[BEDA em Abril] A gente bem que tenta...


 ... mas acabo "furando" os dias de postagem. Mas tudo bem, como eu disse, o importante é tentar mesmo. 

Eu bem que tento seguir listas, mas chega no segundo dia, acabo tendo bloqueio criativo e demoro pra deslanchar, às vezes um dia, muitas vezes uma semana... E olha que estou num período que, bem, tempo eu tenho, o problema realmente é quando a inspiração some da noite pro dia, e quando consigo fazer, acabo me perdendo no meio também.

Porque na verdade, não adianta ter todo o tempo do mundo, se não souber aproveitar. Desde que meu trabalho temporário acabou e eu novamente em busca de um fixo que não me traga dores pelo corpo todo, estou aproveitando o tempo livre para fazer as coisas que eu não estava conseguindo antes, como eternamente estudar pra ver se melhoro de rumo, botar meus doramas em dia, exercitar...

No quesito de estudar a língua japonesa, uma coisa eu posso admitir que estou entendendo bem mais o que as pessoas querem transmitir, graças às minhas idas ao cinema assistir filmes em japonês sem legenda, lições de hot yoga, e os doramas que, mesmo legendados, eu procuro tentar entender o quê eles falam.

Ainda mais que eu só assisto programação japonesa mesmo, ué. Mesmo os serviços de streaming que eu pago, como o prime e o docomo tv (que vai virar lemino daqui a uma semana), eu só assisto mesmo em japonês. 

Ah, sim. Conversação, que basicamente seria o cotidiano, e nas minhas idas no estúdio nas aulas de hot yoga, pós-aula quando o instrutor vem conversar um pouco comigo sobre a aula, de como eu estou evoluindo (ainda bem), qual o dorama da temporada que vou assistir (é que no questionário perguntava quais eram meus hobbies, então...), se o último concerto que fui estava bom, coisas bem leves mesmo, mas que dá pra eu conseguir dialogar. Em japonês, claro.

Assumo que tenho dificuldade em conversar mesmo na minha língua-mãe, e isso não é de hoje. Desde o primário eu sempre fui aquela pessoa introvertida, que pra arrancar algum diálogo comigo, tinha que ser com algum assunto de meu interesse, por isso que até hoje eu "travo" muito na hora de falar (poderia ser trauma de infância por causa da minha descendência nipônica, mas não vamos dramatizar as coisas), imagine quando eu estudava outra língua estrangeira: professor tinha que ter uma paciência comigo na hora de eu conversar...

Felizmente esses "traumas" estou superando, porque quase tudo eu tenho que me virar, mesmo se tiver algum tradutor pra ajudar (especialmente em repartições públicas). No meu cotidiano, é inevitável alguém querer conversar um pouco comigo, ainda mais que no bairro onde moro, praticamente somos os únicos estrangeiros no local, e os vizinhos às vezes vêm conversar conosco - o que é raro - e ainda bem que nesse ponto conversa aleatória ajuda.

Sobre tentativas e erros, sempre fiz questão de mencionar em minhas postagens sobre minha vida cotidiana e as surpresas que a vida nos proporciona. Mas é que se a gente não tentar fazer alguma coisa que possa ser benéfico para si e para todos, nunca vamos saber como realmente será, desde testar uma receita nova até se candidatar a alguma vaga de emprego que você se interessou, acha que vai conseguir fazer, mas nunca fez na vida.

(Como disse, se as tentativas forem para o bem, especialmente no quesito emprego, porque ultimamente andam aparecendo ofertas de emprego completamente obscuras que dá medo...)

Voltando ao primeiro parágrafo, eu bem que realmente eu tento fazer o BEDA duas vezes ao ano, blogar todo santo dia, mas eu acabo me perdendo em tanta coisa, ainda mais agora que estou me preparando para algumas entrevistas de trabalho. Mas, como digo, o importante é participar, mesmo com algumas postagens aleatórias durante a semana.

Foto: da autora. Não fiz hanami tampouco fui nos parques em Nagoya ou mais longe para apreciar a beleza das cerejeiras, mas ao menos a cerejeira que fica perto da minha casa é bem frondosa e fica carregada de flores na primavera.

Comments