[Cine-Pipoca Review] "TANG" ("Tang and Me") (2022)

Sinopse: Antes de ser despejado da casa pela esposa Emi por se dedicar demais em jogos de videogames ao invés de procurar trabalho, Ken encontra um robô completamente perdido chamado Tang, e ambos viajam pelo mundo para tentar consertá-lo. 

O que Ken não sabia sobre o que estaria por trás deste robô desmemoriado.

Ficha Técnica: Direção: Takahiro Miki. Roteiro: Arisa Kaneko. Baseado no livro "A Robot In The Garden", de Deborah Install. Produção: Ikumi Taguchi e Atsuyuki Shimoda. Produtor executivo: Kazuya Hamana. Elenco: Kazunari Ninomiya (Ken Kasugai/Tang), Hikari Mitsushima (Emi Kasugai), Mikako Ichikawa (Sakurako Nomura), Shinya Kote (Asuka Kato), Nao (Rin Ohtsuki), Taiga Kyomoto (Shinji Hayashibara), Kenji Yamauchi (Mitsuo Koide), Ryuichi Hamaie (Hitoshi Ogama), Hina Kakei (Kaori Harada), Tetsuya Takeda (Masahiko Baba). Música: "Always", de milet. Lançado no dia 11 de agosto de 2022 nos cinemas. DVD e Blu-Ray lançados no dia 6 de janeiro de 2023.

O diretor Takahiro Miki com a cenógrafa Yuna Koyama, que fez parte do musical "A Robot In The Garden" pelo Gekidan Shiki em 2020.

Baseado no livro "A Robot In The Garden", da escritora britânica Deborah Install, e lançado em 2015, a história de um rapaz despejado pela esposa e um robô sem memória, teve adaptação para um musical em outubro de 2020. O livro foi traduzido para diversos países, incluindo Japão, pela editora Shogakukan. 


Em 11 de junho de 2021, foi anunciado que a Warner Bros. Japan faria a versão live-action do livro, tendo Kazunari Ninomiya como protagonista. A notícia foi tão grande que, todos os livros da série de Deborah Install sobre o robô, esgotaram. Um dos motivos mais claros: era o primeiro filme do Ninomiya depois que o grupo Arashi entrou de férias. 

Como a história demandaria uso de efeitos de CG e locações, ainda mais que as filmagens foram feitas ainda no auge da pandemia, o filme só ficou pronto no ano seguinte. Para terem uma idéia, no site oficial do filme, foi somente no dia 31 de março de 2022 que confirmaram a data de estréia (até então, informaram que era no verão de 2022 e depois em agosto) e o restante do elenco. A dupla Kamaitachi (Yamauchi e Hamaie) e a atriz Hina Kakei foram confirmados em maio. 

O enredo adaptado se passa em Tóquio, Hong Kong e Okinawa, mas em algumas cenas foram usadas o sistema de computação gráfica, especialmente a interação entre Ken (Ninomiya) e Tang, o que não comprometeu a qualidade do filme.

Na adaptação, os nomes dos personagens foram mudados (por exemplo, no livro, o protagonista se chamava Ben, a esposa Emily e a cunhada de Ben, era Bryony) e a história se passava na Inglaterra e Estados Unidos.

*Eu diria que uma parte da história seria como aquele velho ditado: nunca julgue um livro pela capa.

Personagens:

- Ken Kasugai (Kazunari Ninomiya): Ex-cirurgião desempregado viciado em games, especialmente jogos virtuais no estilo de tiro-ao-alvo. De tão absorto em seu vício, sua esposa o expulsa de casa. Antes disso, encontra o robô Tang no jardim de sua casa e saem pelo mundo para consertá-lo. Adora café.

- Tang (voz de Kazunari Ninomiya): Um robô antigo, desmemoriado e perdido que aparece no quintal da casa dos Kasugai. Amigável e curioso, tem a mania de ficar no modo "sleep" quando algo dá errado. Gosta de joaninhas. Nasceu no dia 11 de agosto, tem 84 cm de altura, pesa 30 kg e tem velocidade de 3km/hora.

- Emi Kasugai (Hikari Mitsushima): Advogada e esposa de Ken. Desde que o esposo ficou desempregado, os dois vivem brigando.

- Sakurako Nomura (Mikako Ichikawa): Irmã mais velha de Emi, que apresentou Ken para ela. Sakurako é quem se preocupa com o bem-estar do casal.

- Asuka Kato (Shinya Kote): Um homem misterioso que acompanha os passos de Ken e Tang.

- Rin Otsugi (Nao): Cientista que pesquisa o histórico dos robôs. Mora na China.

