The Music Man (2023)


Sinopse:
 Harold Hill, um caixeiro-viajante, é conhecido também por ser um bem-sucedido vigarista, dizendo ser um professor de música que descobre novos talentos formando bandas musicais com crianças, prometendo ensiná-los, mas sempre que consegue dinheiro com a venda de instrumentos musicais e uniformes para os alunos, desaparece da cidade no meio da noite. Ao chegar na cidade de River City, para tentar aplicar mais um golpe, Harold encontra seu velho amigo, Marcellus Washburn, que o avisa que, tem uma pessoa na cidade que pode desmascará-lo, a bibliotecária e professora de piano Marian Paloo. Embora desconfiada das atitudes de Harold, que a flerta, Marian começa a ganhar confiança nele e se apaixonar, depois que seu irmão mais novo, Winthrop, supera sua gagueira e falta de confiança. Mesmo correndo o risco de ser desmascarado, Harold também se apaixona por Marian.

Ficha técnica: Música e letra de Meredith Willson, baseado no livro do mesmo nome escrito por Willson e Franklin Lacey. Direção: Daniel Goldstein. Coreografia: Emily Maltby. Tradução: Kayoko Joh e Akiko Koyama. Direção musical: Ken Shima. Cenário: Rumi Matsui. Iluminação: Kazuyoshi Takami. Som: Koichi Yamamoto. Vestuário: Ayako Maeda. Cabelo e Maquiagem: Hiroaki Miyauchi. Assistente de direção musical e maestro: Ryohei Mori. Assistente de direção musical e condutor (canto): Akira Hayashi. Assistente de coreografia: Koji Aoyama. Assistente de direção: Higashi Suzuki e Kazune Ishikawa. Direção de palco: Yasuhisa Hirose e Koyu Nihei. Elenco: Masayuki Sakamoto (Prof. Harold Hill), Maria Kano (Marian Paloo), Ryohei Odai (Marcellus Washburn), Masaaki Fujioka (Charlie Cowell), Taiki Yamazaki (Tommy Djilas), Rin Mizushima (Zaneeta Shinn), Seiji Rokkaku (Prefeito George Shinn), Kumiko Mori (Eulalie Mackecknie Shinn), Miyuki Tsurugi (Sra. Paloo), Youichi Imamura (Ewart Dunlop/passageiro no trem), Tatsuya Ueki (Oliver Hix/condutor do trem), Shiho Ogawa (Ethel Toffelmier), Shiori Kataoka (jovem da cidade), Lin Garan (Alma Hix), Yuma Goto (Vendedor/jovem da cidade), Akino Konno (jovem da cidade), Makoto Sasaki (Policial Locke/passageiro do trem), Kousuke Sugaya (Olin Britt/vendedor), Akimi Suzuki (jovem da cidade), Daima Suzuki (vendedor/jovem da cidade), Soko Takigawa (Senhora Squires), Airi Tsunekawa (vendedor/jovem da cidade), Akari Tomita (jovem da cidade), Hikari Nakamura (Maud Dunlop), Izumi Niihashi (jovem da cidade), Arashi Matsutani (passageiro do trem/jovem da cidade). Kazuki Monma (passageiro do trem/jovem da cidade), Akiyoshi Rogawa (Jacey Squires/ Vendedor), Hirokazu Takagi e Miria Matsuda (dançarinos), Soh Arisawa e Juki Sugetsu (Winthrop Paloo), Minamo Morita e Nanami Yamaguchi (Amaryllis), Noa Shidara e Akari Tamura (Grace Shinn), Daichi Kogure e Shunsei Hoshi (Barney), Rui Aiba e Kounosuke Kogure (Davy), Yurina Urushibata e Mayuka Motoki (Amy). Produção da TOHO Co., Ltd.

*Alguns atores faziam duplo e até triplo papel no musical, pois era dividido em dois atos.

** Em alguns dias, tiveram duas apresentações no mesmo dia, por isso os atores mirins se revezavam. Tanto que na entrada principal do teatro, informavam quais eram os atores mirins que estariam no dia.

(imagem via mynavi news, onde aparecem os moradores de River City)

O musical "The Music Man" foi apresentado na Broadway em 1957 e levou cinco prêmios Tony (o equivalente ao Oscar no teatro) e o elenco principal ganhou o Grammy de melhor álbum para peças musicais em 1959, e ficou 245 semanas nas paradas de sucesso da Billboard. Houveram apresentações posteriores, mas os mais conhecidos foram os de 2000 e 2022 (este, tendo o ator Hugh Jackman no papel de Harold Hill), além de ter sido adaptado para um filme em 1962, e para a TV em 2003 (com o ator Matthew Broderick no papel de Hill). 

