Os Dez Mais da Autora - Dez músicas do Masaharu Fukuyama


(Se bem que dez é muito pouco para quem está em plena atividade desde 1990...)

Dia 6 de fevereiro, o ídolo mor da autora, cantor, compositor, produtor, ator, radio personality, narrador, fotógrafo, e o que mais vier , Masaharu Fukuyama completou 54 anos de vida e vai muito bem, obrigada.

Escolher dez músicas dele é uma tarefa difícil, se bem que não somente dele, mas de qualquer artista que tenha bons anos de carreira e uma discografia razoável, porque a gente vai acabar esquecendo de uma e colocando a que todo mundo conhece e esquece do resto que muita gente precisaria conhecer. Sintam o dilema de quem ouve muita música de diversos artistas.

Pra quem não sabe, Masaharu Fukuyama debutou em 1990, com o single "Tsuioku no Ame no Naka", obrigatória em quase todos os shows e tem que tomar cuidado pra não tomar um banho no meio (quem viu os shows dele, vai entender o que eu quero dizer). Mas sucesso reconhecido mesmo, foi só em 1992, com o single "Good Night" e daí por diante foi morro acima.

Mas, de 1996 a 1998, Fukuyama entrou num hiato na parte artística, mas manteve o programa de rádio, já que era semanal e nem precisava mostrar a cara. Um dos motivos era se especializar em fotografia, hobby que teve quando conheceu o fotógrafo Shoji Ueda, que fotografou a capa do single "Hello". Nesse tempo, viajou pelo mundo, fotografando e conhecendo outras culturas.

Depois de 1998, Fukuyama não parou mais - lançou álbum, single, faz concertos quase anualmente (especialmente o "Fuyu no Daikanshasai"), vez ou outra atua, produz para outros artistas, participa de eventos da Amuse, a agência a qual pertence e tem muito kouhai de alminha semiperdida que é grato por ele...


O estilo musical de Fukuyama é basicamente rock, mas ele sabe compôr baladas, arrisca muito nos instrumentais (ultimamente tem se dedicado ao violão clássico) e sabe fazer covers muito bem (especialmente na época em que ele tinha o programa de rádio "All Night Nippon Saturday Damashi Radio", que toda semana ele vinha com uma música cover diferente).

Minha lista se baseia nas músicas do Fukuyama que ouço no Spotify, mas claro que tenho aquelas que boto no repeat pelo menos duas vezes, mas são justamente aquelas que a gente quer ouvir até cansar. Ou não.

Lembrando que está em ordem aleatória do jeito que a autora gosta.


1. Heart (30 de abril de 1998): Foi o primeiro single que Masaharu lançou depois de dois anos de hiato na carreira artística e foi logo bem recebido pelo público em geral. É um música sobre encontrar o verdadeiro amor, mas é uma balada bem melódica que agrada muita gente. Foi usado como música principal no dorama que protagonizou junto com Takako Tokiwa - "Meguri Ai" (TBS, 1998). Quando Fukuyama completou 50 anos e no 29o. aniversário de debut, foi feito um vídeo especial para o FC sobre a trajetória de sua carreira e tendo a música como tema.

2. Peach!! (5 de novembro de 1998): Seis meses depois que lançou "Heart"/"You", Fukuyama veio com um novo single e no meio da turnê nacional "WE'RE BROS. TOUR '98 ~ LIKE A HURRICANE~". A música "Peach!!" foi usada como tema do dorama da Fuji TV, "Itabashi Madames". Tipo de música que literalmente não deixa ninguém parado, pois é uma mistura de rock com forte uso de metais. A capa do single, bem, tem duplo sentido figurado - tanto pode ser pêssego como pode ser o traseiro. E, alguns anos depois, na maioria dos concertos que fez, o Fukuyama interpretava essa música usando um traseiro falso com um fio dental!!!

Nota: A foto é do encarte do single, a parte de "Heart of X Mas", porque se eu postasse a foto original, provavelmente deletariam meu post!!!!

3. Hold On Me (do álbum "BOOTS", lançado em 21 de novembro de 1992): Embora tenha uma das músicas que eu também gosto muito - "Good Night" -, "Hold On Me" tem uma melodia do estilo pra ouvir à noite, voltando pra casa. Em seu programa de rádio "Damashi Radio", Fukuyama disse que a música foi meio que um pedido da produção que compusesse algo que se ouvisse no rádio, ia se sentir confortado. Na época, Fukuyama fazia o programa de rádio na madrugada de quinta-feira. Da saída do rádio até a casa dele, em Kawasaki, já estava com a música pronta.

4. GAME (10 de outubro de 2012): Coupling song do single com "Beautiful Life", a música foi usada como tema da transmissão das Olimpíadas de Londres no mesmo ano, pela TV Asahi, no qual Fukuyama foi enviado especial e fotógrafo pela emissora. De volta às raízes do rock, a música tem batida pesada, e solos de guitarra. O interessante era o PV, em que Fukuyama tocava para um público masculino como se estivesse num show de rock com direito até a um mosh. Detalhe que no PV, Fukuyama tocava além da guitarra, baixo e bateria. Outro detalhe que só tem no BROS.TV, é que, durante as filmagens, teve um pequeno acidente (digamos que na hora do mosh, alguém sem querer apertou em uma certa parte dele...)


