Questão de Administrar o Tempo...

... ou não ficar esquentando a cabeça com a vida alheia.

Dia desses nos stories do Instagram, vi um relato de uma pessoa comentando com outra reclamando/desabafando/whatever sobre nunca conseguir maratonar dramas (coloco assim porque a pessoa só assiste k-drama. DORAMA é pra drama japonês e ponto final - mesmo porque estou consertando tudo neste Empório) e vê as outras pessoas postando na timeline a lista que andaram assistindo, e fica revoltada que não consegue, como esse povo consegue passar semanas maratonando, etc. e tal, e como esse povo tem tempo pra isso, sendo que ela tem casa e filhos pra cuidar.

Meu ponto de vista, tá. Existem vários tipos de pessoas que conseguem administrar o tempo, mesmo tendo família, trabalho, estudo e tudo o mais pra fazer. E também DORAMA existem alguns que a gente maratona num dia inteiro e a gente não vê o tempo passar. Minhas amigas dorameiras no Instagram assistem diversos mesmo a longo prazo e por isso que depois postam tudo de uma vez só.

Se perguntarem para mim como eu consigo acompanhar vários doramas da temporada, fora os atrasados, sendo que eu trabalho oito horas por dia, tenho casa pra cuidar, estou estudando para o JLPT pra ver se consigo logo esse maldito N2 mesmo que seja na força do ódio, e aos finais de semana... Eu tento organizar meu tempo, isso que é verdade. 

Cada pessoa tem sua vida particular e as dorameiras que eu acompanho não expõem a vida particular, se tem casa pra cuidar, família pra alimentar, se trabalha fora ou estuda, ou whatever. Elas postam os doramas que assistiram, resenham, pronto e acabou. Não ficam nos stories reclamando que não conseguem maratonar dorama, que não tem tempo, e nem ficam se comparando uma com outras. O máximo que a gente faz é admirar a coragem e paciência, e elogiar. Além da gente pegar as indicações e assistir quando der tempo.

Não fico me cobrando em querer assistir todos os doramas da temporada, mesmo porque têm doramas que acabam coincidindo no mesmo horário e aí a gente abre mão de um pra assistir depois e assiste outro em tempo real.

Eu sei que vai ter gente jogando direta na minha cara dizendo que eu não tenho marido, filhos, e moro no Japão, por isso eu tenho tempo para assistir os doramas que eu quiser. Por motivos de trabalho, estou temporariamente morando em outra cidade; não tivemos filhos por opção e depois por problemas particulares que não me cabe comentar aqui; morar no Japão não significa que eu posso ter tudo o que eu quero. Aproveito, sim, claro, mas aquela velha história - não podemos ter tudo o que queremos.

Obviamente eu já fui aquela pessoa que reclamava, tinha inveja da outra porque ela conseguia e eu nada. Mas também nunca procurei entender o outro lado da história, isso a gente consegue aprender com os próprios erros, e quando você acaba entendendo o outro lado. Por isso que hoje eu tento mais me auto-analisar, procurar saber onde eu estou errando, do que criticar a pessoa que consegue isso ou aquilo, porque vai saber o quanto essa pessoa deve ter sofrido (ou não) para conseguir.

Então, antes da gente (eu, inclusive) ficar comparando com o que outras pessoas conseguiram fazer, primeiro analise a si mesmo e tentar se corrigir. Apesar que, se a gente reclama, é porque existe também o fato da vida ser injusta conosco por mais que a gente se esforce...

Voltando sobre doramas, eu não me comparo com minhas amigas dorameiras no Instagram que assistem diversos e indicam e tals, mesmo porque nossos gostos diferem, mas as indicações são um ótimo caminho para ter o quê assistir naqueles dias que a gente acaba ficando em casa (no meu caso atual, é que chega no final de semana, cai o maior toró). 

Mas, infelizmente, existem pessoas que acabam desabafando horrores, muitas vezes expondo sua vida particular. E eu estou tentando ao máximo evitar ser novamente esse tipo de pessoa.

*Minhas reclamações muitas vezes vêm de injustiças que acontecem na minha vida, do tipo, eu me esforço pra caramba pra conseguir algo, e aí outra pessoa vem do nada e consegue sem mexer uma palha, ou mais conhecido como QI ("quem indica")...

Enfim, é melhor não ficar se comparando com as outras pessoas, porque cada uma tem seu modo de vida, sua organização, e se consegue maratonar trocentos k-dramas, isso é problema dela. Eu vejo minhas amigas dorameiras que indicam e resenham doramas que assistiram sei lá que dia, isso pra mim não importa, o que importa é nossa interatividade, as indicações, os surtos, os choros, os risos, a vontade de pegar o protagonista e botar num potinho, ou botar no potinho e tacar longe de raiva, ou ser a melhor amiga ou ser a "amiga fura-olho", isso sim faz com que nosso vínculo dorameiro seja grande a cada dia.

Ou seja, seguir aquele conselho tido como mal-educado mas que vale para a vida - cuide de sua vida e seja dono de seu nariz.

Imagem: da autora, no início do mês quando resolveu passar na Book-off que agora fica na mesma cidade.

Comments