[Dorama Topic] Os "Shin Dora" da Nihon Television

Shin Dora (シンドラ), é a grade de doramas da Nihon Television (NTV) que são transmitidos na madrugada de segunda para terça-feira (horário das 00:59 às 1:29), dura uma temporada (10 a 12 capítulos), cada episódio dura 30 minutos e todos são protagonizados por membros dos Johnny's (incluindo os membros dos Johnny's Jr., que ainda não debutaram).

Pouca gente sabe, mas o dorama "ppoi!", protagonizado por Masaki Aiba e Tomohisa Yamashita, foi baseado no manga do mesmo nome de Takako Yamazaki. O manga foi publicado entre 1991 a 2010 nas revistas LaLa e depois na MELODY. O dorama foi transmitido em 1999, em 8 capítulos, mas infelizmente não saiu em DVD.


Os temas são variados, a maioria é baseada em mangas e novels. Entre outubro de 1998 a junho de 2001, a NTV tinha a programação de mini-doramas aos domingos de manhã, o chamado "Nichiyo hiru dorama", das 11:40 às 12:00. Os episódios costumavam durar uma temporada (os costumeiros 12 capítulos) ou metade de um ano (caso do "Nekketsu Ren'ai dou"), mas para muitas fãs "das antigas", os mais conhecidos foram "ppoi" (que durou apenas dois meses) e "Shijou Saiaku Date" (este traziam Masaki Aiba e Vivian Hsu como Rei e Rainha comentando os encontros furados em cada episódio).

Dezesseis anos depois, a emissora resolveu voltar com os doramas de 30 minutos cada episódio e botando os Johnny's que pouco atuam e os Juniores de alminhas perdidas pra trabalhar. Seria quase o mesmo estilo do antigo Nichiyo Hiru Dora, mas agora seriam transmitidos na madrugada de segunda pra terça-feira. 

Koshoku Robotto, que abriu o shin dora.

Quem fosse assistir nesse horário só pessoal que costuma dormir muito tarde e não precisa acordar cedo, ou chega tarde em casa. Senão, muita gente apela pelos serviços de streaming, que dá pra assistir depois num horário melhor, como os serviços NTV TaDa e TVer, que deixam por uma semana, ou pagar a Hulu que encontra completo.

Até o presente momento, desde que o Shin Dora foi criado, foram transmitidos 24 doramas com temas variados e tendo membros de diversos grupos atuando juntos, mas acontece de atuar literamente sozinho, ou membros do mesmo grupo, ou botam os Juniores pra trabalhar também. 

Eu acho que, dependendo do tema e conteúdo, realmente botam esses doramas nessa grade de horário, porque pode desagradar até que nem é fã do artista. 

Minhas constatações nessa grade de horário do Shin Dora:

- Geralmente são adaptações de manga ou novel nem tão conhecidos do público;

- Como disse, os temas variam e muito - vão desde temas fofos e humanos, o non-sense e chega ao gore (pra não dizer coisa meio pior);

- Os protagonistas são membros da Johnny's que raramente atuam nos doramas nos horários nobres, ou Juniores que nem debutaram, ou os dois;

Kantan na oshigoto desu. Ni oubo Shitemita.(da esquerda para direita: Ren Meguro, Raul, Hikaru Iwamoto e Shota Watanabe, antes do Snow Man debutar)

- Mesmo tendo algum membro atuando que seja bem conhecido, e bem divulgado (indo nos programas de variedades, noticiários matutinos e vespertinos, atualmente usando as redes sociais como Instagram, Twitter e até TikTok), muita gente acaba passando batido - o famoso horário que é transmitido, depois é o tema do dorama.

Fãs mais minunciosas chegaram a contar a participação de cada grupo entre os 24 doramas, conforme segue:

- Sexy Zone e Hey! Say! JUMP - 4 doramas cada;

- Johnny's WEST / Kis-My-Ft2 / King&Prince - 3 doramas cada;

- KAT-TUN = 2 doramas;

- A.B.C-Z / Snow Man/ TOKIO/ Naniwa Danshi / SixTONES - 1 dorama cada.

Os membros que mais protagonizaram no shin dora foram: Fuma Kikuchi, Shori Sato, Takahiro Hamada, Ryusei Fujii, Daiki Arioka e Yuta Jinguji (eles fizeram pelo menos dois doramas cada).

