Os Dez Mais da Autora - Músicas mais ouvidas em Fevereiro


Quem vê, pensa que ouvi as mesmas músicas o mês todo, mas não é isso: eu pego e seleciono as dez mais que podem cair no gosto de quem estiver lendo aqui, ou não. Seja em formato físico ou no streaming, o pessoal ouve e muito. Mesmo saindo no YT versão um pouco mais curta, mas melhor do que nada, como era uns bons anos atrás.

Lembrando que as músicas podem ser facilmente encontradas no Spotify, iTunes, amazon music, YT Music, YT video mesmo e outras fontes que não cabe a mim divulgar, mas que tem artista que precisa logo botar as músicas no streaming, porque nem todo mundo "de fora" tem como comprar a versão física.

1. Koi wa kore kara (20th Century): O trio - Masayuki Sakamoto, Hiroshi Nagano e Yoshihiko Inohara - gostou mesmo de ficar lançando música em formato digital, tanto que, desta vez, no começo da turnê nacional, lançaram - de novo - um double A, com a música "Kimi no Egao ni Tsurete" (composição de YO-KING, da dupla Mashin Brothers). "Koi wa kore kara" lembra muito o estilo city-pop que dominou nos anos 90 e voltou com força total de alguns anos pra cá. Tanto que, a música foi composta pela eterna rainha do city-pop, Mariya Takeuchi. Felizmente, conseguiram terminar a live tour em segurança e finalmente conseguiram fazer três apresentações no Billboard Live Tokyo (que tinha sido cancelado por causa do estado de saúde do Inohara), e tornar o primeiro grupo da J&A a fazer show no Billboard Live (e também em Osaka e Yokohama). A arte do single digital ficou a cargo de Kato Friend e de Chie Morimoto, bem estilo anos 90.

2. W (Snow Man): Double-A com a música "Tapestry" (tema de encerramento do filme recém-lançado "Watashi no Shiawase na Kekkon", com Ren Meguro), que tinha saído primeiro no canal oficial do grupo no YT, e usado na divulgação do filme. Só que a segunda faixa - "W" - foi anunciada no programa "Show Channel" no dia 14 de janeiro, data em que ia estreiar o dorama "Dai Byoin Senryo", protagonizado por Sho Sakurai, e foi usada como tema de encerramento, porque até a hora em que Tatsuya Fukazawa e Ryohei Abe anunciaram no final do programa, a música era uma incógnita. Se "Tapestry" tinha uma pegada mais melódica, "W" é completamente o oposto: batida bem pesada, voltada pro rock. Embora no dorama dá pra ouvir uma parte nos créditos finais, a música completa foi tocada no programa de rádio do Snow Man dia 19 de janeiro e o PV somente no dia 1 de março.

3. Fantasia (KAT-TUN): Lead track do álbum do mesmo nome que saiu uma semana antes do aniversário de Kazuya Kamenashi, o PV tinha saído um mês antes no YT. E quando se trata de KAT-TUN, pode ter certeza que a maioria das músicas do álbum são daquelas que não deixam ninguém parado, misturam rock com techno music, mas tem algumas mais lentas no estilo blues. No dia do lançamento do álbum, disponibilizaram a versão digital para os serviços de streaming, mas sem as faixas-bônus e os solos. Se no álbum anterior - "Honey" - eles já estavam literalmente colocando fogo nas músicas (vide "Euphoria" e "We Just Go Hard"), em "Fantasia" a situação não muda, fazendo jus ao estilo que o trio vinha fazendo desde antes do debut quando ainda eram seis.

4. friends  (iri): Confesso que foi por causa do dorama "More Than Words" (amazon prime) que eu comecei a ouvir um pouco mais desta cantora e compositora. Algumas músicas anteriores a "Someru" tem uma sonoridade que lembra muito Shibuya-kei e dance music. "friends" foi lançado recentemente em formato digital em fevereiro, como coupling song com "Go back", mistura hip-hop com techno e Shibuya-kei. Em maio deste ano, ela lançará seu sexto álbum de estúdio - "PRIVATE", que conterá músicas como "STARLIGHT", "Someru", "Go back" e "friends", e compôs a música "Cream", próximo single do grupo Sexy Zone (Fuma Kikuchi é fã da iri, tanto que ela compôs anteriormente duas músicas para o grupo).

5. Yume Miru Shojo ja irarenai (Nanase Aikawa): Acho que pouca gente conhece essa cantora e compositora que entre os anos 90~2000 fez muito sucesso com suas músicas no estilo bad girl rock-and-roll, diferente das cantoras idol na época. Apesar de seu lado rock-and-roll, Aikawa compôs músicas mais calmas, como "Sakura mai orirufuru koro, namida iro" e "Koigokoro". O álbum de covers "Treasure Box - Tetsuro Oda Songs -", ela gravou em agradecimento a Tetsuro Oda, que a ajudou na carreira musical (Aikawa tinha sido reprovada no teste para a gravadora Sony mas Oda acabou indicando a cantora para a avex trax, e compôs a primeira música). "Yume..." seu primeiro single, foi usada como BGM do comercial da "Super Nova Racing", mas foi como ending song do dorama "V no Honoo" que fez sucesso.

