O Quê o Espelho Me Diria

Existe uma velha "indireta direta" que todo mundo dá nas pessoas que não possuem bom senso e/ou convencidas demais - "Na tua casa não tem espelho, não?" 

Na verdade, tapada muito que sou, demorei para entender o real sentido dessa indireta (mais que direta mesmo). E olha que recebi (e ainda recebo) essa indireta quase que frequente. Pior ainda: é a mais pura verdade, por mais que doa em mim pra caramba, mas reconheço que muitas vezes sou um incômodo para muita gente e por isso muitas vezes eu prefiro ficar no meu canto, muitas vezes postando besteira nas redes sociais e falando pelas paredes, o que já me rendeu o título "a chata do rolê".

Se meu espelho falasse todas as vezes que eu olhasse para ele, eu já teria minha vida inteira de azar, se me entenderam.

1. "Você quer dar uma de sabe-tudo ao ponto de ser irritante": Tive que frear meu impulso de comentar nas postagens alheias - no Instagram especialmente - sobre muitas curiosidades a respeito de assuntos que eu gosto muito, como doramas, filmes e j-pop. Fui perceber que eu estava sendo convencida demais, querendo mostrar que "sabe das coisas", quando nunca mais obtive resposta nos comentários e quando ignoraram até postagem que anuncio noutra conta que tenho no IG. Ou seja, se eu quiser compartilhar "o que eu sei demais", que eu faça aqui mesmo no Empório, coisa que faço desde 2005, e não em postagem alheia. 

(Postagem alheia é pra dar apenas opinião, elogiar, whatever. Fazer trivia, então faça uma postagem na sua própria conta.)

2. "Quer ser a diferentona": Algo que nunca neguei e isso não é de hoje. Não porque quero me destacar no mundo, longe disso. Ser igual aos outros também não dá. Será que o pessoal quer que eu seja aquela pessoa que só pensa em casa-trabalho-casa e necas de diversão, estudo, distração??? Daí também tem o bônus de "não acompanha modinha", mas aí no meu caso, depende do que for. E olha que aqui eu vivo assistindo programas de variedades para saber o que está trending por aí, porque sabe como é, existem coisas que viram boom, desaparece do nada e do nada ressurge.

3. "Faça as coisas de acordo com a sua idade": Eu sei a idade que eu tenho, mas enquanto eu tiver condições e saúde (tanto física quanto mental) em ordem, eu ainda vou continuar indo em eventos, em concertos, dar meus rolês aleatórios, estudando, ouvindo minhas músicas favoritas, assistindo filmes e doramas, lendo meus inúmeros mangas... 

4. "Você afasta gente com suas conversas": Eu sou muito péssima em puxar conversa, eu tenho problemas sérios em me comunicar, e dá pra contar nos dedos de uma mão quem consegue me acompanhar. Sim, eu espantei muita gente com meus assuntos aleatórios que até hoje nem pergunta se ainda estou viva. E sem contar que, reconheço que prolongo demais uma conversa, sou muito detalhista em diversas coisas, por isso que minhas postagens aqui no Empório acabam sendo quilométricas demais ao ponto de ter que fazer uma série.

5. "Ninguém te quer na roda de amigos": Não é de hoje, isso vem desde a escola primária que, pra fazer trabalho em grupo, era um desastre - o pessoal deixava tudo nas minhas costas e todo mundo levava o mérito. Nunca consegui ter um grupo de amigos que se reunia pra sair, para conversar, para se divertir. Aqui, até que consegui, no trabalho, mas a empresa fechou, todo mundo se dispersou e acho que a última vez que conseguimos nos reunir foi nas minhas férias no Brasil. E de fandom, que virou amizade, mas veio a pandemia e nem deu mais para nos reunirmos. Sem falar que folga de ninguém mais coincide, já que todas moram longe uma da outra. São exceções que tenho referente ao item 4.

6. "Só reclama e não faz nada pra mudar": Não foi nem por falta de tentar, e não tenho culpa se não resolveram nada e isso desanima. Mas tive alguns resultados, ao menos eu consegui sair da zona de conforto. O que eu tenho que fazer é continuar com o progresso... Certo que eu tive um período bem pesado recentemente, e só agora que estou me recuperando, mas sei que isso custou para mim muita coisa e nem vou tirar a razão delas (e porque também não procurei ajuda, mas eu detesto ter que envolver outras pessoas em algo que não tem nada a ver com elas).

7. "Barraqueira": Só se for na internet, porque fisicamente eu acabo chorando horrores no final. Aquela história em que, por trás da tela de computador/celular, nos tornamos pessoas cruéis. Já causei muita confusão em fóruns, levei suspensão, saí de alguns fóruns porque já estava beirando a baderna, até teve blog que bloqueou comentários que eu havia feito. De uns bons tempos para cá, até que estava bem mais calma, mas... aí voltem para o primeiro item da lista.

Por essas e tantas que, como havia mencionado em algumas postagens anteriores, eu acabei me distanciando e preferindo ficar no meu espaço restrito. Tentar puxar conversa com alguém acaba sendo um incômodo em ambos os lados, porque nunca vou saber se a pessoa quer realmente conversar comigo ou se estou cometendo os mesmos erros. Fora que tem aquela história de diferença de idade, de idéias, de gostos e interesses. 

Todas as vezes que me olho no espelho, não é somente para ver se minha cara está boa ou para ajudar na hora de pentear o cabelo, ver se a roupa não está fora do lugar, se estou bem arrumada, mas para olhar para mim mesma e reconhecer os erros que cometo e tentar corrigir, ou ficar no meu canto mesmo e fazer as coisas que eu gosto mas sem prejudicar outras pessoas.

Foto: tirada do meu smartphone pelo staff do evento da TV Asahi Dream Festival 2023. Já que podia tirar duas fotos, pedi uma de frente (que fiquei horrível) e uma de costas, que pelo menos era a mais decente.

Comments