Os Doramas do "Shin Dora":

Bukatsu, Sukijanakya dame desuka? (da esquerda para direita, Genki Iwahashi, Kaito Takahashi e Yuta Jinguji, meses depois de terem debutado no King&Prince)

Os enredos dos shin dora como disse, são bem variados, a maioria adaptações de manga ou novel, mas pode haver material inédito, como mencionei anteriormente, mas geralmente de autores não tão bem conhecidos do público, embora publicassem em mangas de renome e de editoras conhecidas, afinal, aqui no Japão o que sai de manga e novel diariamente, não está escrito. Alguns deles chegaram a entrar na lista dos preferidos dos funcionários das livrarias ou no site Kono Manga ga Sugoi! que publica um anuário dos melhores mangas do ano baseado nas vendas, opiniões de leitores e companhias que publicam.

Citando alguns exemplos de shin dora cujo enredo pode não encaixar ou ser inadequado na grade de horário "normal" de doramas:

Wagahai no Heya de Aru (19 de setembro a 20 de novembro de 2017): Sobre um universitário que mora sozinho com muitas crises existenciais, inclusive sobre o amor platônico pela colega de laboratório. Os objetos da casa falam entre si. Literalmente, o protagonista (Fuma Kikuchi) fala com as paredes.

- Tokyo Alien Brothers (24 de julho a 25 de setembro de 2018): Dois alienígenas que tomam a forma humana para estudar os humanos e ver se a Terra seria um lugar ideal para morarem, e de quebra, arranjar uma namorada. Alerta: em alguns momentos, chega a ser violento e até escatológico.

- Black Kousoku/Black School Rules (15 de outubro a 26 de novembro de 2019): Dois colegas de classe numa crítica social sobre regras em uma escola. O dorama foi curto (sete episódios), mas entre o terceiro e o quarto episódio, estreiou a versão filme, praticamente com o mesmo elenco. Era o tipo de dorama que, se fosse transmitido aos sábados 22 horas, daria muito mais popularidade.

Tadashi Rock Band no Tsurikata (21 de abril a 23 de junho de 2020): Uma banda formada por quatro rapazes que fazem de tudo para fazer uma banda de rock perfeita. 

- Samurai Kaasan (12 de outubro a 14 de dezembro de 2021): Uma mãe que é superprotetora do filho único que está naquela fase terrível da adolescência. Shigeru Joshima, líder do TOKIO é quem faz a mãe.

- Keshigomu o Kureta Joshi o Suki natta (26 de julho a 27 de setembro de 2022): Baseado na história real de um jovem que se apaixonou por uma menina que lhe emprestou uma borracha nos tempos de ginasial. O protagonista postava seus desabafos em um fórum e posteriormente publicou um livro.

- Suki Suki Wan Wan (24 de janeiro a 28 de março de 2023): Um rapaz desiludido da vida, recebe como inquilino um jovem que diz ser a reencarnação de seu cachorro de estimação.

Se bem que não somente os shin dora que colocam doramas de temas nada convencionais na madrugada, mas outras emissoras também colocaram vários doramas pra depois das onze da noite. 

Mas isso não significa que, mesmo sendo protagonizados pelos rapazes da J&A, os shin dora seriam desinteressantes, muito pelo contrário, pois dificilmente eles atuariam em temas tidos como pesados e até violentos. Podem até atuar, mas preferiram colocar em horário de madrugada, mas como de alguns anos pra cá as emissoras resolveram investir em serviços de streamings, e também o TVer, pelo menos dá pra assistir ao último capítulo por uma semana, quando entra o novo em tempo real.

Yameru tokimo, sugoyakanaru tokimo, com Taisuke Fujigaya e Nao

Uma pena que muita gente desconhece essa grade de horário, inclusive os doramas que são transmitidos. No meu caso, foi o horário mesmo e também por causa da região: como eu morava na região Tokai, os doramas do shin dora passavam em outro dia da semana, aí eu tinha a alternativa de assistir pelos streamings da emissora ou pelo TVer, ou logo que saísse em DVD, ir na locadora e maratonar os episódios.

Não posso prometer nada, porque eu mesma não assisti a todos os doramas desta grade de horário, mas assim que eu puder, farei resenha de algumas delas.

Imagens: todas da NTV ShinDora.

Comments