Teve também a montagem do musical na Austrália e na Inglaterra. "The Music Man" é tido como um dos musicais mais produzidos por amadores e nas escolas secundárias.

No Japão tiveram duas montagens - em 1985, tendo Goro Noguchi no papel principal, e em 2010 com Takanori Nishikawa. O mais recente, de 2023, foi para comemorar os 60 anos do Nissay Theatre, e acabou se estendendo para mais quatro cidades - Nagoya, Osaka, Shizuoka e Hakata (Fukuoka).

É um musical que mistura comédia, romance e diversão, e no fim a gente acaba se simpatizando com a pessoa de Harold Hill que, mesmo ele sendo um charlatão, ele mesmo acaba se convencendo que consegue ensinar as crianças a tocarem qualquer instrumento.

Elenco principal do musical "The Music Man". Da esquerda para direita: Ryohei Odai (Marcellus Washburn), Miyuki Tsurugi (Sra. Paloo), Maria Kano (Marian Paloo), Masayuki Sakamoto (Prof. Harold Hill), Kumiko Mori (Eulalie Mackecknie Shinn) e Seiji Rokkaku (Prefeito George Shinn). Cr.: mynavi news

Personagens Principais:

- Professor Harold Hill (Masayuki Sakamoto): Caixeiro-viajante conhecido por conseguir lucrar em tempos de modernização e também por ser um vigarista - passava-se por um professor de música que prometia aos filhos dos moradores da cidade que formariam uma banda, vendia os instrumentos e os uniformes, e fugia da cidade com o dinheiro. Mas, na verdade, Hill não tinha formação musical alguma. Acaba se apaixonando por Marian Paloo.

- Marian Paloo (Maria Kano): Bibliotecária e professora de piano da cidade. Solteira, porque ainda não encontrou o homem ideal. Recusa todas as investidas de Harold Hill, tenta desmascará-lo, mas quando ele consegue fazer com que seu irmão caçula ganha confiança e pára de gaguejar ao ganhar um trumpete, Marian começa a acreditar em Hill e se apaixona por ele.

- Marcellus Washburn (Ryohei Odai): Amigo de Harold, outrora predisgitador, atualmente mora em River City. 

- Prefeito George Shinn (Seiji Rokkaku): Prefeito de River City que adquiriu uma mesa de bilhar para a cidade e desconfia de Harold, que disse que "quer tirar a cidade do vício e de maus costumes", no caso a aquisição da mesa de bilhar para o salão onde Shinn é proprietário.

- Eulalie Mackecknie Shinn (Kumiko Mori): Esposa do prefeito da cidade e organizadora dos eventos.

- Sra. Paloo (Miyuki Tsurugi): Mãe de Marian e Wintrhop, imigrante irlandesa, viúva.

- Winthrop Paloo (Soh Arisawa/Juki Sugetsu): Irmão caçula de Marian. Sofre de gagueira e não consegue se socializar. Ganha autoconfiança ao ter um trumpete.



The Barbershop Quartet e Eulalie e The Pickalittle Ladies (cr. mynavi news)

Personagens secundários:

- Conselho Estudantil/Quarteto da Barbearia (Barbershop Quartet): quatro comerciantes que foram convocados por Hill para serem um quarteto vocal. Olin Britt (Kousuke Sugaya), Oliver Hix (Tatsuya Ueki), Ewart Dunlop (Youichi Yamamura) e Jacey Squires (Akiyoshi Rogawa).

- As Quatro Fofoqueiras (Pickalittle Ladies): Quarteto formado pelas quatro amigas de Eulalie. Alma Hix (Lin Garan), Sra. Squires (Soko Takigawa), Ethel Toffelmier (Shiho Ogawa) e Maud Dunlop (Hikari Nakamura).

- Tommy Djilas (Taiki Yamazaki): Rapaz que "nasceu do lado errado da cidade", namora secretamente Zaneeta Shinn. 

- Zaneeta Shinn (Rin Mizushima): Filha de George e Eulalie. Namora secretamente Tommy.

- Charlie Cowell (Masaaki Fujioka): Vendedor que tenta desmascarar Harold Hill dizendo que ele é uma fraude e vigarista.

- Policial Locke (Makoto Sasaki): Responsável em manter a paz e ordem na cidade.

- Amaryllis (Minamo Morita/Nanami Yamaguchi): Aluna das aulas de piano ministradas por Marian Paloo. Apesar de provocar Winthrop, no fundo gosta dele.


