[BEDA em Abril] Minha Rotina...


Eu acompanho alguns blogs graças àquelas que colocam no blogroll os favoritos, e eu acabo entrando, mas comentar e dar o feedback que é bom...

Daí que estou tentando participar direito no BEDA (Blog Every Day in April/August), já que entramos em abril, mas como muitas vezes sofro de bloqueio criativo, e quando desbloqueia, geralmente quando é resenha de dorama ou de filme, e acabo levando pelo menos três dias, porque não basta resumir, tem que colocar ficha técnica e curiosidades no meio.

Vamos lá, recentemente muitas blogueiras que estão fazendo - ou tentando - o BEDA, postaram sobre a rotina do dia. Aí eu mesma fiquei pensando: vou postar sobre minha rotina aqui, mas nem vai ser nada interessante, porque já começa que estou de férias por tempo indeterminado e, segundo, muita gente pode achar que minha rotina é bem monótona... 

Por conta dessas férias nada programadas, eu tenho que manter minha rotina de quando eu ainda trabalhava, mas a diferença neste momento é que tenho mais tempo para fazer muito mais coisas e tenho que aproveitar isso, porque depois que eu voltar ao batente, como dizem, "trabalhar como gente 'normal'", aí vou ter que refazer todo meu planejamento... Se eu não mantiver essa rotina, viro preguiçosa e não faço nada que preste e quando voltar a trabalhar, meu corpo vai estar tão desacostumado que, vai demorar meses para voltar ao ritmo normal.

- Mesmo estando de folga, eu acordo e levanto quase todos os dias às seis horas da manhã. Despertador tocou, eu sei que tenho que levantar, porque já aconteceu de eu desligar, virar do outro lado, e quase perder a hora.

- Primeira coisa depois que já levantei, é ligar a TV e deixar no noticiário matutino (de segunda a quinta-feira, eu assisto o ZIP!, da Nihon Television, somente às sextas que eu mudo para Mezamashi TV da Fuji Television), lavar o rosto e preparar o café, literalmente, porque nesta casa moram dois viciados em café.

- Como por enquanto somente namorido trabalha fora, eu deixo tudo pronto pra ele. Antes que as feministas xiitas venham me criticar, eu prefiro fazer sozinha e na maior calma, porque duas pessoas na cozinha, acaba virando um pandemônio. Quem mora no Japão, sabe como são as dimensões de um apartamento mesmo para duas pessoas.

- Se vou na sessão de yoga depois do almoço, eu procuro comer mais no café da manhã, porque antes de qualquer atividade física, recomenda-se ficar sem comer nada duas horas antes. Se a sessão for logo de manhã, então logo que levanto, eu bebo uma caneca de água quente (ou seja, acabo indo na sessão de jejum).

Rotina de skincare diurno: lavo o rosto com água fria e com sabonete próprio (eu uso o mais simples, o Perfect Whip com colágeno da linha Senka da Shiseido). Hidratante e creme da linha Roots of Strength da The Body Shop, porque a idade chega, e a gente quer cuidar mais. Se eu tenho que sair, uso protetor solar SunCut UV Perfect Gel da Kosè (no rosto, pescoço e nos braços). Não uso maquiagem por causa desta época que estou com alergia ao pólen, então lápis de contorno para olhos e rímel são itens fora de cogitação. Se fico muito tempo fora de casa, levo o protetor solar na bolsa para passar de novo.

Café da manhã nos dias que não vou ou vou bem mais tarde nas sessões de yoga: café com leite (de amêndoas ou qualquer um vegetal, porque leite animal está me dando muita ânsia de vômito e enjôos), cereal com alguma fruta aleatória que tiver com iogurte feito de kefir. Detalhe: não adoço nada, o leite vegetal não vem adoçado e o cereal geralmente eu prefiro All-Bran.

- Quando lembro de almoçar, por volta do meio-dia, normalmente seria o que restou do jantar anterior, pois em casa sempre foi assim: o que sobrou do jantar, vira almoço do dia seguinte. Geralmente alguma carne, salada e legumes - estes geralmente seriam berinjela, cenoura, batata doce, abóbora, que procuro receita no Instagram (a maioria das contas de receitas que sigo, são quase todos em japonês).

- Durante a tarde, costumo dividir o tempo em: duas horas e meia estudando japonês, e uma boa parte assistindo dorama para eu treinar a audição, por causa do JLPT (uma das provas envolve isso). Se dou um tempo nos estudos, eu faço atualização na minha agenda.

- Jantar: faço, porque vira o almoço do dia seguinte. Eu prefiro jantar algo mais leve, como sopa e salada, porque depois sei que vou passar muito mal. Se bem que, uma vez por mês, costumamos ir jantar fora, especialmente em lugares onde paga-se tanto e pode comer o que quiser à vontade por tempo ilimitado. Nessas horas que acabo exagerando mesmo e depois tenho que correr para perder os excessos.

- Antes de dormir: banho. E assisto aos doramas da temporada, e algum programa de entretenimento que me interesse. Antes de dormir, hidrato o rosto, o corpo e leio ou a revista Nikkei Woman, ou manga que às vezes compro e deixo pra ler depois... Costumo dormir por volta da meia-noite, mas já teve dias que fui dormir bem mais tarde, e ainda acordo cedo.

O que faço todos os dias ou quase: 

- limpar a casa, por causa da minha alergia ao pólen nesta época do ano. Não que eu não limpe, mas na primavera torna-se quase diário. Além de tirar o pó, tenho que passar um spray para amenizar os efeitos;

- bebo MUITA água. Acho que cerca de dois litros por dia. Só em uma hora de sessão de yoga, vai um litro. Em casa, se me der vontade de comer fora de hora, estou eu indo beber água quente;

- quando não vou nas sessões de yoga, eu tiro o dia para caminhar. Teve um dia que fui para Nagoya e acabei caminhando até a estação de Marunouchi. Nem lembro quanto tempo levei, mas acho que as sessões de yoga estão surtindo efeito, porque nem cansada fiquei;

- leio e muito, desde manga até revista, tudo em japonês e com dicionário ao lado, porque existem muitos kanji que não conheço e tenho que ficar procurando. Uma das formas de eu aprender muito mais.

Na verdade, minha rotina é mais ou menos assim, sem muitas expectativas pra quem mora no exterior. Na verdade, eu levo quase a mesma vida que eu levava no Brasil, a diferença um pouco que aqui eu me sinto mais "segura" mas sem se descuidar, como ir ao cinema na última sessão da noite, viajar de ônibus noturno sozinha, andar na rua mais tranquila. 

Foto: da autora quando saí da rotina e fui em Nagoya, na loja de departamentos JR Takashimaya, onde final de março estava tendo a feira de produtos da Inglaterra. Obviamente produtos como chás, scones, cupcakes e goods relacionados a música rock-pop britânico (e tocando rock dos anos 60, como Beatles, Rolling Stones, The Who, etc.) dominavam metade de um andar do prédio, mas como fui no último dia, nem deu para comprar cupcakes da London Cupcakes porque quase tudo esgotou.

Comments