[Discoteca Básica do Empório] King & Prince - "Mr.5" (2023)

Em janeiro de 2023, no site oficial do grupo King & Prince, tinha um anúncio para que as fãs escolhessem as músicas que poderiam entrar no best album que estaria para ser lançado antes de maio do mesmo ano.

Aquela história que sempre falo quando vou fazer a Discoteca Básica neste Empório, mas nunca aprendo: resenhar best album de qualquer artista sempre vai ser aquele problema - vai ter as mesmas de sempre, vai faltar alguma, se for escolha de fã vai ser aquela que todo mundo já conhece, enfim. Mas o lado bom de começar com coletânea é que, se gostar, vai correndo procurar a discografia completa (vai por mim, experiência própria, mas a culpa não vai ser minha se acabou viciando).

Não vou me estender na história que aconteceu em novembro de 2022 e nas especulações furadas, boatos sem fundamentos e outras desgraças mais que andei vendo nas redes sociais que dá raiva só de pensar. Vamos nos focar nas músicas e nas apresentações que fizeram e dar apoio aos que foram e aos que ficaram. Pronto.

O grupo debutou no dia 23 de maio de 2018 com a junção de dois trios que já existiam desde 2015 e que faziam apresentações em separado nos programas de variedades e no The Shounen Club - o Mr. King (formado por Sho Hirano, Ren Nagase e Kaito Takahashi) e o Mr. Prince (formado por Yuta Kishi, Yuta Jinguji e Genki Iwahashi). Fora que os membros já trabalhavam individualmente em doramas, mas ainda como Juniores. Daí, quando juntavam os dois trios, virava o Mr. King vs Mr. Prince. Sim, era bem confuso isso tudo.

Em 17 de janeiro de 2018, foi anunciado que o grupo iria debutar em maio do mesmo ano pela gravadora Universal Music com o nome de King & Prince e, bem, quem acompanha o grupo desde o debut, sabe do resto.

De 23 de maio de 2018 até 22 de maio de 2023, o grupo lançou 12 singles e quatro álbuns de estúdio. E quando anunciaram a coletânea, quem achou que ia ser fácil, porque era colocar as músicas principais dos singles e acabou, ledo engano: foram lançadas quatro versões do álbum, todas elas contendo o CD com as músicas dos 12 singles, só que cada versão vinha outro CD bônus (um era as músicas de um estilo escolhidas pelos membros, outro era de estilo diferente, a terceira versão era a comum mas com o CD bônus com os lead tracks dos álbuns, e quem era membro do FC do grupo, vinha outra versão que tinha o CD bônus com as músicas que as fãs escolheram). Fora que as versões A e B e do FC vinham mais um DVD com conteúdo diferente.

Agora acho que dá pra entender porque no Japão, os CDs têm boa vendagem...

A coletânea fazia parte do site oficial do grupo pela gravadora Universal Music, que resolveu fazer o countdown em quatro etapas - O DVD/BD da turnê de 2022 nos Domes; o 12o. single "Life Goes On"/"We Are Young" (que seria o último como quinteto); o DVD/BD da turnê realizada nas Arenas; e a quarta etapa que era a coletânea, que saiu no dia 19 de abril de 2023.

Vou focar na coletânea da versão "normal", que é a mais fácil de achar em qualquer loja, porque as edições limitadas, muitas vezes acha por milagre (porque chegava a esgotar logo no primeiro dia se não fizesse reserva antecipada).

No que a agência queria aproveitar o nome do grupo lembrava realeza com direito a roupas estilosas com renda, rebuscados e muito brilho, o começo deles foi bem assim mesmo, ainda mais que a música de debut foi "Cinderella Girl". Mas esse estilo durou no primeiro ano, depois fizeram um upgrade, porque eles não poderiam ficar eternamente fazendo papel de príncipe encantado (do tipo: vez ou outra mas não sempre).

No quesito coreografia, o grupo já praticava mesmo antes de entrarem na agência. Musicalmente falando, todo artista que se preze teve suas fases, e o King & Prince não foi diferente - de músicas que foram feitas para agradar adolescentes do colegial, chegaram até a pegar pesado no hip-hop e nos momentos do estilo das big bands norte-americanas dos anos 30~50. Ou seja, não tiveram medo de arriscar e mesmo assim, a vendagem dos singles passava de 300 mil cópias logo no primeiro dia da venda oficial (o 12o. single - "Life Goes On"/"We Are Young" - chegou a vender mais de 1 milhão de cópias).

Os primeiros singles - "Cinderella Girl", "Memorial", "Kimi o Matteiru" e "koi-wazurai" - davam para perceber que eram músicas bem estilo pop, daqueles pra descontrair mesmo, sem compromisso. Ainda mais que três delas foram usadas como tema de dorama e filme ("Kimi o Matteiru" foi usada em dois comerciais - dos caramelos mastigáveis "Puccho" e na campanha da Yahoo!).

Era óbvio que com o tempo o grupo queria arriscar outros ritmos, apesar que nos álbuns originais eles já vinham experimentando, mas eram mais conhecidas das fãs e olhe lá. Quando lançaram "Mazy Night", que foi tema do dorama protagonizado por Hirano (junto com seu amigo Kento Nakajima do Sexy Zone), já pendia mais pelo techno music, com uso de sintetizadores e efeitos digitais.

