[Dorama Lista] Dez Atores de Doramas que muita gente esquece (ou ignora) - Parte 1

Quem me conhece, sabe que desde que eu resolvi morar (talvez de vez) no Japão, eu assisto muito - se não somente - dorama.

(*Quando eu falo e/ou escrevo dorama, leia-se "novela japonesa". Tá, eu sei que neste Empório eu tenho que corrigir as postagens do passado que escrevi errado.)

Muito embora interajo com outras dorameiras no IG, ultimamente ando muito parada no quesito participação. Várias vezes as dorameiras postam sobre atores e atrizes favoritos, fazem desafios, etc., mas confesso que não sugiro nenhum nome no meio porque meu gosto é completamente diferente das demais, sorry.

E mesmo porque a probabilidade do meu favorito nem ir nas oitavas de final é 100%.

Eu tinha feito um tempo atrás, os dez atores favoritos da autora aqui que chegaram na casa dos cinquenta, e eram atores que quase ninguém lembra/menciona nas listas. E quando lembra, a maioria tem opinião negativa... 

Na verdade, o pessoal só lembra dos novinhos (nada contra, mesmo porque tem ator na casa dos 20~30 que o povo nem lembra) e dos veteranos só quem está na ativa. E olha que tem muito ator na casa dos 20~30 que tem um bom currículo no quesito atuação... Porque eu percebi que, o pessoal só lembra daqueles que 1) tem presença mesmo sendo participação especial; 2) tem que estar sempre na ativa, deixou de fazer trabalho por uma temporada, o pessoal esquece; 3) tem que fazer o gênero que gostam, tipo, herói romântico, aquele que salva o enredo, simpático, bonitinho, fofo, canastrão mas simpático. Agora, se o ator fizer o antagonista, de caráter frio e calculista, cínico, o que gosta de botar areia no relacionamento, por mais que ele seja muito bom nisso, já é descartado.

Sem mais delongas, vou eu soltar uma pequena amostra dos atores que sequer são lembrados nas listas do IG e acho que muita gente (inclusive esta que vos posta) deveria criar vergonha na cara e conferir os trabalhos dessa turma. Se faltar gente, faço a continuação, o que vai ser bem provável. E se reclamarem, faço postagem individual de cada um e levanto a ficha completa.

1. Masaharu Fukuyama (Nagasaki-shi, Nagasaki. n. 6 de Fevereiro de 1969): Obviamente na minha lista ele sempre vai entrar, porque ele não somente canta e atua - ele compõe, produz, é fotógrafo, radio personality, divulga a terra natal dele (Nagasaki)... Mas eu nunca entendi o motivo de muita dorameira odiar ele, ao ponto de ninguém ou quase ninguém citar UM DORAMA SEQUER, e olha que ele tem uma lista considerável. Eu acho que depois de "Meguri Ai", dorama que marcou o retorno na carreira artística, Fukuyama quase nem atuou mais em enredo romântico. Ou ele interpretava personagem frio ou muito cínico, ou os dois. Daí tem muita dorameira que ignora qualquer trabalho que ele faz, e olha que os últimos trabalhos que Fukuyama fez, são dignos de assistir e conferir, como a série inteira de "Meitantei Galileo" e os filmes "Soshite Chichi ni Naru", "Sandome Satsujin", "Last Letter" e o recente dorama "Last Man".

2. Yo Oizumi (Ebetsu-shi, Hokkaido. n. 3 de Abril de 1973): Um dos kouhais preferidos do Masaharu Fukuyama e Keisuke Kuwata (porque ambos são da mesma agência), e também outro que muita dorameira ignora ou se lembra é pra falar mal. Mas pouca gente sabe que Oizumi pertence a um quinteto teatral - o TEAM NACS, formado por ele e seus colegas de tempos de faculdade em Hokkaido, Hiroyuki Morisaki, Ken Yasuda, Shigeyuki Totsugi e Takuma Otoo. Apesar de ter uma lista enorme de trabalhos - teatro, animes, doramas e cinema - muita gente dorameira não gosta de Oizumi pelo seu jeito de atuar, ou interpreta personagens histriônicos ou exagerados demais. Mas a interatividade dele com os demais artistas é muito boa, exemplo o programa "SONGS" da NHK, e ter sido representante do Shirogumi três vezes no Kouhaku Utagassen.


