[BEDA em Abril] Dorama Review: "Yugure ni, Te o Tsunagu" (2023)

Sinopse: Soramame Asagi, uma jovem energética e boazinha do interior da região de Kyushu (mais precisamente em Miyasaki-Ken), resolve ir para Tóquio encontrar seu noivo e também seu amigo de infância Shota Yano. Ao sofrer a maior decepção de sua vida, acaba tendo um encontro com Oto Umino, um jovem compositor completamente desacreditado até pela sua própria gravadora por não conseguir sequer lançar uma música no mercado e tendo que fazer trabalho temporário em uma cafeteria pra pagar suas contas.

Por ocaso do destino, Soramame acaba indo morar na mesma pensão onde Oto mora, acabam criando um laço de amizade. Soramame acaba investindo em designer de moda e Oto começa a ter inspiração para compôr. Será que ambos conseguirão realizar seus sonhos? E quando a amizade começa a tomar passos mais largos?

Ficha Técnica: Direção: Kou Kanai (cap. 1, 2, 3, 5, 8 e 10), Daisuke Yamauchi (cap. 4, 6 e 7) e Masato Fuchigami (cap. 9). Planejamento: Moe Miura. Roteiro: Eriko Kitagawa. Supervisão: Yoshifumi Yamasaki (música), Masashi Miyai (fashion), Takeshi Nogami (piano), Keinosuke Ishiyama (DTM - Desk Top Music), Shuji Okawa (performance). Produção: Hiroki Ueda, Yuri Sekikawa, Daichi Hisamatsu - em conjunto com Kyodo Television (afiliada da Fuji TV) e TBS. Coreografia: Oguri (s**t kingz). Elenco: Suzu Hirose (Soramame Asagi), Ren Nagase (Oto Umino), Mari Natsuki (Kyoko Yukihira), Youhei Kawakami (Sousuke Yukihira), Rikka Ihara (Chiharu Tanzawa), Yoshi Sakou (Hiroshi Tanzawa), Wakana Matsumoto (Makiko Isobe), Rio Uchida (Ariel), Mambou (Takahisa Masuda), Kenichi Endo (Tooru Kuon), Mario Kuroba (Shin Hazuki), Toshihito Okubo (Masaki), Makoto Tanaka (Kaori), Yasuko Matsuyuki (Touko Asagi), Momoko Tanabe (Seira Kanno), Kaito Sakurai (Shota Yano), Mayuu Yokota (Nanami), Narumi Kayashima (Tamae Asagi). Músicas: "Algernon", "Haru Dorobo" e "Tada kimi ni Hare" (Yorushika); "Life Goes On" (King&Prince). 

Soramame convocando todo mundo para bordar o vestido de Seira para o promotion video do Beats Per Minute. (Da esquerda pra direita: Suzu Hirose, Ren Nagase, Mari Natsuki, Momoko Tanabe, Rikka Ihara, Yoshi Sakou e Mario Kuroba)

Transmitido pela TBS e suas afiliadas  do dia 17 de janeiro a 21 de março, terças-feiras, 22:00 às 22:57 na temporada de inverno de 2023 (somente o primeiro capítulo teve 15 minutos adicionais).

No final de novembro de 2022, foi anunciado que Suzu Hirose e Ren Nagase iriam protagonizar um dorama romântico roteirizado por Eriko Kitagawa (conhecida por seus roteiros em "Asunaro Hakusho", "Long Vacation", "Saigo no Koi", "Over Time", "Beautiful Life", "Orange Days", "Tatta Hitotsu no Koi", "Hanbun, Aoi"). Naquela ocasião, Suzu estava terminando as filmagens de "Nemesis" (o filme que dava sequência do dorama de 2021) e as fãs do grupo King&Prince (o qual Nagase pertence) estavam ainda sob o baque do anúncio no dia 5 de novembro (quem for janiota ou projeto de um, procurem na internet, porque eu não vou ficar postando notícia ruim, chega, já deu), e o anúncio do dorama veio em boa hora.

