[BEDA em Abril] Randomices e Outras Coisas Aleatórias


- Quem me conhece desde o início deste Empório quando ainda tinha outro nome, eu tenho um lado aleatório muito grande, ou seja, uma hora estou falando de uma coisa e de repente estou falando de outra. Assim como acontece neste Empório que, nem tem como classificar que tipo ele é, porque posto assuntos muito variados, pra desespero de quem me segue.

- Nunca consegui fazer direito um "Dez Mais" de qualquer assunto, em ordem de preferência. Mas gosto de listas e acabo fazendo no Instagram. Se for de artistas (japoneses, claro), doramas e j-pop, estou dentro. Mas minha lista das dez mais sem ser música do mês (ou meses), acho que tem só dos atores japoneses cinquentões que eu gosto e olhe lá.

- Pra eu nunca mais esquecer e estou corrigindo neste Empório todas as postagens possíveis e as tags que, dorama é somente japonês, porque primeiro drama se pronuncia "dorama" em japonês. De outras nacionalidades, melhor procurar, mas não existe dorama no Brasil - eu chamo de novela, como sempre foi desde que a primeira novela foi transmitida na TV brasileira, nada de ficar inventando moda por aí.

- Felizmente ganho bons feedbacks aqui e na minha conta no Instagram quando posto sobre o Emporio. Tenho conta do Emporio lá também, mas ganho feedback na minha conta particular (porque posto nas duas contas). Mesmo sendo dois ou três, mas contam e muito para mim. Sinal que posso continuar melhorando e postando com qualidade, claro.

- Por isso que demoro muito para postar resenha de dorama e de filme: meu problema maior é que sou muito detalhista, e se for postar sobre dorama e filme, coloco ficha técnica e curiosidades que a gente nota durante o enredo e tento não dar spoiler. Na verdade, eu acabo assistindo duas ou mais vezes: porque na primeira vez, a gente assiste por causa da trama, e na segunda, pra pegar detalhes pra não perder o fio da meada, principalmente se for keiji dorama.

- Enquanto eu estiver de férias por tempo indeterminado (e felizmente ganhando com isso), aproveito o tempo para fazer as coisas que deixei acumuladas por falta de planejamento, porque tempo eu sempre tive...

- Embora eu já tenha feito uma postagem a respeito, um dos motivos mais fortes de eu ter me inscrito e estar fazendo sessões de hot yoga em uma academia perto de casa há cinco meses, foi levantar mesmo minha autoestima, por causa de sobrepeso, evitar problemas de saúde (em todos os sentidos da palavra) e comentários depreciativos por longos anos no antigo trabalho. Cinco meses depois, percebi muitas mudanças em mim, desde minha saúde corporal e mental, até ter dado mais ânimo em fazer as coisas.

- Eu sei que muita gente fala direto nas redes sociais "aceita o corpo que tem", respeito a decisão delas. Mas respeitem minha decisão de tentar perder os quilos sobressalentes, porque tenho histórico familiar terrível no quesito saúde e também nem tenho fundos o suficiente para ficar mudando meu guarda-roupa para muitos números acima e que custam um rim e nem encontro nas liquidações de mudança de estação que temos aqui.

Talvez eu seja uma pessoa completamente desinteressante, porque muitas pessoas que eu conheci, nem contato tenho mais. Porque os gostos mudaram, a mentalidade mudou, a vida também. Eu posso ter mudado também, mas sempre estava disposta em sair do conforto do meu lar, encarar sei lá, horas de viagem, para encontrar algum amigo e passar a tarde tomando café e falando de coisas bobas. Dependendo do meu bolso, claro. Se alguém mandava mensagem para mim dizendo que "olha, tal dia estarei perto de sua casa, tem um tempinho prum café?", eu somente negava caso eu estivesse trabalhando. 

Talvez porque muita gente acha que, pelo fato de eu estar trabalhando e morando no exterior, mas exercendo um trabalho nada a ver com escritório, design, ou qualquer coisa que não envolva trabalho não-qualificado, o abismo fica mais fundo. Porque acham que eu seja o padrão das pessoas que vêm aqui, e pensam em trabalhar e ficar em casa, nem sabe o que é diversão ou não sabemos fazer outra coisa.

Ou porque não vim para cá como bolsista de uma Universidade japonesa, ou porque não vim transferida de uma multinacional e ter um cargo executivo. Sei lá, mas acho que talvez eu seja mil vezes mais interessante do que algumas pessoas, mas meu modo de vida chega a afastar.