3. Ryunosuke Kamiki (Fujimi-shi, Saitama. n. 19 de Maio de 1993): O kouhai do Fukuyama e ator desde pequeno, Kamiki tem uma lista quilométrica de trabalhos realizados - filmes, doramas, dublagem de animes, narração e até You Tuber. Agora perguntem se o pessoal dorameiro lembra dele? Isso porque recentemente Kamiki protagonizou o asadora "Ranman" e o filme "XXXHOLiC" (no protagonista Kimihiro Watanuki). Nem tem como fazer a lista de trabalhos do Kamiki porque, como disse, é quilométrica, do tipo, o menino não pára. O que muita gente costuma lembrar é que Kamiki estudou na mesma classe que Ryosuke Yamada, Yuri Chinen, Yuto Nakajima, Mirai Shida, Umika Kawashima e Shohei Nomura. E ter dublado alguns animes do Studio Ghibli.

4. Kouhei Matsushita (Hachioji-shi, Tokyo. n. 6 de Março de 1987): Ele era mais conhecido em atuar em musicais, e também por ser cantor e compositor. Mas atuar em doramas e filmes foi a partir de 2012, no especial para a TV "Mou Yukai nante shinai" (ele faz uma pequena participação). Começou a ganhar mais notoriedade como ator no asadora "Scarlet" (onde interpretou Hachiro Soyoda, esposo de Kimiko Kawahara, interpretada por Erika Toda), e daí por diante intercalava suas atuações em musicais com os doramas (os mais recentes foram "Remolove", "Shitteru Wife", "Atom no ko", e atualmente em "Ichiban Sukina Hana"). Por ter começado recentemente a atuar em doramas e filmes, talvez seja um dos motivos de muita gente não conhecer bem Matsushita.

5. Ren Nagase (Tokyo. n. 23 de Janeiro de 1999): Certo que ele começou como idol no grupo de juniores em Kansai junto com Daigo Nishihata e Ryusei Onishi (os dois acabaram entrando no Naniwa Danshi, Nagase foi para o King & Prince, e a história acho que muita gente idol otaku sabe), mas atuar mesmo foi em 2013 no dorama "Nobunaga no Chef", como Ranmaru Mori, e protagonizou pela primeira vez no filme "Uchi no Hitsuji ga Iu koto ni wa" em 2019. Ganhou o prêmio de ator revelação pela Nihon Academy em 2021 por ter interpretado Sakamichi Onoda na versão live action de "Yowamushi Pedal", e a partir daí que começaram a dar trabalhos de temas mais maduros, como o asadora "Okaeri Mone", os filmes "Mayonaka Otome Sensou" e "Houtei Yugi", e os doramas "Wagemon", "Shin Shinchokouki - Classmate wa Sengokubuchou", "Yugure ni, te o tsunagu" e o recente "Last Man" (atuando com Masaharu Fukuyama e Yo Oizumi). (Se eu citar os motivos porque muita dorameira ignora o Nagase, este Empório fecha)

6. Kaito Takahashi (Hiratsuka-shi, Kanagawa. n. 3 de Abril de 1999): O forte do Kaito é a dança (pratica desde criança, chegando a participar de diversos concursos com o grupo que estava e ganhavam quase todos), tanto que teve aulas com NOPPO (do grupo s**t kingz). No quesito atuação, tirando os musicais costumeiros da agência, fez muito pouco e era mais coadjuvante. Em "Neechan no Koibito", além de ter interpretado Kazuki Adachi, foi o narrador da história. Atuou na segunda temporada de "Dragon Zakura". Mas o ponto alto de Kaito foram o filme "Dr. Coto no Shinryojo" (que foi o médico novato Hanto Oda) e o dorama "Daga, Jonetsu wa Aru" (interpretando o comediante Masayasu Wakabayashi). (Outro que, se eu citar os motivos porque dorameira ignora o Kaito... Mas já vi comentário do tipo "mas que raios o Kaito faz de interessante no King & Prince?")

7. Hiroshi Tamaki (Nagoya-shi, Aichi. n. 14 de Janeiro de 1980): Muita gente até hoje associa Tamaki com seu personagem Shin'ichi Chiaki, do dorama e filme "Nodame Canterbile", mas ele atua desde 1998. A maioria dos filmes e doramas que Tamaki atuou, foi como coadjuvante, mas com uma boa importância, além de ter atuado em dois asadora ("Kokoro" e "Asa ga kita") e três taiga dorama. É também cantor (por causa de ter interpretado um guitarrista no filme "ROCKERS"), com 10 singles e quatro álbuns de estúdio; fotógrafo, dublador e narrador. Praticava boxe, mas desde 2020 pratica artes marciais (especialmente Jiu-Jitsu Brasileiro) e faz parte da mesma academia que Junichi Okada - ambos foram para Las Vegas participarem do World Masters 2023. Os trabalhos mais recentes de Tamaki foram o dorama "My Family" e o filme "Chinmoku no Kantei". Em 2024 estará na versão live-action do manga e anime "Golden Kamuy", no papel de Tokushiro Tsurumi.