5. vs. ~ Chikaku to Kairaku no Razen  ~ (da trilha sonora "Galileo Original Soundtrack", 21 de novembro de 2007): Uma das poucas músicas instrumentais que Fukuyama compôs, produziu e instrumentou, e foi usada em toda a série que protagonizou - "Galileo" -, em que ele interpretava o físico Manabu Yukawa, que ajudava a polícia em solucionar crimes não resolvidos. A música era usada na abertura e quando Yukawa entrava em ação (porque a de encerramento era de Koh Shibasaki). O forte dessa música é quando Fukuyama apresenta ao vivo - além de "GAME", essa também falta botar fogo no palco.


6. Tokyo (17 de agosto de 2005): Tema do dorama "Slow Dance", a música é uma balada sobre a cidade, e chega a ser uma das impressões que o próprio Masaharu teve quando saiu de Nagasaki para tentar a sorte em Tóquio, em 1987. Na época que a música foi lançada, ele fazia 18 anos que morava em Kanto. "Tokyo" faz parte da "trilogia" sobre a cidade - as outras duas seriam "Beautiful Day" (embora mencione a rodovia que pega toda a extensão litorânea de Kanagawa e Shizuoka) e "Tokyo ni mo attanda" (que foi tema do filme "Tokyo Tower ~ Boku to Okan tokidoki Oton").


7. Mikan Iro no Natsu Yasumi (álbum "f", lançado em 25 de abril de 2001): Uma das muitas músicas que Masaharu costuma lembrar dos tempos que morava em Nagasaki (se bem que até hoje mantém muita coisa de lá e não esquece de sua terra natal mesmo morando mais de 30 anos em Tóquio, tanto que faz campanha para conhecer a província, desde as ilhas até fazer o pessoal morar lá), como em "Tooku e" (sobre a ida para a capital e tentar a sorte como músico), "Yakusoku no Oka" (referência clara ao Monte Inasa, em Nagasaki, onde Masaharu fez em 2009 e em 2015), "18 ~ eighteen". "Mikan Iro no Natsu Yasumi" conta a infância em Nagasaki e sobre sua avó materna, que tinha um pomar de tangerinas e que Fukuyama passava as férias lá. Outra música que lembrava sua avó, era "Michishirube", que ele compôs um pouco antes dela falecer.


8. I Love You (álbum "Dengon", lançado em 21 de abril de 1990): No primeiro álbum, tinha a música-debut "Tsuioku no Ame no Naka" (que muita gente que foi nos shows do Masaharu sabe quando ele vai cantar essa música e tomar cuidado pra não levar um banho inesperado). Na verdade, Fukuyama já tinha música composta pra um álbum inteiro, um ano antes, mas na hora de gravar, a voz dele ficou comprometida por um polipo, teve que operar e isso atrasou seu debut... A maioria das músicas era basicamente rock, mas a que encerra o álbum, é uma balada, que mesmo a pessoa achar que o mundo é complicado, ele a ama. A música foi relançada em versão nova no single "I Am A HERO" na edição exclusiva do FC BROS.


9. Squall (17 de novembro de 1999): Coupling song do single "HEAVEN". A balada, na verdade é self cover, pois ela tinha sido composta para a cantora e compositora Eiko Matsumoto (que é backing vocal em muitos shows do Fukuyama). A música - original de Matsumoto - foi usada como incidental (ou inner song) no dorama protagonizado pelo próprio Fukuyama, "Perfect Love!", e tinha saído em single em junho de 1999. Fukuyama incluiu a self cover quase seis meses depois para divulgação da música "HEAVEN", que foi usada como tema do dorama "OUT". "Squall" é uma balada que faz uma apologia de tempestade de verão com a tristeza de um coração partido. 

Atenção: a música não é cover da música de mesmo nome de Seiko Matsuda e tampouco o Yuma Nakayama não fez cover da música do Fukuyama.


10. Tooku e (álbum "Calling", lançado em 21 de outubro de 1993): O álbum tinha como músicas principais "Koibito", "MELODY" (que foi apresentada em sua primeira participação no Kouhaku Utagassen) e "All My Loving" (não é cover dos Beatles), e todas tinham saído em single. "Tooku e" foi usada como tema de comercial da goma de mascar da Lotte, "Green Gum", que o Masaharu protagonizava. O refrão é daqueles que todo mundo sai cantando junto, e a letra era a própria biografia dele quando ele saiu de Nagasaki num trem noturno para começar a vida em Tóquio. Embora nunca tenha saído em single, a música é uma das mais pedidas nos shows.

Pois é: para quem tem trinta e três anos de carreira, 39 singles (sendo sete deles em versão digital), doze álbuns de estúdio e seis best albuns, realmente fica muito difícil selecionar dez melhores, tal como ele fez na coletânea "TamaRiku", em que ele teve que escolher treze dentre centenas de covers que interpretou durante os vinte anos que comandou o programa de rádio "All Night Nippon" (sendo seis anos em que fez de madrugada de segunda e de quinta, e quinze anos seguidos aos sábados de madrugada).

Agora, ele espera um dia ser chamado para atuar em um asadora (dorama matutino da NHK), porque taiga dorama ele já fez.

Nota da autora: praticamente todas as músicas do Masaharu Fukuyama podem ser encontradas facilmente no Spotify, então não tem desculpa.

Nota da autora 2: No dia 6 de fevereiro, dia em que ele completou 54 anos, ele já agendou seis apresentações no final do ano, o tradicional "Fukuyama Fuyu no Daikanshasai Sono 21" no Pia Arena Yokohama!!!!!!!

Imagens: a que abre a postagem, do Twitter oficial @BROS_1991, Universal Music Japan, BMG Victor, All Night Nippon.

Site oficial: https://fmsp.amob.jp/mob/index.php/

Comments