Mas é quase normal aqui no Japão anunciar doramas da temporada seguinte antes mesmo as da anterior mal terem iniciado, tipo duas temporadas de antecedência. Asadora e taiga dorama chegam a anunciar dois anos antes, porque como dura o ano todo, e envolve momentos históricos, então demanda tempo, fora agenda dos artistas, e imprevistos...

No que a gente pensa que "Yugure ni, Te o Tsunagu" seria uma história de amor daqueles cheios de clichês, a história vai muito além:

- Ter que passar por muitas dificuldades e "perrengues" para que o sonho se torne realidade: no caso do Oto Umino, que queria ser um compositor famoso, ele recebe vários nãos na cara, até da diretora da gravadora, e tem que morar numa pensão e fazer trabalho temporário em outro lugar pra poder pagar as contas. E no caso da Soramame, que sonhava em ser estilista de moda, sofre muitas decepções e percebe a duras penas que não se pode confiar em todo mundo.


- A vida na cidade grande não é fácil: tanto Oto quanto Soramame vieram de cidades no meio do mato, bem interior do Japão - ele, de Kobe, Hyogo; ela, de Miyazaki, numa cidade pequena. Ambos foram tentar a sorte "na cidade grande", e descobrem que é dolorido tentar fazer o sonho se tornar real, e que nada é fácil.

- Nem todo mundo é confiável.

- Muitas vezes, ganha-se amizade e confiança, na convivência. Muito embora o encontro de Oto e Soramame tenha sido acidental, ambos acabam se ajudando mesmo que fosse sem intenção alguma. É que ambos possuem coração puro e ingênuo.

- O apoio vem de quem menos espera. 

- Não se pode confiar em todo mundo e, muitas vezes quem tentamos ajudar, acabamos recebendo uma apunhalada nas costas. 

- Existe o arrependimento, mas nem sempre existe o perdão 100%.

- Sem querer descobrimos os bastidores de uma produção musical e de estilista de moda, que envolve muita coisa que ninguém sabia.

Nota da autora que vos posta aqui: Subliminarmente, o dorama mostra o lado de que, pessoas tanto daqui como de fora, acham que morar e trabalhar em Tóquio é fácil, lindo e maravilhoso, mas nem tudo sai conforme o esperado.

(PS.: Será que a Soramame conseguiu levantar 3 milhões para instalar o elevador para a avó querida dela?)

Personagens Principais:

- Soramame Asagi (Suzu Hirose): Jovem energética que nasceu e foi criada no interior de Miyazaki (região de Kyushu), tem o sonho de ser estilista de moda e casar-se com seu amigo de infância, Shota Yano. Ao ir para Tóquio reencontrá-lo, acaba tendo uma grande decepção. Filha da estilista Touko Asagi e do artista plástico Seiji Hishikawa, Soramame tem o dom natural de desenho e criatividade. Possui coração bom, é ingênua, esforçada e fala em seu dialeto de Kyushu.

- Oto Umino (Ren Nagase): Um jovem comum e retraído que tem como sonho ser um grande compositor musical no estilo vocaloid, mas todas as suas composições são recusadas pela sua empresária. Nascido em Kobe, Hyogo, teve que se virar sozinho, pois seus pais não o apoiaram na escolha de carreira musical. Mora na pensão da Keiko Yukihira e faz trabalho temporário em uma cafeteria, por isso que Mambou o chamava de "Decaf-kun".

Família Yukihira: Possui uma casa antiga, mas ampla, onde Keiko aluga quartos para uma renda extra. Ela mesma mora no local. É onde Oto e Soramame moram.

- Keiko Yukihira (Mari Natsuki): Ex-artista plástica e dona da casa onde Oto e Soramame moram. Adquiriu uma casa de banhos desativada e a reabriu. Costuma ir comer no Onoya, casa de soba que fica no bairro. Seria quase que uma mãe para Oto e Soramame, com seus conselhos e conversas.

- Sousuke Yukihira (Youhei Kawakami): Filho único de Keiko, que mora nos Estados Unidos e vem visitar a mãe sempre que possível. 

