Endouji Shotengai e Shikemichi

Shotengai ou Shopping Street Center é o chamado "calçadão" no Brasil, onde existem uma série de lojas, restaurantes, lanchonetes, outros tipos de serviços e poucas residências. Normalmente, esses shotengai ficam próximos de estações de trem, para comodidade de muitas pessoas que passam no local para ir e voltar, pois os shotengai fazem um tipo de "passagem" entre a estação de trem e o bairro residencial.

Quando fiz a postagem do Kissa Matsuba em 2019, eu havia dito que eu iria fazer uma postagem do Endouji Shotengai Honmachi, que fica nos arredores de Nagoya, perto do Kokusai Center. 

Kissa Matsuba (desde 1933 em funcionamento)

Em 2017, eu estava fazendo curso de língua japonesa no Kokusai Center e tinha um dia que era dedicado a uma atividade externa, e resolveram levar todo mundo para conhecer um dos shotengai mais antigos de Nagoya (outros dois mais conhecidos seriam o Osu Shotengai e Atsuta Jingu-mae Shotengai). 

O Endouji Shotengai Honmachi existe desde a era Taisho (1912~1925) e teve reforma em 2015, em que uma das partes do Shotengai foi reformulada, inspirada no "Passage des Panoramas", uma das passagens mais antigas de Paris, França. Outra parte manteve as mesmas características da era Taisho/Showa. Mas ambas possuem lojas e construções modernas juntas com as de antigamente.

Nagoya-za, um café com apresentação de Kabuki. Ingresso tem que ser comprado com antecedência, por causa do espaço e também evitar aglomerações.


Nodasen, loja especializada em artigos tradicionais, como geta.

Kissa Nagonoya, que serve pratos tradicionais de Nagoya, também vende artigos inspirados na loja e tem hostel para quem procura uma opção boa e barata.




As duas fotos acima, seriam do Endouji Shotengai Honmachi, onde a estrutura original permaneceu, assim como alguns estabelecimentos, mas existem outros estabelecimentos de construção moderna. A associação de Nagono resolveu distribuir o comércio para não ficar concentrado somente na parte reformada e fazer com que as pessoas passem pelo shotengai inteiro (e frequentem os estabelecimentos).





 Um dos motivos da reformulação era manter viva a história dos shotengai da era Showa. Em Nagoya, um dos mais populares e mais visitados é o de Osu. O de Endouji, por ficar próximo da estação de Nagoya, chegou a ser cenário de alguns filmes e doramas, e em 2019 fez parte também da exposição de arte "Aichi Triennale", mesmo não sendo tão popular quanto o de Osu, possui muitas particularidades e recentemente ganha novos visitantes, seja de outras cidades como do exterior.

(O prédio do Kokusai Center fica próximo ao Endouji Shotengai, e nesse prédio, possui alguns andares voltados para estrangeiros, desde centros de consulta, seminários, biblioteca e até cursos de língua japonesa. Por causa disso, os professores fazem anualmente uma pequena excursão em Endouji e Shikemichi.)

A maioria das pessoas vão aos finais de semana para comer. Sério, porque quando fui, era domingo, e a maioria dos estabelecimentos que estavam funcionando eram restaurantes, cafés e bistros (porque a outra maioria, que seria lojas de roupas, artigos de papelaria e afins, funciona durante a semana). E a maioria, claro, serve a comida tradicional de Nagoya - ogura toast (torrada com manteiga e pasta de feijão azuki), napolitan (espaguente com salsicha, pimentões com molho de tomate) e curry udon

Morning set no Kissa Matsuba - Ogura Toast, ovo cozido e café.

E esses lugares ficam lotados, porque são pratos de fácil aceitação dos clientes.

Templo Fuji Sengen, uma das paradas obrigatórias para quem vai pro Endouji Shotengai, já que Shikemichi fica no meio e já é acesso direto pra lá.

Sem falar que o bairro possui uma boa quantidade de pequenos templos - os chamados ji-in - e próximo ao shotengai, fica o pequeno distrito de Shikemichi, formado por antigas e novas residências. Trezentos anos atrás, era tido como um dos bairros de grande concentração comercial, mas devido a um incêndio, boa parte das residências e templos foram destruídos. O 4o. lorde de Owari, Tokugawa Yoshimichi, mandou reconstruir o bairro e revestir com gesso, para proteção de possíveis incêndios, e isso levou cerca de 40 anos (algumas construções datam de 1740). Em 1986 foi considerado local histórico.






Para estimular o comércio local e diminuir a quantidade de akiya (casas vazias) que estavam aumentando nos últimos anos, a associação do bairro mais ajuda dos moradores e outras entidades, resolveram usar esses estabelecimentos abandonados e transformar em restaurantes, cafeterias tradicionais, galerias de arte, escola de artesanato, guest house sem modificar a estrutura original (internamente, por questões de segurança, elas sofreram algumas alterações). Por isso que, ao passar em Shikemichi, encontramos muitos estabelecimentos antigos transformados em sua maioria, restaurantes e kissaten.




Outro ponto interessante em alguns estabelecimentos é que, em cima do telhado, possui um pequeno templo, os chamados "Yanegamisama", construídos por donos de estabelecimentos para dar proteção em muitos casos, como doenças e calamidades. Esses yanegamisama foram construídos em honra aos templos de Tsushima, Akiba e Atsuta.




Outro yanegamisama fica no telhado da antiga residência da família Nakamura, tida como uma das mais antigas de Shikemichi.

No site oficial de Endouji Shotengai, traz muitas informações e datas de eventos futuros. Um dos mais tradicionais é aos sábados, onde no meio da rua, moradores e outras pessoas interessadas, fazem bazar de artesanato e comida (tenho uma ex-colega do antigo trabalho que às vezes faz a venda de seus produtos no local). Tudo para manter a tradição do "comércio de rua", que está diminuindo devido ao aumento de lojas de departamentos, shopping subterrâneo (depachika) e compras on line (que aumentaram devido a pandemia), mas existem clientes fiéis e agora a volta dos turistas também.

Quem for pra Nagoya, dê uma passada antes no Endouji Shotengai, peça um morning set formado por café passado na hora com ogura toast e ovo cozido, ou se for no almoço, em algum restaurante local e almoce um espaguete tipo napolitano ou curry udon. Aproveite para andar um pouco em Shikemichi e conhecer algumas galerias de arte feitas em estabelecimentos de 300 anos atrás.

E passe no templo Fuji Sengen para agradecer por ter saúde e continuar seguindo.

Site oficial de Endouji Shotengai: https://endojishotengai.com/home.html 

Kissa Matsuba: Instagram @matsuba1933

Nagoya-za (Kabuki Cafe Yajikita) : http://nagoya-za.com/

Nagonoya: https://www.nagonoya.com/

Imagens: todas da autora via smartphone, porque a câmera digital está na lista de desejos deste ano.

Comments