Apesar de ter música estilo para dorama ou filme romântico (como "Koi Furu Tsukiyo ni Kimi Omou", que foi tema de encerramento do filme "Kaguya-sama Final") ou balada pop ("Lovin' You", que foi usada na campanha da Kosè na linha Je L'Aime iP series), tem aquelas que deixaram as fãs surpresas - o estilo sexy em "Magic Touch", a batida techno em "TraceTrace", a dançante "Beating Hearts", misturando com big band sound em "Odoru youni Jinsei wo", a exótica "Tsukiyomi" -, o otimismo em "Life Goes On", e as choráveis de tristeza que doem em "We Are Young" e a final "Beautiful Flower", faixa que encerra o álbum.

As duas edições limitadas trazem um CD extra contendo música que os próprios membros escolheram (a maioria está nos álbuns de estúdio, mas algumas eram coupling song de singles de edição limitada e de FC), e a edição regular, o CD extra contém cinco músicas que foram lead track para divulgação dos álbuns - "Naughty Girl", "&LOVE", "Bokura no Greatest Journey", "Namae Oshiete" e "ichiban".

Muita gente acharia exagero uma coletânea sendo que o grupo estava pra fazer cinco anos de carreira, mas na situação em que estava, foi necessário, mesmo sendo dezessete músicas e vários bônus - ainda mais que tinha música que só quem era do FC conseguiu ouvir. (Na verdade, faltou um DVD contendo todos os promotion videos. Apesar de ter no YT oficial do grupo, mas é versão editada, e muita gente sabe que quer o PV inteiro. Quem sabe...)

Esqueçam rumores, boatos e outras coisas de imprensa marrom que só prestam pra estragar a alegria da gente. Afinal, no mundo pop, um pouco de brilho, purpurina e contos de fada nunca mataram ninguém. 

Trivia e Curiosidades:

- Na primeira semana do lançamento, a coletânea já tinha passado de 1 milhão e 204 mil cópias vendidas. Isso porque um dia antes da venda oficial, quem reservou com antecedência, já contava 906 mil cópias vendidas.

- No primeiro semestre da Oricon, o grupo ganhou oito prêmios - Grupo que teve maior vendagem (geral), single que mais vendeu no semestre e número um ("Life Goes On"/"We Are Young", que teve 1 milhão e 32 mil cópias vendidas), álbum mais vendido do semestre e número um (a coletânea "Mr.5" que vendeu 1 milhão e 204 mil cópias), DVD ranking número um de vendas, Blu-Ray ranking número um de vendas e music DVD/BD mais vendido ("King & Prince First DOME TOUR 2022 ~Mr.~", que teve um total de 620 mil cópias vendidas).

- Para quem não sabe, "Tiara" é o nome dado por Genki Iwahashi para as fãs do grupo. Por isso que, nas edições limitadas, tem também a edição "Tiara", que é para o FC.

- As capas das edições limitadas, regular e Tiara são diferentes, bem como o conteúdo e até os brindes caso fizesse reserva antecipada (ou se levar sorte, ainda sobrar na pós-venda). Variavam de loja para loja.

- Nos CDs extras das edições limitadas, têm duas músicas que sairam somente nos singles para as Tiara - "Romantic" e "Ai o Tsutaemasho".

- Uma das músicas selecionadas pelos membros do grupo, talvez fosse bem óbvio, segundo algumas fãs - a música "Key of Life" escolhida por Ren Nagase. Motivo: foi tema de encerramento do filme "Yowamushi Pedal" protagonizado por ele.

- "Bokura no Greatest Journey" que foi a primeira lead track do terceiro álbum "Re:Sense" foi composta e instrumentada por um nikkei - Carlos K., que é formado em artes na Meiji University e já produziu para muitos artistas. É mencionado muitas vezes no programa KanJAM sobre composição e música.

- "Namae Oshiete", segunda lead track de "Re:Sense" foi composta e produzida por Kenny Edmonds, mais conhecido como Babyface, compositor e produtor de música no estilo R&B.

- "We Are Young", double-A do single "Life Goes On", foi composta por Koji Tamaki, compositor e membro da banda dos anos 90, Anzen Shitai. 

- "King & Prince, Queen & Princess", do primeiro álbum, foi escolhida para divulgação da coletânea, e também no DVD bônus.

- "Beautiful Flower" foi a última música gravada pelo quinteto. E foi com ela que o grupo se apresentou pela última vez, no dia 20 de maio de 2023 no programa "Venue 101", que era ao vivo.

- A edição regular vinha além da capa original, mais cinco - um de cada cor - que poderiam ser trocadas mais uma imagem para colorir. A capa original foi inteiramente ilustrada por Kaito Takahashi. Se for bem fã do grupo, existem no desenho diversas referências das músicas, capas de singles, PVs e concertos, mas as primeiras coisas que as fãs notaram eram os seis tronos no meio com os member colors, as flores do jardim (era do segundo concerto que fizeram), os detalhes em cor-de-rosa. Motivo: rosa escuro era o member color de Iwahashi. 

- A capa da versão "Dear Tiara" era uma colagem com as fotos de TODOS os membros do grupo.

- No dia 11 de maio, quando saiu no YT oficial a versão de 2023 de "Cinderella Girl", em menos de 24 horas tinha batido mais de um milhão de visualizações. A versão original que saiu dois anos atrás, já está batendo 48 milhões de visualizações (e ainda é YT edit!).


(E quem ver o PV no YT oficial do grupo, ainda eles mantinham a coreografia de seis membros - a posição de Iwahashi era entre Kaito Takahashi e Sho Hirano, no início da música, quando aparecem todos os membros.)

Imagens: Universal Music Japan, Oricon, Twitter oficial, Instagram oficial, TV Asahi.

Comments