Rolês Aleatórios que Ninguém tem Coragem de me Acompanhar


(Depois dessa, eu nem posso ter mais o direito de reclamar de que ninguém me chama pros rolês, porque nem eu chamo...)

Acho eu que já comentei em algumas postagens bem do passado que a maioria dos meus passeios eu costumo fazer sozinha, já que teve época que minha folga com o do namorido nunca coincidia, e quando coincidia era abastecer a geladeira ou ir jantar fora em algum lugar bem longe de casa, porque ele me acompanhar nos lugares que eu costumo frequentar, ele não consegue. Mas não tiro a razão dele, porque ninguém que eu conheço, consegue me acompanhar também, salvo pouquíssimas exceções.

Vou citar alguns rolês que costumo fazer mas ninguém consegue (ou tem coragem de) me acompanhar...

- Cinema: Dá pra contar nos dedos quantas vezes fui acompanhada assistir a algum filme aqui no Japão (acho que três vezes, sendo que uma delas eu detestei o filme, mas só fui porque insistiram). Do resto, acabo indo sozinha, porque os filmes que eu assisto são todos japoneses, e nem sempre os gostos combinam, por isso que nunca convido alguém para ir ao cinema comigo, porque existem duas probabilidades - a da pessoa não gostar do filme e a da pessoa não entender o filme por causa da barreira da linguagem...

- Concertos: Por bons anos eu tinha uma turma que ia nos concertos de um idol group quase todos os anos, mas teve concerto que ninguém da turma conseguiu ingresso. Vez ou outra ia com uma amiga que gostava de mais dois idol groups, mas depois da pandemia... Acho que só teve três vezes que chamei alguém para ir comigo, mas depois acabei mudando de cidade e ficou muito mais difícil, porque a maioria não está a fim de encarar tantas horas de viagem...

- Eventos: Leia-se Comic Market e seus derivados. Desde 2011 eu frequento quase todos os eventos do gênero e ainda de quebra fiz amizade com uma participante. Foram raríssimas as vezes que alguém topou ir comigo na maior coragem do mundo, porque não basta ir no evento, tem que encarar fila, calor (ou frio) e trem lotado. Minha sorte foi que minhas acompanhantes também curtem esse tipo de evento, mas agora elas moram muito longe e a maioria das vezes acabo indo sozinha. Mas se tiver alguém louco de pedra e topar ir comigo, tudo bem, mas se não curtir o gênero, pode ir fazer outra coisa mas combine hora e lugar para encontrar na hora de ir embora...

- Livrarias: Um dos lugares que se for comigo, ou tem que ter paciência ou pode fazer outra coisa e depois eu ligo avisando que já terminei, porque é eu entrar em qualquer livraria e esqueço do mundo, sério. Se for livraria especializada em livros em língua estrangeira, como a Kinokuniya de Shinjuku... Outro lugar que é um perigo para mim (e meu bolso) e ninguém consegue me acompanhar, seria a Tokyu Hands e a Loft, especialmente itens de papelaria...

- Passeios em cima da hora: Se eu planejo demais algum passeio, a probabilidade dele ir pro espaço é grande, exceto quando retornei pro Brasil de férias, que tive que planejar com dois a três meses de antecedência (por causa de trabalho, deixar as contas pagas, etc.). Teve muito passeio que fiz - sozinha - que nem fiz planejamento algum, simplesmente acordei cedo em pleno sábado (ou domingo) de folga, tomei café, me aprontei, conferi a bolsa e a carteira, peguei o trem e passei o dia todo indo em lugares aleatórios.

(Se não avisei antes, é justamente isso - eu decidi ir em cima da hora. E vai saber se a pessoa não teve outra coisa para fazer?)

Já teve passeio que planejei com antecedência e chegou na véspera do dia esperado, tive que desmarcar por diversos motivos (se foi em 2020~2021 eu nem falo nada porque foi a maldita pandemia).

É bem por aí mesmo, minha gente - existem diversos motivos que acabo fazendo meus rolês aleatórios sozinha, e talvez a maior delas seria que nem todo mundo possui o mesmo gosto das coisas, e eu não vou forçar a pessoa ir comigo sabendo que ela vai detestar e passar o dia todo emburrada, então melhor ter recusado, que aí eu vou entender.

Às vezes é triste ter que sair sozinha (namorido não curte muito meus rolês aleatórios mas também não me impede de sair), mas tem o lado que, muitas vezes é melhor eu sair sozinha porque não gosto de fazer as pessoas esperarem ou vai saber se realmente ela estaria apreciando a minha companhia, vai saber...

Foto: da autora, em Shibuya, em um dos muitos rolês aleatórios que faz...

Comments