- Shinji Hayashibara (Taiga Kyomoto): Gênio em designer de robôs de uma grande empresa, que indica Rin Otsugi para Ken saber mais sobre o Tang. Tem um defeito: muito narcisista.

- Masahiko Baba (Tetsuya Takeda): Mestre em robótica que mora sozinho em Okinawa.

- Mitsuo Koide (Kenji Yamauchi): Faz parte de um grupo desconhecido com Hiroshi Ogama, que está a procura de Tang. Sempre carrega uma arma paralisante.

- Hitoshi Ogama (Ryoichi Hamaie): Faz parte de um grupo desconhecido com Mitsuo Koide. Sabe intimidar as pessoas com seu modo de olhar.

- Kaori Harada (Hina Kakei): Recepcionista da empresa de fabricação e montagem de robôs. Na verdade, ela é uma andróide.

Trivia e Curiosidades:

O diretor Takahiro Miki, Tang e a autora do livro Deborah Install

- O diretor Takahiro Miki também dirigiu filmes como "Soranin" (seu primeiro trabalho como cineasta), "Bokura ga ita", "Sakamichi no Apollon", "Fortuna no Hitomi", "Kon'ya, Sekai kara kono Koi ga Kietemo", "Akira to Akira". 

- Na verdade, o filme era para ter sido em 2019~2020, mas como Ninomiya estava em turnê com o Arashi, e mais a pandemia, o diretor Miki disse que não tem problema, que esperaria ele terminar os compromissos para fazerem as filmagens com mais calma.

- Além de dublar a voz de Tang, Ninomiya também foi responsável pelo "motion capture", que era sincronizar os movimentos dele mesmo com o robô. Ambos os fatos foram revelados uma semana depois da estréia do filme pela distribuidora, tanto que nos créditos finais o nome do Ninomiya só aparece como protagonista.

- Embora seja filho do ator Masaki Kyomoto, o forte do Taiga (SixTONES) são os musicais. Seu primeiro musical sem ter relação com os da Johnny's, foi "Elizabeth", em 2015 (e atuou novamente em 2016 e 2019). Muito raro atuar em dorama ou filme (o único dorama que protagonizou foi o recente "Tsuka no ma no Ichika", com a cantora e compositora Sakura Fujiwara).

- A dupla humorística Kamaichi, formada por Kenji Yamauchi (o boke) e Ryuichi Hamaie (o tsukkomi), atuam pela Yoshimoto Kogyo desde 2004. Yamauchi tem licença para lecionar Estudos Sociais para alunos colegiais. Hamaie tem como hobby fazer truques mágicos, especialmente com cartas. Ambos são fãs da banda Radwimps, tanto que apareceram em um dos PV - "E.D.P.".

- Pouca gente sabe, mas no início de carreira, a atriz Hikari Mitsushima fez parte de um grupo chamado FOLDER (e posteriormente FOLDER5), formado por membros nascidos em Okinawa, pela Actors School. Como septeto, durou três anos. Como quinteto, cinco. Um dos membros da primeira formação, é o cantor Daichi Miura.

- Tetsuya Takeda é bem conhecido pela série que durou oito temporadas e teve onze especiais - "3Nen B-Gumi Kinpachi Sensei", que revelou muita gente famosa atualmente, inclusive muitos membros da J&A. É também cantor e compositor e membro da banda de folk-music Kaientai.

- O PV da música-tema "always you", da cantora e compositora milet, traz ela interagindo com o robô Tang.

- No dia 31 de julho de 2022, a editora Shogakukan, a mesma que publicou o livro "A Robot in the Garden" traduzido para o japonês, publicou a versão manga, que saiu nas edições da revista Betsucomi Flower Comics. A versão apresentada é a do livro e não do filme.

- No site oficial do filme, tem como fazer um boneco de papel do Tang, mas o Asian Team Fansub também disponibilizou para quem quiser tentar fazer. 

Imagens: Warner Bros., Spice, Gekidan Shiki, Model Press, Crank in!, The First Times, Cinema Cafe.

*Agradecimentos pela equipe do Asian Team Fansub que disponibilizou com legendas para quem não teve a oportunidade de ver o filme no cinema, tampouco conseguir o DVD e muito menos assistir nos streamings porque tem região que não pega.

Comments

  1. Que filme interessante e o livro também. Obrigada pelo review.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Irislene! Vale muito a pena assistir sim, tem legendado no Asian Team Fansub, pois tenho quase a certeza que, se sair em streaming, tem região que não pega. O livro eu encontrei o original em inglês em uma livraria maior em Nagoya, mas não sei se tem traduzido no Brasil.
      Obrigada pelo comentario ♡

      Delete

Post a Comment