Casa de Soba Onoya: Fica perto da residência dos Yukihira, onde Soramame trabalhou algum tempo.

Soramame (Suzu Hirose) e Chiharu Tanzawa (Rikka Ihara), que se tornaram grandes amigas graças a Chiharu ter salvo Soramame numa... sauna!!

- Chiharu Tanzawa (Rikka Ihara): Filha de Hiroshi, gerente da casa de soba. Foi ela quem socorreu Soramame e indicou a casa de Keiko para morar (literalmente, Chiharu carregou Soramame até lá). As duas tornaram-se amigas.

- Hiroshi Tanzawa (Yoshi Sakou): Pai de Chiharu e gerente da casa de soba Onoya. É amigo de infância de Keiko.

Universe Records: Gravadora a qual Oto pertence.

Isobe (Wakana Matsumoto, à direita), apelando até pra uma "gothic lolita" (Nonoka Kazami, do idol group Shiritsu Ebisu Chuugaku) para ver se a carreira do Oto decola

- Makiko Isobe (Wakana Matsumoto): Chefe da parte de "Artist and Repertory" da gravadora e responsável de Oto. Tenta fazer de tudo para que seus artistas consigam o sucesso. Seu apelido: "Isobemaki".

- Ariel (Rio Uchida): Vocalista da dupla "Zubidava", um dos grupos da gravadora Universe Records de grande sucesso. Possui cabelo longo e colorido. Quando Mambou, seu parceiro da dupla, resolveu largar a carreira musical, Ariel tentou investir como solista com o pseudônimo de "Soy" (na tentativa de fazê-la dupla com Oto, como "Soy Latte").

- Mambou (Takahisa Masuda): Guitarrista da dupla "Zubidava". Para preservar sua verdadeira identidade, usava uma máscara. Ao perceber que o sucesso da dupla estava decaindo, largou tudo e foi embora para sua terra natal, Fukui, onde sua família possui uma fábrica de óculos. Seu nome real é Satoshi.

Ander Sonia: Marca famosa de roupas onde Soramame foi trabalhar.

Ander Sonia: da esquerda pra direita: Mario Kuroba, Kenichi Endo e Toshihito Okubo. Embaixo: Makoto Tanaka e Suzu Hirose.

- Tooru Kuon (Kenichi Endo): Responsável pela marca e designer. Era colega de Keiko Yukihira no tempo de faculdade de artes plásticas. Exigente no trabalho, só contratou Soramame por intermédio de Keiko. Descobre que a menina possui talento natural para design.

- Shin Hazuki (Mario Kuroba): Modelista-chefe de Ander Sonia, responsável pela Soramame. Pediu demissão da empresa para acompanhar Soramame e Touko em Paris para administrar a marca Colza. Acabou ficando na França, mas Soramame voltou para Kyushu.

- Masaki (Toshihito Okubo): Staff da empresa Ander Sonia.

- Kaori (Makoto Tanaka): Modelista da empresa Ander Sonia.

Colza: Marca mundialmente famosa criada por Touko Asagi. Em francês, é nanohana.

Três gerações da família Asagi: a avó Tamae (Narumi Kayashima), a neta Soramame (Suzu Hirose) e a filha Touko (Yasuko Matsuyuki)

- Touko Asagi (Yasuko Matsuyuki): Mãe de Soramame. Quando a filha ainda era bebê, seu marido, o artista plástico Seiji Hishikawa abandonou a família fugindo com uma de suas modelos, e morreu pouco depois. Quando apareceu a chance de trabalhar em Paris, deixou Soramame com a mãe e nunca mais teve contato (pois Tamae deserdou Touko).

Outros:

Parte do elenco: da esquerda pra direita, acima: Momoko Tanabe, Mari Natsuki, Wakana Matsumoto, Rikka Ihara. Embaixo: Narumi Kayashima, Rio Uchida, Kaito Sakurai, Yoshi Sakou.

