[Discoteca Básica do Empório] Spitz - "Himitsu Studio" (2023)

Se tem uma banda que muita gente deveria ouvir desde o início de carreira é Spitz (junto com outras bandas como Mr.Children, Southern All Stars e outros artistas que surgiram entre os anos 80~90 e ainda estão bem na ativa).

A banda existe desde 1987 e fez seu debut em uma major em 1991. Eles queriam ser uma banda de punk-rock mas acabaram por misturar alternative rock e pop-rock, com melodias e letras sobre a vida, juventude e amor que agradam público de todas as faixas etárias, mesmo fazendo instrumentação um pouco mais pesada. 

Formado por Masamune Kusano (vocais e guitarra), Akihiro Tamura (líder e baixo), Tetsuya Miwa (guitarra) e Tatsuo Sakiyama (bateria), a banda mantém a mesma line-up até hoje. Hiroko Kuji faz parte da banda de apoio desde 1998, nos teclados e coro. Em 36 anos de carreira, a banda já lançou 46 singles (sendo 3 em formato digital), 17 álbuns de estúdio, um EP e três coletâneas e quase anualmente faz turnê nacional e participa em eventos de rock.

A banda atualmente em foto oficial (da esquerda para direita: Tetsuya Miwa, Atsuhiro Tamura, Masamune Kusano e Tetsuo Sakiyama).

(Apesar da banda ter bons anos de carreira, muita gente foi "descobrir" recentemente por causa do dorama "silent", exibido pela Fuji Television na temporada de outono de 2022 por causa de três músicas que foram inseridas na trama, mas o que mais voltou a fazer sucesso foi "Maho no Kotoba", que anteriormente era tema de abertura do filme "Hachimitsu to Clover" em 2006.)

Recentemente, a banda lançou seu 17o. álbum de estúdio - "Himitsu Studio" -, depois de quatro anos sem lançar álbum novo (nesse tempo, lançaram vários singles, mas em formato digital, até "Utsukushii Hire", que saiu em formato físico). E o estilo permanece o mesmo, mas sempre agradando os ouvintes. 

O álbum saiu em seis formatos - a edição de luxo, que foi apenas quem adquirisse pelo site oficial da banda através da Universal Music Store (além do CD regular, vinha um segundo CD com cinco músicas gravadas ao vivo, Blu-Ray com cinco vídeos e mais um short-movie, além da embalagem especial e 10 cartões postais), a edição limitada, que vinha de bônus DVD (ou Blu-ray) de cinco vídeos, a edição regular, digital (Spotify, Apple Music, etc.), a versão cassete e a versão vinil.

O CD regular traz treze músicas, sendo que duas já tinham saído em formato digital e uma em maxi-single físico.

As músicas variam das mais calminhas passando por rock um pouco mais pesado (como em "Tobe", "Obake no Rock Band" e "Mirai Mirai"), mas sem perder o estilo da banda que muita gente conhece. 

"i-O (shuuri no uta)", faixa que abre o álbum, é sobre o robô que está na foto do álbum. Por tempo limitado, o painel do robô ficou exposto no MUSTARD HOTEL SHIMOKITAZAWA para que as pessoas pudessem fotografar como na capa do álbum.

Para não esquecerem os primórdios que eles queriam ser uma punk-rock band, as músicas "Tobe", "Obake no Rock Band" e "Mirai Mirai" são as faixas mais "pesadas" do álbum mas ainda traz um lado melódico. "Mirai Mirai" tem um estilo mais psychodelic rock, tendo a cantora e compositora Saya Asakura nos backing vocals.

"Daikobutsu", que foi a terceira música a sair em formato digital, foi tema de encerramento do filme "Kinou Nani Tabeta" (2021). O tema - sobre as pequenas coisas que gostamos acabam se tornando importantes para quem gosta também - combinou com a temática do filme, pois é sobre amor e comida. O mais interessante foi que a música foi lançada no mesmo dia em que o filme estreiou nos cinemas.

Trivia na capa do single físico "Utsukushii Hire": a foto traz todos os instrumentos usados na música, incluindo trumpete e saxofone.

"Utsukushii Hire", último single lançado em 12 de abril deste ano, foi tema de encerramento do anime movie "Meitantei Conan Kurogane no Submarine", e em formato físico depois de quase quatro anos. 


"Murasaki no Yoru o Koete", segundo single em formato digital, foi tema de encerramento do noticiário noturno da TBS, "NEWS 23" no período de janeiro a dezembro de 2021.

"Tokimeki part1", lembra muito o estilo de "Maho no Kotoba", com o violino de Hitoshi Konno. A música foi usada como tema do filme "Mizu wa Umi no Mukatte Nagareru", protagonizado por Suzu Hirose e Riku Onishi. Na edição especial, o vídeo traz a cantora e atriz Moka Kamishiraishi.

"Sanka" tem o estilo dos anos 60, com backing vocal e coro de Shiori Sasaki.

No mundo j-pop atual, onde existem artistas para todos os gostos, ouvir as músicas da banda Spitz ainda continua sendo uma boa opção para quem quer fugir do cenário atual. Vale ouvir desde as mais antigas do início de carreira até o álbum atual.

Na verdade, a banda demorou um pouco para colocar toda sua discografia em formato digital, mas a espera valeu a pena.

