[Discoteca Básica do Empório] King & Prince - "Peace" (2023)

O título em katakana - ピース - pode ter duplo sentido. Tanto faz ser "Peace" ou "Piece", tanto que as versões da capa em CD sairam nesses dois tipos...

No dia 23 de maio deste ano, quando o grupo King & Prince completava cinco anos de debut, os membros remanescentes - Ren Nagase e Kaito Takahashi - anunciaram o single "Nanimono" (que foi tema de encerramento a partir do 8o. episódio de "Daga, Jonetsu wa Aru"), e eles seguiram adiante, divulgando o single em diversos programas musicais e de entretenimento.

No dia 2 de julho, quando fizeram um fan meeting (quem comprasse o single, vinha um serial code para se cadastrar no site da gravadora - a Universal Music - e tentar a sorte para ir no evento), anunciaram turnê e álbum novo, que seria o quinto de estúdio e o primeiro como duo.

Até o álbum sair do forno, nas redes sociais que eles possuem, lançaram o PV "My Love Song", que seria o lead track. Mas ficava a pergunta entre as fãs que acompanhavam o grupo desde a era Junior, como seria o estilo da dupla daqui pra frente. Aos poucos, soltavam pequenos trechos das demais músicas (no Tik-Tok, Instagram e no site oficial), então dava para perceber como seria o álbum completo.

O titulo do álbum - em katakana - tem duplo sentido: ou pode ser lido como "Peace" (as três edições do álbum vieram com as capas coloridas e no sentido de paz e tranquilidade) ou "Piece" (a edição do FC aka Tiara, veio com a capa parecendo um quebra-cabeça), já que queriam que entendessem como "duas pessoas são peças fundamentais num quebra-cabeça".

Quando o álbum saiu no dia 16 de agosto, logo foi parar no primeiro lugar na Oricon e da Billboard Japan, sendo o sexto álbum consecutivo a entrar no topo das paradas no dia do lançamento e passar de 300 mil cópias vendidas. 

Quem ouviu as amostras, percebeu que eles investiram em outros estilos, poucos explorados por eles mesmos, como as big bands dos anos 30 (como "THAT'S ENTERTRAINMENT", que tem um andamento muito mais rápido e agitado do que "Nanimono"), banda marcial ("Seijaku no Parade"), rock ("CHASE IT DOWN"), funk e soul ("TL Connection"), pop mais contemporâneo ("Wakatteru tsumori", "Kimiiro", "Kimi ni todoke", "Recolor"), otimismo ("TOGETHER WE STAND"), agradecimento ("Happy Ever After"), promessa de amor eterno ("My Love Song", "Katamusubi"), e até um pouco de punk-rock ("Ware Ware wa Koibito doushida"), poderia dizer que "Peace"/"Piece" é um álbum equilibrado e mais otimista.

Mas tinha que ser otimista mesmo, porque durante quase seis meses depois do anúncio de novembro do ano passado, ficaram milhares de incertezas que nem preciso mencionar, mas na live que fizeram nas redes sociais no dia 23 de maio, deu para perceber que a vida realmente continua.

"Seijaku no Parade" traz a mensagem de que não podemos esquecer do que é importante para nós, pensar no futuro mesmo que tenha vivido o passado, e que o "eu" de amanhã será diferente do "eu" de ontem.

("seijaku" - 静寂 - tem mais significado para calmo, tranquilo. "chinmoku" - 沈黙 - é no sentido de silêncio no caso de guardar algum segredo.)

"My Love Song", "Katamusubi", "Kimi ni Todoke" são mensagens de amor eterno (como a primeira música), fortalecimento de laços afetivos e demonstração de amor mesmo em dias difíceis. Pode soar clichê, mas ambas já tratam de amor mais amadurecido, que o próximo passo é a união eterna. 

(Como disse Kaito Takahashi no line notes da música "Katamusubi" - "Não daria para usar como BGM para o comercial da revista "Zexy" *?")

"Nanimono", que foi o 13o. single (e o primeiro como duo) e "Recolor" tratam quase do mesmo tema - começar tudo de novo, colocar no lugar e seguir adiante. Uma nova vida, o que realmente aconteceu.

"Wakatteru tsumori" é sobre os amores de um verão que passou e por sempre achar que era a mesma coisa, acabou por esquecer o quanto era bonito. 