Trivia e Curiosidades:

- O musical estreiou na Broadway três meses depois de "West Side Story" (outro musical que também tornou-se muito conhecido e largamente encenado), e mesmo assim, acabou ganhando os prêmios principais do Tony Awards (incluindo o de melhor musical).

- É a terceira vez que o musical é encenado no Japão. As duas anteriores, foram em 1985 (com Goro Noguchi) e 2010 (com Takanori Nishikawa).

- Masayuki Sakamoto mal havia terminado a temporada de "Kogoeru ~ Frozen" no final de novembro de 2022, e no mês seguinte já havia anunciado o musical "The Music Man". Pra quem não sabe, Sakamoto tem melhor desempenho em teatro e musicais do que na TV (foram pouquíssimas as atuações dele). 

(Nota da autora: no momento em que estava terminando de fazer esta postagem, Sakamoto recebeu o prêmio "Kikuta Kazuo Engekijo" pelas suas atuações em "THE BOY FROM OZ" (como Peter Allen) e "Kogoeru ~Frozen" (como Ralph), em 2022. )

- A atriz Kumiko Mori também é cantora de ópera (mezzo soprano), e basicamente trabalha muito em musicais (como "My Fair Lady", "Les Miserables", "Sister Act"). Ocasionalmente aparece em programas de variedades (geralmente envolvendo musicais) e doramas (um dos mais conhecidos foi "Yoiko no Mikata", no papel de Sumire Koike). Ela já havia atuado em "The Music Man", na primeira montagem em 1985, como a Sra. Paloo (mãe de Marian). 

- As atrizes Maria Kano (Marian Paloo) e Miyuki Tsurugi (Sra. Paloo) foram do Teatro Takarazuka. Kano foi top star do grupo Hana e Tsurugi foi do grupo Tsuki. 

- Ryohei Odai era conhecido no meio tokusatsu por ter atuado na série "Kamen Rider" (ele foi Shuiichi Kitaoka/Kamen Rider Zolda na série "Ryuuki", mas com o stage name de Ryohei) e feito a dublagem de Orga Sabnak na série "Mobile Suit Gundam SEED". Odai ficou mais conhecido por ter sido membro do grupo vocal Junretsu, de onde ficou até 2022. É casado com a comentarista de cinema LiLiCo.

- Rin Mizushima é filha da atriz e cantora Yuki Saito e prima da seiyuu Yu Serizawa.

- O ator mirim Konosuke Kogure (que interpretou Davy) também atuou em "THE BOY FROM OZ" no papel de Peter Allen criança.

- Por ter enredo sobre banda marcial, na orquestra também é incluído alguns instrumentos do gênero.

- Uma das músicas mais conhecidas de "The Music Man", "Till There Was You" (usada na cena do encontro entre Harold e Marian, que fazem um dueto), foi cover da cantora Anita Bryant em 1959, atingindo o 30o. lugar no top 100 da Billboard. Mas foi com a versão dos Beatles em 1963 (que está no álbum "With The Beatles") que ficou mais famosa. Segundo a viúva de Willson, o espólio ganhou mais dinheiro com os royalties dos Beatles do que quando realizou o musical em si.

- O musical fez a temporada de abril no Nissay Theatre, em comemoração dos 60 anos do local. Seguiu em mais 4 locais - Misonoza (Nagoya, Aichi), Umeda Arts Theatre (Osaka), Shizuoka City Shimizu Culture Hall Marinade (Shizuoka), Hakataza (Fukuoka).

Fontes: Panfleto oficial do musical (em japonês), New York Times, Mark Lewisohn.

Imagens: Theater Girl, Natalie Theater, Nissay Gekijo, mynavi news, au portal news.

Misonoza, Nagoya. O lado externo, e a escada que vai para o palco.

Nota da autora 2: Eu fui assistir o musical na segunda apresentação no Misonoza, Nagoya (na tarde do dia 6 de maio). Certo que eu paguei o setor S (um pouco mais caro) e foi pelo FC do 20th Century, mas nunca que iria imaginar que meu assento fosse bem de frente ao palco, do tipo, a fileira que eu estava, na frente era o fosso da orquestra e depois o palco. Embora eu tivesse recebido o ingresso em abril, já com o lugar marcado, quando consultei no site do Misonoza, era cinco fileiras diante do palco, mas como usaram quatro fileiras para a orquestra, ficou como se fosse a primeira. Resultado: foi o lugar mais perto que fiquei em toda a minha vida, mesmo em concertos (o mais perto que fiquei do palco, foram os três últimos Fuyu no Daikanshasai antes da pandemia).

Comments