Kiyomi's Notes #1


Resolvi fazer um pequeno registro do que andei fazendo ou não ultimamente, porque desde que entrei de férias por tempo indeterminado, devo ter feito muita coisa ou feito nada, se bem que dar um trato no cafofo, desfazer de coisas inúteis, procurar emprego de novo, estudar pra ver se subo de nível este ano no JLPT ou JPT, encaixotar mudança, ir na prefeitura pedir documento pra transferência de endereço, enfim, todo mundo sabe que mudar dá trabalho demais e espero que não tenha que fazer de novo. Por isso, se eu demorar um pouco pra postar aqui, é porque a internet na casa nova ainda não foi instalada.

Filmes e doramas

Acho que desde março que não vou ao cinema e olha que teve muita estréia boa, mas minha falta de planejamento me fizeram adiar até eu me ajeitar na casa nova. Mas doramas, sim, na temporada da primavera até que estou acompanhando muito dorama, acho que até muito mais que nas temporadas anteriores. Talvez porque eu esteja me divertindo com "Tonari no Otoko Yoku Taberu", "Kashimashimeshi", "Bokura no Shokutaku", "Cool Doji Danshi", "Daga, Jonetsu de aru", "Kotarou" (a segunda temporada), "Tokusou 9 Season 6", mas os demais que estão na minha lista, vou ter que deixar pra assistir depois, porque simplesmente esqueci.

Revistas, Livros e Mangás

Revistas, eu costumo ler a de sempre, Nikkei Woman, que traz muitas dicas de economia, carreira profissional e outras variedades voltadas para mulheres que trabalham e elas mesmas dão dicas de como economizar, viver melhor e subir de nível na vida. Livros, eu preciso criar vergonha na cara e voltar a ler, na minha vida acadêmica eu era maior rata de biblioteca. Mas no quesito manga, finalmente consegui completar "Kieta Hatsukoi" e comecei a ler desde o primeiro volume, mas como agora estou em fase de mudança, tive que encaixotar tudo, então até final de maio, nem sei se vou poder ler direito alguma coisa.

Na Playlist

Tenho o Spotify Premium, porque eu prefiro pagar para poder ouvir as músicas que eu gosto, ainda mais que a maioria dos artistas resolveram botar em formato digital. Mas como ultimamente fico mais em casa por motivos óbvios, eu também ouço muito no meu iTunes, no qual coloquei música de artista que não tem no Spotify. Daqui a pouco a vizinhança vai saber de cor e salteado "Cinderella Girl".

Podcast e Rádio

Eu preciso criar vergonha na cara e ouvir mais podcasts diferentes, porque eu só ouço a turma do "Otaku no Kissaten" (gente, se quiserem saber sobre cultura otaku no Japão do ponto de vista de gente que é otaku mas precisa trabalhar com outra coisa pra pagar conta, ouçam, que tá tudo que é plataforma digital). Fora isso, ouço muitos programas de rádio (em japonês, no aplicativo radiko.jp), entre eles o "Fuku no Radio" (do meu ídolo-mor Masaharu Fukuyama) e "S.I.N Next Generation" (do trio 20th Century aka Tonisen), acho que é por isso que acabo descobrindo música diferente.

O episódio do Otaku no Kissaten é sobre o game da franquia Zelda, mas tem outros episódios anteriores que valem a ouvida e espantar o mau humor. Inclusive a autora aqui enviou um mail contando o episódio de mudanças e coisas que só indo em eventos de doujinshi vai descobrir.

Redes (nada) Sociais

Bem ou mal, eu ainda tenho Twitter, porque no passado foi uma das redes que mais ajudaram a comunidade aqui no Japão a entender o que estava se passando no dia 11 de março de 2011. E também tem muita gente que eu gosto e sigo que atualiza por lá, o resto vou bloqueando tudo. O Instagram é porque eu interajo muito mais com as dorameiras fiéis do meu kokoro que indicam doramas do fundo do baú, desconhecidos e até esquecidos por sua irrelevância. Fora os flashcards de aulas de japonês por onde estudo vocabulário e gramática.

Eventos

Era pra ter ido em dois em abril, mas como disse, minha falta de logística fez com que eu deixasse pra ir em agosto em diante, já que vou morar um pouco mais perto dos maiores eventos. Mas ao menos consegui ir ao teatro, assistir ao musical "The Music Man", já que o ingresso eu garanti em dezembro do ano passado!!! Acho que, em toda a minha vida aqui no Japão, conheci pouquíssimas pessoas que foram assistir peças teatrais e/ou musicais.

Da próxima, farei uma anotação mais sucinta.

Imagem: Manga "Cool Doji Danshi", de Cocone Nata.

Comments