Quando os Beatles conquistaram a América e a famosa chegada em Haneda

Voltando aos poucos a série "Beatles X Japão", o que a banda de rock mais famosa do mundo influenciou na cultura pop japonesa depois que aterrissaram no solo nipônico em junho de 1966.


A famosa chegada no solo nipônico no meio da noite no Aeroporto Internacional de Haneda, foi copiada por diversos artistas daqui, seja para campanhas publicitárias, seja para divulgação de single. Mas essa cena já tinha sido feita em 8 de fevereiro de 1964, quando os Beatles chegavam nos Estados Unidos para se apresentarem pela primeira vez no programa de TV "Ed Sullivan Show" algumas apresentações em Washington D.C., em seguida concertos na Holanda, Hong Kong, Nova Zelândia e Austrália, e no final, uma turnê norte-americana e canadense (31 dias de concertos).

A vinda do quarteto de Liverpool no solo americano foi a continuação do que eles vinham fazendo desde que gravaram o primeiro single e excursionavam nas ilhas britânicas. No máximo, eles tinham ido fazer alguns shows na Alemanha, Suécia e França. Quem sugeriu que os Beatles fizessem algumas apresentações nos Estados Unidos, foi Roy Orbison, quando este excursionou na Inglaterra e o quarteto acabou acompanhando na turnê. Eles não estavam confiantes em fazerem apresentações nos Estados Unidos, mesmo assim foram e o resto todo mundo sabe.

A chegada dos Beatles em Haneda foi copiada/homenageada, acho que eu já tinha postado aqui, mas como recordar é viver, trago pelo menos três referências inspiradas no evento.

Em janeiro de 2010, para promover a nova linha de produtos de modeladores de cabelo da Shiseido, a uno, chamaram os atores Eita Nagayama, Shun Oguri, Satoshi Tsumabuki e Haruma Miura para uma série de comerciais inspirados nos anos 60, a linha "Uno Fog Bar". E, claro, na divulgação, eles apareceram usando os famosos ternos que os Beatles usavam circa 1964, com o happi com o nome do produto, como se fossem os Beatles chegando em Haneda em 1966.

Se tiveram sorte, talvez no YT encontre alguns comerciais, inclusive com a atriz Aoi Miyazaki fazendo CM da linha feminina do produto.

Na campanha de outono de 2012, o grupo Arashi fez uma série de comerciais para a companhia aérea Japan Air Lines (JAL), e um dos posteres era eles chegando em algum aeroporto, tal como os Beatles fizeram quando chegaram nos Estados Unidos e em Haneda. Um ano antes, quando Arashi começou a fazer comercial para a companhia, na época, o álbum "Boku no Miteiru Fuukei" tinha batido 1 milhão de cópias vendidas, daí a JAL lançou o avião de modelo "JAL Arashi Million JET", e na coletiva de imprensa, apareceram saindo do avião.


O grupo Naniwa Danshi, no dia em que debutaram, no dia 12 de novembro de 2021, fizeram apresentações ao vivo para os noticiários matutinos (ZIP!, Mezamashi TV e The Time) ainda em Osaka, e depois seguiram para Haneda, onde se apresentariam no palco preparado no hangar do aeroporto para a coletiva de imprensa. 

A chegada não poderia ser outra como noticiado na TV e jornais.

Antes de apresentar a música "Ubu Love", obviamente a imprensa fez diversas perguntas, e uma delas foi "Qual foi o conselho que o produtor [Tadayoshi] Okura-san deu para vocês?" A resposta veio de Kento Nagao: "Que a chegada aqui fosse parecida com a dos Beatles".

Tanto que depois, a guia mostrou parte da fuselagem do avião que trouxe os Beatles para o Japão em junho de 1966.

Esses foram um dos poucos fatos que consegui achar, mas sei que devem existir mais, a gente que não fica sabendo. Talvez uma das cenas mais parodiadas/homenageadas seria a capa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", logo em seguida a do "Abbey Road", o que vai ficar numa postagem posterior.

Imagens: The Times, Asahi Shimbun, Oricon, JAL, Sponichi Annex On Line.

Fontes: The Beatles Anthology, Music Life, Oricon, documentário "natural - Naniwa Danshi Debut made 1100 nichi no kiseki" (original do amazon prime).

Comments