[BEDA em Abril] Oportunidades e Portas que se abrem

Meu trabalho temporário durou até a primeira quinzena de março, e depois disso, me inscrevi no seguro, já que paguei por dez anos, então teoricamente eu tenho direito a receber, ao mesmo tempo que já estou procurando outro que ao menos me garanta trocos a mais para meus hobbies.

Recentemente tentei em duas empresas, e, como sempre, novamente inori mail e inori denwa, mas pelo menos uma delas me deu a oportunidade de tentar fazer visita a um outro local, mais perto de casa.

Certo que estava tentando algo que pudesse me dar um upgrade em todos os sentidos, talvez muito influenciada ou raiva mesmo de gente nas redes sociais batendo na mesma tecla sobre morar no exterior, trabalhar direto em fábrica e não aproveitar a vida, na maioria das vezes, generalizando, mesmo sabendo que existem pessoas que trabalham direto, sim, mas sabem aproveitar o tempo e fazer coisas diferentes, desde fazer trabalhos voluntários, ter fotografia como hobby, conhecer lugares que nem todo mundo conhece e por aí vai.

Eu digo que eu fujo muito do padrão dekasegi que muita gente generaliza - casa, trabalho, casa, e necas de diversão, conhecer outros lugares. Ok, querer ganhar mais dinheiro até eu quero, afinal, temos contas (e muitas) para pagar, temos que nos alimentar bem e ter uns trocados para nosso dia de descanso, mas existem pessoas que extrapolam, e nessa que a gente acaba ficando estigmatizada, ou seja, todo mundo acha que gente que está aqui parou no tempo.

Voltando à vaca congelada.

São raras as empresas oferecerem uma outra vaga de emprego quando a desejada não dá certo. Agora aceitar ou não, dependerá de muitos fatores, claro. Desde o tipo de trabalho, o ambiente, o local, distância, dias de folga, etc., para compensar muita coisa, ainda mais tenho o famoso e temido fator idade. Infelizmente, etarismo conta.

Caso aceitar o trabalho, não significa que desisti de tentar procurar àquele que eu quero, mas existem prioridades, e tenho que colocar em primeiro lugar, ao mesmo tempo que estaria me esforçando em melhorar as habilidades que eu tenho. O que dizem sobre "tempo a gente não tem, a gente arranja" vai de cada um, porque vai ter gente, sim, que vai reclamar horrores de que falta tempo por causa de trabalho, de filhos, de problemas, de coisas a resolver, ou porque a preguiça bate e quer passar o dia todo esticado na cama.

Confesso que teve dias que queria mesmo descansar pelo menos metade do dia, porque senão meu corpo e minha mente vão pras cucuias.

Quando existem oportunidades, eu tento aproveitá-las, desde que estejam no meu alcance, leia-se distância e tempo aka dinheiro, claro, porque sem fundos, como vou me locomover para os locais? Aí que eu precisava economizar muito mais pra não passar aperto nessas horas...

Mas existe aquela situação que, se não deu certo, era porque não era o momento certo, essas coisas que muita gente comenta, talvez para a gente se conformar e não desistir, porque cedo ou tarde, as portas irão logo se abrir, mas desde que você saiba qual a chave certa.

Imagem: da autora, no distrito de Sobue, Inazawa. Ainda existem caixas de correio nesse formato, típico da era Showa. Pelo menos no bairro onde moro, tem mais uma desse modelo, mas restaurado. Foto fora do contexto da postagem de hoje...

Comments