Afinal, quem gostaria de passar horas conversando com uma pessoa que vive indo ao cinema pra filmes japoneses, assiste somente doramas, gosta de ler manga, repertório musical 90% j-pop (outros 10% seriam os Beatles), vive estudando língua japonesa para tentar pela enésima vez o JLPT para o nível N2, passar e conseguir um emprego "decente" a.k.a. longe de fábricas.

Daí fico me perguntando se, mesmo que eu consiga um emprego "decente", elas voltariam a falar comigo ou seria por puro interesse? 

Felizmente, quem ainda manda uma mensagem para mim perguntando se estou bem, o que ando fazendo da vida, sinal que elas não ligam pelo que eu sou, porque ainda bem que existem pessoas que não ligam se eu trabalho em tal lugar ou tenho gosto duvidoso nas coisas, elas se importam pelo que eu sou por dentro. Da mesma forma que hoje eu prefiro mil vezes interagir com pessoas que sempre me deram apoio, e eu tenho reciprocidade com elas, do que as que apareceram do nada e nem pra dar um bom dia.


Comments

  1. Eu costumo chamar seriados de "drama", quando chamam tudo de dorama eu fico confusa, por ai consideram lakorns, bls e tudo mais que tiver asiático no meio, como dorama. Então prefiro chamar de drama coreano, drama chinês, drama japonês, drama tailandês, que ás vezes são novelas também (as chinesas com mais de 50 episódios eu já considero novelas, de tão longas que são), mas a nomenclatura de novela é só aqui pra américa latina (+portugal) mesmo: as telenovelas, no resto do mundo chama de série/ seriado mesmo. Na minha cabeça faz sentido e acho mais compreensível dessa forma, como você disse, dorama é só pra produções japonesas e foi generalizado.

    Gosto dos seus reviews detalhados, no caso eu admiro o trabalho de colocar a fotinha e nome de todo mundo. Apesar de gostar mesmo de saber as impressões sobre o que foi assistido.

    "Daí fico me perguntando se, mesmo que eu consiga um emprego "decente", elas voltariam a falar comigo ou seria por puro interesse? ". Vou chutar a segunda opção. As relações vão ficando mais rasas a cada ano de vida, e a gente cresce achando de amizade na infância que são superficiais... mal sabíamos que tudo viraria uma constante questão de falta de dinheiro e tempo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana
      Bem, dorama para mim sempre foi japonês, já partindo da pronúncia. Aqui, normalmente sao de cinco a doze capítulos. Existiram poucos que duraram um ano (caso de The Great White Tower, que durou 24 capítulos), mas dorama que tem 150 capítulos de dez minutos cada, é somente os asadora (dorama matinal) da NHK, e os que tem 48 a 52 capítulos são os taiga dorama (dorama histórico). Aqui, o pessoal separa cada tipo de dorama - os renzoku dorama, que são os da temporada e duram de dez a doze capítulos; os tampatsu que seriam um dorama especial de uma a duas horas de duração, no máximo dividem em duas partes; os asadora como mencionei e os taiga dorama.

      Engraçado que pra mangá, o pessoal consegue diferenciar - mangá somente japonês, manhua para os chineses, manhwa para os coreanos. Sei, porque acompanho um blog voltado para público BL.

      Na verdade, eu não gosto muito de dar minha opinião nos doramas e filmes que assisto, porque já fiz isso e deu muita polêmica, dor de cabeça e fui banida de comentar em um blog por causa disso. Se eu opino, geralmente no fórum de um fansub que estimo muito e no Instagram das amigas dorameiras, porque a gente mais acrescenta do que diminui XD Eu prefiro mais procurar curiosidades e detalhes no enredo, mesmo que eu tenha que assistir pelo menos três vezes, por isso que meus reviews demoram mesmo.

      São raras as pessoas que outrora tinha muito contato e até convivência que até hoje do nada mandam mensagem perguntando como estou, o quê estou fazendo da vida, e até passando receita de bolo. E raras as outras que mandam mensagem para mim e perguntam se estou com tempo livre tal dia e vamos tomar um café (caso da amiga do namorido que veio do Brasil e mesmo tendo que ficar apenas duas semanas e agenda lotada, conseguiu reservar um final de tarde para conversar, tomar café e aproveitar a noite). Ou uma amiga minha que veio do Brasil também, nos encontramos num lugar em comum, passamos o dia todo. Temos contato até hoje, mesmo eu aqui e ela lá.

      A verdade é que pessoas mudam com o tempo, os interesses também mudam. Eu estou numa fase em que eu tenho que pensar na aposentadoria e isso é sério. Mas também tenho que cuidar da minha saúde física e mental, porque no ano passado, se eu não tivesse tomado uma decisão na vida, eu estaria era internada por esgotamento mental e com o corpo todo arrebentado...

      Delete

Post a Comment