[Dorama Lista] Alguns Doramas da Temporada de Primavera de 2023 que a Autora andou assistindo

ATENÇÃO~ DORAMA É SOMENTE JAPONÊS porque passou disso é tratado como drama, k-drama, c-drama, lakorn (ou drama tailandês)...

Vou avisando que não foram todos porque nem todos passam na região onde moro e outros que coincidiram o horário, mas essa é a vida.

Entra temporada, sai temporada e a autora aqui faz a lista pra assistir e acaba deixando metade pra depois, e justo na temporada da primavera tive que mudar de casa (conforme minhas postagens sobre mudança) e aí pra botar em dia os doramas que eu estava acompanhando, tive que me virar nos 30, do tipo, no dia seguinte da mudança que fui na operadora do celular que possuo para adquirir a internet móvel no lar novo e isso levou uma hora.

Os doramas da temporada da primavera deste ano - que foram transmitidos nos meses de abril a junho - pelo menos consegui acompanhar uma boa parte mesmo tendo que assistir nos dias seguintes no aplicativo como TVer, ainda bem. Vou citar aqueles que eu consegui acompanhar do início ao fim, porque aqueles que eu comecei e parei no meio por causa da mudança, vou assistir no intervalo que as emissoras fazem entre uma temporada e outra.

Vai ter resenha individual, sim, mas vai ser aos poucos, porque fora esses que vou listar agora, tem muito mais do que vocês imaginam...

- LAST MAN ~Zenmou no Sousakan ~: Hiromi Minami, um investigador da elite da FBI retorna ao Japão para ser a "última esperança" para resolver casos tidos como insolúveis. Embora seja completamente cego, os demais sentidos acabaram sendo extremamente desenvolvidos, e conta com a ajuda de Shintaro Godo, um dos melhores investigadores do Japão e nunca falhou nas missões. Mas a vinda de Minami tem outro motivo que descobriremos no decorrer da trama.

Quando o dorama foi anunciado tendo Masaharu Fukuyama e Yo Oizumi nos papéis principais e já mandando o plot, quem me conhece, sabe que já me interessei. Claro que o resto do elenco principal foi apresentado aos poucos - Yoh Yoshida, Takaya Kamikawa, Akira Terao - mas deixaram pro final Mio Imada (ela estava ainda divulgando o filme "Watashi no Shiawase na Kekkon") e Ren Nagase (estava terminando o dorama "Yugure ni Te o tsunagu" e estava no meio das filmagens de "Houtei Yuugi"). 

Nota da autora: Esse vai ser um dos doramas que vai entrar na minha lista de "Doramas que só eu quem assistiu", porque ninguém no mundo dorameiro sequer está comentando, nem pegaram como projeto pra subs, e eu estou me virando nos 30 para assistir com legenda em japonês e com uma pancada de termos jurídicos. Motivos desse dorama passar batido mesmo a autora aqui dando RT direto no Instagram: keiji dorama, acharam as atuações exageradas (pô, acham que foi fácil o Masaharu interpretar uma pessoa completamente cega??), e muita gente odeia o Fukuyama e seu kouhai, o Yo Oizumi.

- Da ga Jyonetsu wa Aru: A vida individual de dois jovens cujo sonho era se tornar profissional na arte do manzai (dupla de comediantes). Ryota Yamasato é ambicioso e inteligente mas cheio de inveja e rancor. Masayasu Wakabayashi cresceu em meio a negatividade e pessimismo. Entre duplas fracassadas, desventuras familiares e falta de apoio, quando conseguiram se estabilizar com suas duplas - o Nankai Candies e o Audrey -, Yamasato e Wakabayashi são convidados a fazer uma dupla temporária, o "Tarinai Futari".