Em cinco anos de carreira (sem contar a época antes do debut), era a primeira vez que tem duas faixas solo (no terceiro e quarto álbuns de estúdio tiveram unit songs, mas foram dois grupos separados).

"Ware ware wa Koibito doushida", solo de Kaito, foi composta pelo líder da banda de punk-rock Creepy Hyp, Ozaki Sekaikan. Uma pequena analogia sobre o calor e refrescar-se a um ventilador.

"Kimiiro", solo de Nagase, foi composta por ele. Apenas uma historinha de um dia comum de duas pessoas, sobre o quanto a outra se tornou muito importante para ela, e continua sendo a mesma apesar dos anos passarem. No line notes do álbum, Nagase se refere indiretamente a Kaito, tanto que, originalmente o título era "Kiiro" e o verso final "minha felicidade é sua cor", dá-se a entender que a cor da felicidade é amarela (e amarelo é o member color de Kaito).

"TL Connection" ou "Tokyo Love Connection" é sobre um passeio noturno nos arredores da Tokyo Tower.

"Happy Ever After" é uma forma de agradecimento pelo apoio que tiveram nos momentos mais difíceis, e que sempre vão continuar seguindo adiante, porque sabem que terão pessoas acompanhando.

"Together We Stand", última faixa somente na edição regular, o ritmo lembra bem o estilo das músicas da cantora e compositora AI, com direito a coro e mensagem positiva. "Sempre estarei ao seu lado", é a frase que encerra o álbum.

O álbum saiu em quatro formatos - a versão limitada "A", que traz o DVD/BD extra do promotion video do lead track "My Love Song", com making of; a versão limitada "B", que traz o DVD/BD extra de como foi concebido o álbum; a versão regular que traz a faixa extra "Together We Stand"; e a versão Dear Tiara (somente para quem é do FC do grupo) que traz um photobook de 56 páginas (diferente das edições A e B) e o DVD/BD extra contendo a live performance do fan meeting do dia 2 de julho com as músicas "Nanimono", "Magic of Love", "Namonaki Extra", "Lovin' You" e "koi-wazurai".

(E ainda sem indícios de possível pra streaming...)

Trivia e Curiosidades:

- Conforme mencionado, o título em katakana tem duplo sentido - ou "Peace" de paz e tranquilidade, como nas capas das edições que sairam nas lojas on line ou físicas, ou "Piece" com a capa com peças de quebra-cabeça na versão Dear Tiara.

- As cores dos membros que saíram permaneceram nas capas (rosa, vermelho, roxo e azul). No programa "The Shounen Club Premium" em que Nagase e Takahashi apresentam mensalmente, na apresentação da música "Nanimono", os dois ilustraram um vitral com as seis cores do grupo.

- *Zexy é uma revista do grupo Recruit que traz tudo sobre "como organizar um casamento", dando dicas de lugares e preços para noivos que procuram uma forma mais fácil de fazer um casamento. Várias músicas foram usadas como BGM do comercial da revista, como "Butterfly" de Kaela Kimura, "Kazoku ni naru yo" do Masaharu Fukuyama, e "Ai o Sakebe" do Arashi.

- O PV de "Nanimono", a coreografia foi feita por Oguri, membro do grupo de dança s**t kingz. A música foi usada como tema de encerramento do dorama "Daga, Jonetsu wa Aru" a partir do oitavo episódio (até então, era a música "Kokkara", do SixTONES, que passou a ser a de abertura).

- Ozaki Sekaikan é o nome artístico de Yusuke Ozaki. Líder e compositor da banda de punk-rock Creepy Hyp, é também escritor. Um de seus livros - "Haha Kage" - foi indicado para o Prêmio Akutagawa de Literatura em 2020. No álbum, Ozaki produziu a música e toca guitarra.

- Para divulgar o álbum, o grupo iniciou uma turnê nacional do dia 27 de agosto a 10 de dezembro, em 7 cidades. É o primeiro grupo da Agência a realizar concerto no recém-inaugurado K-Arena em Yokohama.

- Quem fizesse a pre-order nas lojas ou on-line, junto com os álbuns, vinham vários brindes, como clear poster, cartela de adesivos, postais e um carimbo com o símbolo dos cinco anos do grupo, além de um serial number para concorrer a fan meeting em novembro e se cadastrar no evento on-line do mesmo.

Fontes: site oficial do grupo, Billboard Japan, Oricon, The Shounen Club Premium.

Comments