Trivia e curiosidades:


- A banda foi formada em 1986 por dois colegas de faculdade de artes, Masamune Kusano e Akihiro Tamura, que tentaram ser uma banda de punk-rock, inspirado na banda THE BLUE HEARTS. Após um ano de hiato por causa de Kusano ter mudado de faculdade, ele e Tamura ainda mantinham contato. A banda acabou sendo formada por causa que Tamura era colega de infância de Tetsuya Miya (estudaram na mesma escola primária) e Miya era colega de faculdade do baterista Tatsuya Sakiyama, e foi durante uma apresentação em um evento da faculdade de Miya e Sakiyama.

- O nome foi idéia de Kusano, que desde o colegial queria ter uma banda com esse nome - diz ele que vem da raça Japanese Spitz, que parece frágil mas é muito barulhento, assim com uma banda de punk-rock. O nome do fã-clube chama Spitzbergen.

- Levaram quase cinco anos para conseguirem assinar com uma gravadora major, a Polydor, em 1991. 

- A banda mantém a mesma line-up desde o início.

- "Robinson", 11o. single, foi o primeiro da banda a ser top one nas paradas de sucesso. Foi por causa desse sucesso que, a música acabou sendo inserida no dorama "Hakusen nagashi", junto com "Sora mo toberuhazu".

- "Cherry", 13o. single, foi top one, é lembrada por muita gente até hoje, e não pode faltar na setlist da banda nos concertos nem na lista de músicas mais lembradas na primavera. O mais curioso é que a música não foi usada em nenhum comercial ou tema de dorama, filme ou programa de TV, e no máximo foi um short pv de divulgação na TV, e o single foi platina dupla.

- Embora a mangaka Chica Umino tenha se inspirado no cantor e compositor Shikao Suga para o personagem Mayama em "Hachimitsu and Clover", as insert songs do anime foram dele e da banda Spitz. Não obstante, o tema de abertura, "Maho no Kotoba" era da banda, e o tema de encerramento, "Aozora Pedal" interpretada pelo grupo Arashi, foi composição de Suga. Além disso, Umino diz ter se inspirado nos álbuns "Hachimitsu" do Spitz e "Clover" de Suga para o título do manga.

- "Maho no Kotoba" voltou a fazer mais sucesso por ter sido insert song no dorama "silent", na temporada de outono de 2022 na Fuji Television.

- Pouca gente sabe, mas o sucesso "Ai no shirushi" da dupla Puffy, é composição de Kusano e virou self-cover no álbum da banda em 1999, "Kachou Fugetsu".

- A banda dificilmente aparece nas capas de álbuns e singles. Exceções foram no "99ep" (um extend-play com 3 músicas), e nos singles nos anos 90. Geralmente as capas são fotografias e ilustrações (de artistas como Toshiyuki Fukuda, Kuniko Nagasaki) e os modelos desconhecidos do grande publico.

As capas das três coletêneas Cycle Hit e do Anniversary Box - trazem objetos ao invés da foto dos membros da banda. O de 1991 a 1997 seriam conchas de diversos formatos; o de 1997 a 2006 seriam botões de volume de rádio, amplificadores, etc.; o de 2006 a 2017 seriam diversos tipos e formatos de tesouras. Já o Anniversary Box, que compreende as três coletâneas, são diversos botões de roupa.


- A modelo que está na capa de "Himitsu Studio" era a atriz teatral Nozomi Inoue, que havia se retirado da carreira artística em 2022. Foi Kusano quem a chamou por causa de sua atuação no taiga dorama "Yell" como a cantora Fujimaru. Kusano achou que seria impossível Inoue aceitar a oferta para ser a capa do álbum da banda pelo fato dela ter se retirado da carreira de artista, mas ela acabou aceitando por ser um tema alegre (a cor amarela da capa era a esperança depois da pandemia).

- Spitz é uma banda que prefere mais fazer shows em lugares menores, como teatros, pavilhões públicos, live houses e até em universidades. Kusano sempre brincava que não poderiam falar que "jamais fariam concerto no Nihon Budokan" pelo resto da vida. Foi em 2009 que fizeram quatro concertos e dois lugares maiores - para eles - no Saitama Super Arena e Osaka-jo Hall. E no Nihon Budokan foi só em 2014.

- Recentemente a banda está em turnê nacional, o "SPITZ JAMBOREE TOUR '23-'24 HIMITSU STUDIO" para divulgar o álbum (somente o concerto em Okinawa foi cancelado por causa do tufão n.6, mas será remarcado), e está sendo nas arenas e no Nihon Budokan.

- A banda começou o canal próprio no YT, o spitzclips em maio de 2010.

- Em 2000, todos os vinte primeiros singles da banda que foram lançados na época em que era de 8", foram relançados no formato maxi-single (motivo: a partir de 2000, os singles passaram a ser lançados no mesmo tamanho que o CD pois antes, para ouvir os singles de 8" tinha que usar adaptador e nem todos os aparelhos aceitavam).

- O álbum "Himitsu Studio" foi lançado no dia 17 de maio de 2023 tanto no formato físico como no digital. Na primeira semana das paradas de sucesso da Oricon, ficou em segundo lugar (é que no mesmo dia, o Snow Man lançou o álbum "i DO ME"), mas no formato digital e na categoria rock, ficou em primeiro lugar.

Fontes: site oficial da banda, Tokyo FM (do programa de rádio de Masamune Kusano), Billboard, Oricon Ranking.

Imagens: Universal Music Japan, site oficial, amazon.

Comments