A arte do manzai (comédia feita por dupla de humoristas) é adorada por uma parte e odiada por outra, muito se deve à personalidade da dupla ou senso - ou falta de - humor. "Tarinai Futari" foi um programa de humor comandado por Ryota Yamasato e Masayasu Wakabayashi, que durou nove anos e o nome chegou até a ser um single da dupla Creepy Nuts. O que ficou impressionante foi a semelhança do Shintaro Morimoto (SixTONES) como Yamasato, o Kaito Takahashi (King&Prince) como Wakabayashi, a Miu Tomita como Shizuyo Yamasaki (a boke do Nankai Candies) e o Junki Tozuka como Toshiaki Kasuga (o boke do Audrey), desde a parte física até os cacoetes.

Nota da autora: Mais um na lista de "Doramas que só eu quem assistiu". Percebi que muita gente dorameira não gosta de manzai (eu também não gosto, mas existem algumas duplas que eu gosto quando eles aparecem nos programas de variedades, tanto juntos como individualmente), ainda mais que o Yamasato sempre entrava na lista dos homens mais detestados na pesquisa de revistas femininas por causa do jeito dele. 

- Kashimashi Meshi: Após o falecimento de um de seus colegas dos tempos de faculdade, três amigos - Chiharu, Nakamura e Eiji - se reunem quase todas as noites para jantarem comida caseira e nessas reuniões encararem as duras realidades da vida que lhes reservaram e tendo a visão de conforto e esperança.

Foi baseado no manga do mesmo nome de Mari Okazaki (mesma autora de "Supply", que também virou dorama), e conta a história de três ex-colegas de faculdade de artes que sofreram a perda de um colega querido e nisso cada um deles possui seu drama particular, que são amenizados com deliciosas refeições caseiras. O manga está no quinto volume, mas não sabe se terminou, pois o último volume foi publicado em junho de 2022 (então não sei dizer se o último capítulo seria como no manga, mesmo porque eu não tenho), mas cada volume traz as receitas dos pratos preparados pelo trio.

Nota da autora: Embora o tema envolva comida, o interessante seria conhecer cada um dos personagens e o drama particular de cada um deles - a introspecção de Chiharu, a frustração amorosa de Nakamura com seu parceiro, a homossexualidade e os amores abusivos que Eiji sofre. É um dorama curto (oito episódios) mas traz aquele calor humano que ultimamente anda em falta. 

- Tonari no Otoko wa Yoku Taberu: Maki Okouchi é uma mulher na casa dos 35 anos e, embora bem-sucedida profissionalmente, há dez anos que não tinha interesse amoroso. Por ter esquecido as chaves de casa dentro da casa, acaba entrando na casa do vizinho para que ela possa passar pela varanda e entrar em sua própria casa. Em agradecimento pelo favor, entrega um jantar completo ao vizinho - o jovem publicitário Sota Motomiya - já que Maki adora cozinhar. Mas, aos poucos esse agradecimento acaba se tornando algo mais sério...

Nota da autora: É um dorama gostoso de assistir, a gente ri muito com a cara-de-pau deslavada do Motomiya perguntar na cara dura da Maki se tem comida e que está morrendo de fome, mas vai ter muita feminazi caindo matando pelo fato de acharem que mulher na casa dos 35 estaria matando cachorro a grito por não ter algum relacionamento, ou se tem seria com alguém mais novo e aí gera aquela discussão de que o cara só quer se aproveitar dela e essas coisas, ao invés de assistir e se distrair e ficar quieto.

- Bokura no Shokutaku: Ao almoçar no parque porque não consegue fazer suas refeições diante de muita gente, Yutaka Hozumi acaba conhecendo os irmãos Minoru e Tane Ueda, que transformam sua vida ao pedirem para que Yutaka venha na casa deles fazer as refeições juntos.

Nota da autora: Embora tivesse sido transmitido em canal BS (sistema pago), dava pra acompanhar quem tivesse o aplicativo TVer ou assinasse o Lemino ou Paravi. Foi baseado no manga BL do mesmo nome, quem leu o manga, não tem tanta diferença e o spin-off não consta no manga. É aquelas histórias BL que aquece o coração e o estômago, porque tem muita comida envolvida.