8. Kazunari Ninomiya (Katsushika-ku, Tokyo. n. 17 de Junho de 1983): Mais fácil dorameira ficar lembrando do Jun Matsumoto e Hana Yori Dango do que a filmografia completa do Ninomiya. Sério. E ainda, se lembrar algum trabalho do Nino, vão ser os óbvios "Yamada Taro Monogatari" e "Ryuusei no Kizuna", e olhe lá. O fandom brincava que o Nino sempre tinha 17 anos, mas os personagens que interpretou eram muito mais do que isso, pois ele sabia separar o lado profissional do lado de entretenimento (porque o Nino é o maior trollador da paróquia). Basta pegar a lista de trabalhos que ele fez, tanto que tem muito kouhai de alminha semiperdida (aka Daigo Nishihata) que admira os doramas e filmes dele, pois quando Nino interpreta, ele se entrega. Acho que, o dia que o Nino atuar em algum asadora e taiga dorama, ele dorme feliz (porque são os dois gêneros que ele ainda não atuou).

9. Masato Sakai (Kobe-shi, Hyogo. n. 14 de Outubro de 1973): Começou no teatro quando estudava no Waseda University, com a peça "Tokyo Orange". Mas na TV e cinema foi bem depois, quando entrou na agência Tanabe. Embora Sakai tenha uma lista enorme de trabalhos tanto na TV, teatro e cinema, muita gente associa a imagem dele ou como o advogado Kensuke Komikado na série "Legal High" ou como o bancário Naoki Hanzawa na série do mesmo nome, mas pouca gente lembra dele como o professor Shuji Hanamoto no filme "Hachimitsu to Clover", o médico Kei Narumi na segunda temporada e filme "Dr. Coto Shinryojo", o investigador Kazuyoshi Date em "JOKER - Yurusarezaru Sousakan", Yusuke Nogi no recente "VIVANT", e fora outros trabalhos que se listar, vai demorar pra acabar...

10. Ouji Suzuka (Okayama-shi, Okayama. n. 11 de Janeiro de 2000): Muita gente conhece o ator e modelo Ouji Suzuka por seu personagem Minato Togawa em "silent" (2022), e por ser modelo da revista "Mens Non-No" (Ouji ganhou o concurso em 2018). Pouca gente sabe que bem antes de pensar em entrar na carreira artística, Ouji foi extra no filme "Sensei... Suki ni natte mo ii desuka?" em 2017, porque parte das filmagens foi na cidade natal dele. Só resolveu entrar na carreira artística quando foi fazer faculdade em Tóquio e foi via scout pela agência Foster, e ter ganho o Grand Prix da revista Mens Non-No no outono de 2018. Fez uma ponta no asadora "Natsusora" (2019), mas reconhecimento foi no filme "Mitsubachi to Enrai" no mesmo ano, em que interpretava um pianista e ganhou o prêmio de ator revelação no 43o. Nihon Academy. Seus trabalhos mais recentes foram o filme "Lost Care" e a versão dorama de "Kimi ni Todoke". Atualmente está no dorama "Yuria-sensei no Akai Ito" com a atriz Miho Kanno.

Claro que faltou muita gente, afinal tem ator que trabalha e muito, nem que seja pra fazer uma pontinha no dorama ou passar batido em algum filme, mas logo farei mais uma lista, porque mesmo sendo dez de cada, vai longe, podem crer.

Como eu disse no Twitter, eu só não indiquei e nem participei este ano no desafio por motivos de que, todos que eu indicassem nem passariam nas eliminatórias, e capaz de ter gente criticando. Sei que gosto nunca se discutiu, claro, mas... mas... sempre os mesmos? Então, para eu não ser a chata do rolê, então preferi me abster e fazer uma série aqui no Empório, porque, mesmo sabendo que muita gente não frequenta aqui, ao menos os poucos que frequentam vão saber que existem muito ator bom e talentoso além dos mesmos de sempre.

Imagens: A que abre o post, cena de "Legal High 2" da Fuji Television, Masaharu Fukuyama Official Site, Sanspo, Model Press, an-an web, Last Man Twitter, Daga Jonetsu wa Aru Twitter, Kanae Yamada via The Television Web, TBS, CHANTO WEB.

Comments