6. BanBanZai (DISH//): Uma banda da trupe EBIDAN que muita gente precisa conhecer mais seria o DISH//, pois o quarteto possui muito mais música do que imaginávamos (verdade seja dita: muita gente conheceu a banda por causa da versão de "Neko", composição da aimyon no "The First Take"), e Takumi Kitamura não é apenas vocalista, mas compõe e toca guitarra. "BanBanZai", do álbum "Triangle", no PV que saiu no YT para promover o álbum, teve coreografia do grupo Power Puff Boys - o mesmo que fez a coreografia da banda Sekai no Owari em "Habit" (e ainda teve gente que achou que o DISH// tivesse plagiado o SekaOwa!!).

7. Who I Am (7ORDER): Janiotas das antigas obviamente vai reconhecer o som desta banda, porque ela é formada pelos ex-Juniores (que eram da banda Love-Tune) - Kentaro Yasui, Yuma Sanada, Shoki Morohoshi, Myuto Morita, Keigo Hagiya, Aran Abe e Reo Nagatsuma. Desde maio de 2019, o septeto vem realizando diversas atividades, como programas de variedades (na Tokyo MX) e peças teatrais, mas musicalmente falando, eles voltaram em maio do ano seguinte. Lembrando que todos os membros tocam e compõem, e o estilo musical vai do pop, ao electronic dance music e R&B. "Who I Am" saiu single em fevereiro deste ano, e em março o terceiro álbum de estúdio "Dual" e já sairão em turnê (hall e arena).

(Nota da autora: não entendo porque as janiotas das antigas que lembram bem do Love-Tune não mencionam nada do 7ORDER...)

8. Utsukushii Ikimono (Masaki Suda): Quem acompanha a carreira de Masaki Suda, é quase a mesma coisa que acontece com o Takumi Kitamura (DISH//) - muita gente acha que eles mais atuam e carreira musical é um hobby, mas não é bem por aí. Kitamura já começou atuando e cantando, e Suda foi investir na carreira musical em 2013, mas foi em 2017 que, quando interpretou Hide, da banda Greeeen, no filme "Kiseki ~ Ano hi no sobito", começou a investir na música. Nisso ele já tem doze singles e três álbuns de estúdio, com sons que variam do folk, pop e dance music, e várias músicas dele foram usadas em temas de doramas e filmes e tema de encerramento do "news zero" (durante o ano de 2022). "Utsukushii Ikimono" saiu em formato digital em fevereiro. 

9. Fuyu no Hanashi (Given): Composta pelo músico Centimilimental, a música logo se tornou sucesso tanto no anime como nos streamings. Composta para o anime "Given", da banda do mesmo nome, a música é sobre a perda de um amor e que nada pôde fazer para evitar (não vou entrar em maiores detalhes, tem que assistir o anime completo, são onze episódios). Aliás, todas as músicas da série foram compostas pelo Centimilimental, tem álbum e nos streamings. Embora Given é uma banda que surgiu no manga e posteriormente anime do mesmo nome, as músicas fogem completamente dos anime songs que muita gente está acostumada, porque obviamente é rock (embora Atsushi, o criador do projeto Centimilimental, esteja mais acostumado a fazer música com temática mais triste). No anime, quem canta a música (que aparece no nono capítulo) é o dublador de Mafuyu Sato, Shogo Yano.

10. Eien (Mr.Children): A banda já bateu trinta anos de carreira (contando a partir do debut single, que foi em 1992), continua fazendo muito sucesso, muita gente conhecida é fã, e atinge diversas faixas etárias - desde o adolescente do colegial até pessoas que já tem oitenta anos. Um dos motivos do Mr.Children fazer sucesso até hoje, seriam suas melodias que variam do rock até baladas, e suas letras sobre dilemas da vida, de preserverança, de amores outrora nunca correspondidos, sobre renascimento. "Eien", nono digital single lançado em março de 2022, foi tema do filme "Sakura no Youna Boku no Koibito" que saiu no serviço de streaming Netflix (no exterior com o título "Love Like the Falling Petals"), e a música é sobre ter algo precioso no passado mas que estaria prestes a esquecer.

Novamente reforçando que as músicas, em sua maioria, podem ser encontradas facilmente nas plataformas de streaming de sua preferência e também no YT mesmo na versão do site, mas melhor do que nem ter. E não coloco mais link nem video porque com o tempo retiraram e depois tenho maior trabalho em ficar editando postagem.

Imagens: TBS (o dorama "Yugure ni, Te o Tsunagu", logo vai ter resenha aqui, eu espero), MENT Recording, Sony Music, avex trax, Nippon Columbia, Epic Records, Toy's Factory.

Comments