- Seira Kanno (Momoko Tanabe): Apareceu de repente na cafeteria onde Oto trabalha e entregou um papel contendo seu telefone, dizendo que foi amor pela primeira vista, mas na verdade estava tentando extorquir dinheiro "para pagar despesas de hospital da mãe doente". Trabalha em um jardim de infância, e ao cantar a música "Itsumo nanto demo" no parque, chamou a atenção de Soramame, que a ajuda na carreira musical, ao mesmo tempo faz o design da roupa de Seira.

- Shota Yano (Kaito Sakurai): Era amigo de infância de Soramame, e quando terminaram o colegial, fez a promessa de casarem quando terminasse a faculdade. Após a formatura, Shota muda-se para Tóquio, e quando Soramame o reencontra, acaba por terminar o compromisso.

- Nanami (Mayuu Yokota): Atual namorada de Kaito.

- Tamae Asagi (Narumi Kayashima): Avó de Soramame e mãe de Touko. Foi ela quem criou Soramame quando Touko foi embora para Paris. Quando a menina foi para Tóquio reencontrar Shota, Tamae ficou preocupada, ao ponto de enviar uma passagem de volta para Soramame voltar para Miyazaki.

Trivia e Curiosidades:

- Suzu Hirose ainda estava nas filmagens de "Nemesis" que estreiou no dia 31 de março deste ano. Por isso que muita gente reparou no cabelo que ainda era de sua personagem Anna Mikami (sem falar que teve uma referência no dorama "Nemesis" na cena em que Sousuke arranja uma saída para Soramame levantar 3 milhões de ienes). 

- Tanto Suzu quanto Ren Nagase já ganharam prêmios de artista revelação na Nihon Academy (o equivalente ao Oscar no cinema Japonês). Suzu ganhou em 2016 por atuar em "Umimachi Diaries", e Ren ganhou em 2021 por atuar em "Yowamushi Pedal".

- O nome da personagem de Suzu, Soramame, não é por acaso - como a personagem é de Kyushu, a região de Kagoshima é famosa por cultivar a planta. No Brasil, é conhecida como feijão fava. Se traduzirmos ao pé da letra os nomes de Asagi Soramame e Umino Oto, ficariam "feijão fava azulado" e "som do mar".

- O sotaque de Soramame é do interior de Kyushu. Isso porque Suzu é de Shizuoka.

- Ren Nagase na verdade nasceu em Tóquio, mas por causa do trabalho de seu pai, a família mudou-se para Osaka, onde morou dos 11 aos 15 anos. Nesse tempo, entrou no Johnny's, fez parte do Kansai Jr., e chegou a fazer parte do trio Naniwa Ouji (com Daigo Nishihata e Ryusei Onishi) por 3 anos, quando novamente a família retornou para Tóquio e Nagase entrou no Mr.King (que depois tornou-se King&Prince). Por isso que muitas vezes, Nagase chega a falar o dialeto de Osaka.

- Nagase é amigo até hoje dos ex-membros do Kansai Jr. - Yoshinori Masakado (Ae! Group) e Daigo Nishihata (Naniwa Danshi), e chegam a sairem juntos.

(Nota: Nagase é canhoto.)

- Mari Natsuki além de atriz, é também cantora (mais voltada para blues e jazz). Possui um grupo de dança e performance, e também ganhou destaque como dubladora. 

- Youhei Kawakami, que interpreta Sousuke Yukihira, é membro da banda Alexandros. Passou parte da infância na Síria, por causa do trabalho de seu pai. Não é a primeira vez que Kawakami atua em um dorama - seu trabalho anterior foi como Souseki Tachibana, em "Uchi no Musume wa, Kareshi ga dekinai" (cujo roteiro foi de Eriko Kitagawa).

- A dupla Zubidava é uma clara paródia em cima de artistas que vêm surgindo no cenário musical, muitos de forma amadora, via tik-tok e You Tube, alguns sem mostrar o rosto, seja como em forma de anime (casos da Ado e Eve - este faz shows ao vivo, mas de uma forma de não mostrar seu rosto) seja usando máscara (no caso de yama).

