale a pena pelo menos uma vez experimentar, ainda mais que este inverno a temperatura está oscilando muito - têm dias que a temperatura está no negativo, têm dias que bate quatorze, quinze graus em pleno janeiro.

E pra quem diz que "sopa não sustenta", vou falar a verdade: no meu caso, quando fui no horário do almoço e ainda pediu o combo de arroz com gergelim (tamanho normal, mas pode pedir mais ou menos), duas sopas tamanho pequeno e bebida, isso me sustentou até o horário do jantar, que também acabou sendo sopa.

Quem tiver o aplicativo, juntando pontos, pode ter desconto no menu ou nos produtos da rede.

Site oficial (PC): https://www.soup-stock-tokyo.com/?from=2023

Imagens: A que abre a postagem, é do informativo do Hoshigaoka Terrace. As demais fotos, são da autora (o primeiro, foi na Soup Stock Tokyo do Central Towers 13o. andar; o segundo foi na Soup Stock Tokyo de Hoshigaoka Terrace).

Comments