Os Dez Mais da Autora - Músicas que os Beatles fizeram cover

(Confesso que fazer lista das dez mais de músicas dos Beatles é uma das tarefas mais ingratas, além de fazer resenha de álbum de "best of" de qualquer artista, porque sempre vai faltar alguma ou vai ter a mesma de sempre. E olha que os Beatles tiveram sete anos de atividade, com doze álbuns de estúdio, e depois foram tantas coletâneas que acabam descobrindo raridades...)

Uma das datas que muito fã dos Beatles acaba se perdendo é qual seria a data certa de comemorar - se seria a data em que John Lennon e Paul McCartney se encontraram naquela festa de igreja, se seria a data do primeiro single ou se seria a data do primeiro álbum...

Normalmente eu vejo muita gente lembrando no dia 11 de setembro, data em que gravaram o primeiro single oficialmente, mas depois de 2001, fica meio tenebroso isso, mas sei que tem gente que lembra mais do primeiro single do que outra coisa.

Embora eles tivessem uma boa quantidade de material próprio, pelo menos no início de carreira, os Beatles gravaram várias músicas de outros artistas. Não sei dizer se nos anos 50~60 era costume de muitos artistas gravarem covers, mas muita banda da época era assim, talvez para o público conhecer melhor os outros ou porque as bandas gostavam e era uma forma de demonstrar admiração.

Vamos lá. Os Beatles já tinham também um repertório de covers quando ainda tocavam em lugares suspeitos em Hamburgo e no Cavern Club. E continuaram a incluir covers nos álbuns e até nos programas de rádio que tiveram até 1965. 

O repertório variava - desde os mais famosos até os desconhecidos e one-hit wonders. A maioria pode ser conferida nos álbuns "Live at the BBC 1&2" e na trilogia "Anthology". 

E pra autora aqui - fã dos Beatles desde o antigo ginasial - escolher dez covers é tarefa ingrata.

Lembrando que não está na ordem de preferência, mas são as dez que eu mais ouço no Spotify (porque não consegui até hoje completar a discografia em CD, socorro) e que seriam as covers nem tão conhecidas (porque as mais óbvias, como "Twist and Shout", "Rock and Roll Music" e "Roll Over Beethoven" todo mundo conhece até demais e teve gente que achava que era original da banda).

1. Baby It's You (or. The Shirelles): Do primeiro álbum, "Please, Please Me", a banda regravou um dos sucessos da girl group The Shirelles. A música composta por Burt Bacharach, Mack David e Luther Dixon, foi lançada em 1961 e ficou no top ten da Billboard. A versão dos Beatles é semelhante a das Shirelles, com John Lennon nos vocais principais e Paul McCartney e George Harrison nos backing vocals e na harmonia (a parte do sha-la-la-la-la). 

2. I Just Don't Understand (or. Ann-Margret): Originalmente gravada em 1961 pela atriz e cantora Ann-Margret, foi uma das primeiras gravações a ter um som de fuzz guitar. Os Beatles regravaram para o programa de rádio - Pop Go The Beatles - em julho de 1963. 

3. Words Of Love (or. Buddy Holly): John e Paul eram fãs do cantor e compositor Buddy Holly (tanto que Paul comprou todos os direitos das composições dele), e ocasionalmente interpretavam músicas dele na época de Hamburgo. "Words of Love" embora fosse uma das músicas mais importantes de Holly (por ele ter gravado tudo sozinho, inclusive as harmonias vocais, que gravou numa fita e sobrepôs em outra - isso em 1957), não era uma das mais famosas para ele. Os Beatles gravaram no álbum "Beatles For Sale" e também apresentaram no programa de rádio Pop Go The Beatles em agosto de 1963.

4. Please Mr. Postman (or. The Marvelettes): (Confesso que eu conheci primeiro a versão dos Carpenters e depois descobri que os Beatles também tinham gravado) No início de carreira, os Beatles gostavam muito de ouvir música de girl groups, especialmente da gravadora norte-americana Motown. A versão que aparece no álbum "On Air - Live at the BBC volume two", era a primeira que gravaram para o programa de rádio Pop Go The Beatles em julho de 1963, mas a definitiva - que quiseram que se aproximasse mais do estilo das Marvelettes - é a que está no segundo álbum "With The Beatles".

5. Keep Your Hands Off My Baby (or. Little Eva): Muita gente deve conhecer a famosa música "The Loco-motion" da cantora Little Eva, mas pouca gente conhece o segundo single, lançado em 1962. Os Beatles gravaram a música para o programa de rádio Saturday Club, em janeiro de 1963. Não era a primeira vez que a banda fazia covers de músicas compostas por Carole King e Gerry Goffin - "Chains", "Don't Ever Change", eram uns exemplos. Tanto que no início, John Lennon sempre dizia que ele e Paul McCartney queriam ser Goffin-King da Inglaterra.

6. The Honeymoon Song (or. Marino Marini and his quartet): Usada no filme "Honeymoon" (1959), a música era constantemente repetida em algumas cenas. Os Beatles regravaram para o programa Pop Go The Beatles em agosto de 1963. Um dos motivos da banda ter conhecimento dessa música, foi que o filme foi exibido nos cinemas britânicos em 1962.

7. Till There Was You (or. Meredith Wilson): A música é conhecida por fazer parte do musical "The Music Man", na cena em que Harold Hill encontra-se com Marian Paroo. Embora tivesse várias gravações (Sue Raney, Anita Bryant, Barbara Cook e Shirley Jones), a versão dos Beatles - inclusa no segundo álbum "With The Beatles" - é a que ficou mais famosa.

8. I Forgot To Remember To Forget (or. Elvis Presley). Embora Lennon dissesse que queriam ser mais famosos que Elvis, a banda gravou muita pouca música dele nos programas de rádio (foi esta e "That's All Right Mama"). "I Forgot To Remember To Forget" foi gravada no programa "From Us To You" em maio de 1964, tendo George Harrison nos vocais.

9. Glad All Over (or. Carl Perkins). O artista de rockabilly e rock-and-roll Carl Perkins teve muita música dele interpretada pelos Beatles, especialmente tendo George Harrison e Ringo Starr nos vocais principais (como "Matchbox", "Honey, Don't", "Everybody's Trying to be My Baby", etc). Justamente porque é o estilo de música que eles gostavam. Na excusrão britânica em 1964, Perkins esteve com os Beatles, e estes perguntaram se poderiam gravar algumas músicas dele...

10. Leave My Kitten Alone (or. Little Willie John). Gravado em 1959, no estilo R&B, o single atingiu a 13a. posição na Billboard. Os Beatles chegaram a gravar cinco takes da música, com a finalidade de entrar no quarto álbum, "Beatles For Sale", mas deixaram de lado e permaneceu inédita até entrar na coletânea "Anthology" em 1994. A versão que está na coletânea é a do quinto take que consideraram ser a melhor. 

Imagem: Rolling Stone on line.

Comments