- Muita gente foi saber que Takahisa Masuda (aka Massu, do NEWS) era o guitarrista Mambou quando tirou a máscara, embora fãs do NEWS estavam desconfiadas que era o Massu (pela voz e pelo cabelo azul).

(*Nota da autora: impressão minha ou a parte em que Mambou resolve largar a carreira artística e voltar pra terra natal e tocar negócio da família, seria uma alusão do Satoshi Ohno afastar-se da carreira artística por tempo indeterminado? Não obstante, o nome verdadeiro de Mambou é Satoshi!)

- Sim, a província de Fukui também é conhecida por fabricar óculos, especialmente na cidade de Sabae.

- Kaito Sakurai, que interpreta Shota Yano, é filho do guitarrista e frontman da banda Mr.Children, Kazutoshi Sakurai. Embora tenha alguns trabalhos em atuação, era claro que ia seguir carreira musical - é baterista de uma banda indie "Inner Journey". Fun fact: sua banda inspiradora é Spitz (que surgiu na mesma época que Mr.Children).

- No capítulo 6, o vocalista da banda HOUND DOG, Kouhei Otomo faz uma participação especial como o famoso ator Ryohei Saiga.

- O fato da Ariel (Rio Uchida) ter cortado o cabelo e mudado de nome artístico, é uma metáfora aqui que significa que não tem mais relação com a pessoa que ama. Quem assistir muito anime ou ler muito mangá, especialmente no estilo shoujo, vai ter muito disso.

- Pelo fato de Oto (Ren Nagase) fazer trabalho temporário em uma cafeteria, o TOMIGAYA COFFEE, a rede de cafeterias Tully's Coffee fez duas colaborações especiais: na compra da bebida "Maple Caramel Macchiatto" (quente ou frio), ganhava um adesivo inspirado no desenho das almofadas da casa da Keiko. Na segunda colaboração, se comprasse o "Maple Caramel Macchiatto" ou o "Maple Cafe Granista", além dos dois adesivos, poderia escolher um terceiro, que era o logotipo da unit de Oto e Seira - "Beats Per Minute".

- Outra colaboração: a blusa de moleton que Soramame usa no primeiro capítulo, estava sendo vendida em mais de 250 lojas da rede Don Quijote.

- A dança da música "Life Goes On" (do King&Prince) que Oto/Nagase e Soramame/Suzu fazem nos créditos finais de cada episódio, foi coreografada por Oguri, do grupo de dança s**t kingz. Fez tanto sucesso que, tanto na conta do Instagram como no tik-tok oficiais do dorama, traz até o tutorial de como se faz, incluindo o elenco e convidados de cada episódio.

- Embora "Algernon" da unit Yorushika seja a música principal do dorama, a que mais caiu no gosto do pessoal foi "Haru Dorobo" da mesma unit, que nem recente era - foi usada anteriormente em 2021 como BGM do comercial da empresa Taisei Corporation.

- A modelo coreana Ahn Mika aparece no capítulo 9 como Miyo Yodobashi, crítica de moda. Foi inspirada na famosa jornalista de moda Anna Wintour.

- Maoko Hibi, que aparece no capítulo 10 como apresentadora, é main caster do programa jornalístico N Star da TBS, e de vários programas da emissora.

- Uma das cenas externas foi no Saitama Super Arena. 

- No último capítulo, a palavra "Hakata Chuo Eki" trendou no Twitter. Quem assistir vai entender (e não vou dar spoiler).

- Os atores Rikka Ihara e Yoshi Sakou, que interpretaram Chiharu e Hiroshi no dorama, fizeram uma spin-off em parceria com a Nissan. Um dos motivos pelos quais não poderiam ser Ren Nagase e Suzu Hirose, por exemplo, é que Nagase faz CM pela Honda e Hirose faz pela Suzuki.

Imagens: Instagram, Twitter e site oficial do dorama.

Fontes: site oficial do dorama, oricon, crank in, model press, TV Life, Shuukan The Television, TV Guide.

Quem quiser assistir com legenda, tem aqui, e o cadastro é gratuito, não demora nadica, só não esquecer da senha.

Comments