11 de Março, Doze Anos Depois

No dia 11 de março de 2011, duas e quarenta e seis da tarde, eu estava trabalhando no 12o. andar de um prédio em Tóquio. Naquela época, eu morava em Yokohama e trabalhava em Tóquio, mas nosso trabalho estava com os dias contados. Normalmente, eu costumava ir almoçar nesse horário, mas acabei ficando um pouco mais por conta de um relatório, não lembro bem. Nisso que sentimos um "tranco" e de repente tudo começou a balançar e cair tudo das prateleiras. Sair correndo nem dava, ficamos debaixo das mesas até que parasse (e rezar muito para que nada acontecesse, mas nessa altura do campeonato a gente já estava era chorando de pavor). 

Disseram que durou um minuto, mas pareceu uma hora. Quando parou de tremer, todo mundo do prédio saiu - nem sei como conseguimos descer doze andares pela escada, mas naquela hora pra falar a verdade, nem dava pra pensar em mais nada, a não ser sair logo para a rua em segurança.

Lembro que o céu ficou completamente nublado. Os fios de eletricidade nos postes ainda balançavam. E nem tinha como voltarmos para casa, porque os trens e metrôs pararam, e mesmo se eu pegasse um ônibus intermunicipal para Yokohama, ia ser missão impossível porque as expressas fecharam.

Acabei por ficar no escritório onde a irmã de uma colega minha trabalhava, e acho que andamos por mais de horas, e cada loja de conveniência que a gente encontrava pra comprar nem que fosse um cup lamen, as prateleiras vazias. Muita gente teve a mesma idéia.

Internet nem funcionava direito, mas confesso que o Twitter naquela época, ajudou muita gente para informar o que realmente havia acontecido, e foi em Tohoku. Mas nunca parei para imaginar o tamanho da catástrofe que aconteceu lá, quando vimos o noticiário nos telões dos prédios (se não me engano, foi em Shinjuku).

Eu contei um pouco no Empório no dia seguinte, quando já estava em casa. E nos dias seguintes, quando tive que ficar em casa por conta de que o transporte público estava ainda se reestabelecendo, postei muita coisa, sobre o que realmente aconteceu, desmentindo boatos, esclarecendo outras... Naquela época, eu postava sobre doramas em um site da comunidade, e acabei postando também sobre o que havia acontecido.

Doze anos depois, a região continua se reerguendo, população levando a vida normal, mesmo assim, a data vai continuar sendo lembrada, bem como o dia 17 de janeiro (Hanshi-Awaji) e o dia 1 de setembro, data que foi o Grande Terremoto de Kanto em 1922, tornou-se o dia nacional de prevenção de desastres. 

Esses eventos sempre serão lembrados.



(Confesso que no dia que aconteceu, eu não tinha percebido se as cerejeiras estavam floridas.)

Comments