- Tokusou 9 Season 6: Uma equipe especial da Polícia Metropolitana de Tóquio formada para resolver casos tido como insolúveis. Os temas envolvem desde crimes passionais até problemas familiares.

Nota da autora: Um dos bons keiji dorama que procura ver o lado humano de ambos os lados, e os motivos que fizeram a pessoa enveredar pelo lado errado da vida. "Tokusou 9" seria a sequência de "Keishicho Sousa Ikka-9 gakari" que durou 12 temporadas mas com o falecimento do ator Tsunehiko Watase no início da 12a. temporada, no ano seguinte mudou para "Tokusou 9" mas mantendo a mesma equipe original. Mas quase ninguém se interessa nesse gênero...

- Cool Doji Danshi: Quatro belos jovens de personalidade fria, mas seria para disfarçar os foras que cometem no dia-a-dia. E ainda surge um quinto jovem que é igualmente atrapalhado mas bonito como eles.

"Cool Doji Danshi" ou "Play It Cool, Guys" começou como um web manga, foi publicado em forma tankobon, ganhou um anime com 24 episódios e recentemente um dorama com doze episódios. Tipo de história bem curtinha mesmo, como se fosse 4-koma, e se lerem o manga, é facinho de entender, ainda mais que é totalmente colorido (a autora faz questão de colorir as páginas!).

Nota da autora: Preciso comprar o manga - são cinco volumes por enquanto -, assistir o anime para depois dar meu parecer do dorama que cada episódio é curtinho. Um dos motivos de assistir logo o anime é pra conferir se realmente o Soma (um dos personagens) é exagerado mesmo pra disfarçar os foras que dá, porque é o único que me irrita às vezes...

- Kaettekitazoyo! Kotarou wa Hitorigurashi: Kotarou Sato agora está no primeiro ano do ensino fundamental, mas ainda continua morando sozinho no Shimizu Apartments, tendo como vizinhos o mangaka Shin Karino, a ex-hostess Mizuki Akitomo, Isamu Tamaru e agora Touyou Uda. Será que finalmente Kotarou vai voltar a morar com a família?

É a continuação de "Kotarou wa Hitorigurashi" que foi transmitido na primavera de 2021, praticamente o elenco principal retornou. O manga estava em andamento quando a primeira temporada terminou, dando a entender que teria uma segunda parte, pois muita coisa ainda tinha ficado para trás. Um dia antes do último episódio ir ao ar, a autora - Mami Tsumura - tinha encerrado a história na revista "Big Comics Superior" e ela supervisava o dorama.

Nota da autora: Estou me perguntando porque esse dorama passou batido e olha que muita gente assistiu a primeira temporada...

Certo que tenho muito mais, ainda mais que nesta temporada da primavera teve muito dorama bom, mas como eu mencionei bem antes - por causa da mudança que tive que fazer, acabei deixando para assistir depois que terminasse nem que tenha que maratonar nos streamings ou fansubs...

Muitas vezes eu reclamo que no Twitter o pessoal que antes acompanhava doramas agora ficaram na modorra, mas eu também esqueço que a vida dessas pessoas mudaram e muito. Fora que existem pessoas que só assistem se o ídolo delas estiver atuando, senão, esquece (sim, existem pessoas assim e uma delas já jogou na minha cara que, só assiste dorama porque o membro de tal grupo está no elenco, o resto dane-se).

Daí que eu chego a conclusão que, nessas alturas do campeonato, assiste quem quer, independente se tem ou não o seu ídolo ou ídola, tanto faz, mas que de vez em quando, tentem mudar o repertório, porque enredo de dorama tem aos montes. Admito que também fui esse tipo de pessoa, que assistia só porque tinha quem eu gostava e nem procurava saber dos outros. E agora estou correndo atrás do atraso e bem feito para mim.

Imagens: TVer, TBS, NTV, TV Tokyo, Paravi, BS-TBS, TV Asahi.

Comments